Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONHECER AS DUNAS: uma paisagem de areia.

 

27/11/2009

Autor e Coautor(es)
POLLYANNA REGIS COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Patrícia Lúcia Galvão da Costa, Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula as crianças da Educaçao Infantil poderão:

  • Vivenciar a paisagem natural das dunas como área de areia;
  • Diferenciá-la da ilustração da paisagem do deserto;
  • Observar um tipo de animal (dromedário) daquela região, descrevê-lo e verbalizar suas impressões.
Duração das atividades
2 aulas de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Aula passeio e análise de um solo de areia

1º Momento: O professor  inicialmente conversa com os alunos e mostra ilustrações do aspecto físico  do Egito e fala sobre o solo do deserto que é formado de areia, como na paisagem  das pirâmides e o trânsito de dromedário pelo deserto.

Fonte:  http://static.hsw.com.br/gif/biomas-desert.jpg

2º Momento: O professor  propõe às crianças a observação do solo arenoso e dos dromedários,  animais do deserto do Egito, antes da aula passeio. 

No local do passeio, a turma faz a observação  do solo arenoso e tendo a possibilidade de ver de perto os dromedários. Com base em um roteiro, as crianças observam a área e dizem o que há de parecido entre a foto apresentada antes do passeio e o local da visita,evidenciando,ainda o que se diferencia da paisagem apresentada.

     undefined

AULA PASSEIO REALIZADAS NAS DUNAS DE GENIPABU EM NATAL

3º Momento: O professor de volta à sala retoma o roteiro e faz uma discussão com as crianças sobre as suas observações. As crianças verbalizam suas impressões, observações e  inferências. No final elas  registram , por intermédio do desenho e da escrita,  o que vivenciaram.

Avaliação

Avalia-se os alunos no sentido de analisar se:

  • Verbalizavam os termos relacionados com o tema; fizeram a diferenciação entre a paisagem natural e a ilustração da paisagem;
  • Participaram com entusiasmo do passeio e orientaram-se pelo roteiro de observação;
  • Apropriaram de aspectos culturais do Egito.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.