Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Usando estratégias de leitura durante a alfabetização

 

30/10/2008

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Realizar antecipações e interpretações durante a leitura; ajustar o texto falado ao texto escrito durante a leitura; desenvolver a atitude de colaboração.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Faça um levantamento se os alunos conhecem a música Aquarela, de Toquinho.
Estratégias e recursos da aula

Para iniciar o trabalho pergunte aos alunos se sabem o que é uma aquarela e suas características; depois se conhecem a música Aquarela, de Toquinho. Levante hipóteses sobre o porquê o autor deu esse nome à canção. Em seguida, faz-se a apresentação do vídeo disponível no Portal do Professor:


Após exibição do vídeo, distribua cópias da música e estimule que cantem para que aprendam a letra. Garanta que saibam cantar ao menos alguns trechos da música de cor.

Em seguida peça que acompanhem a leitura ouvindo a canção. Brinque de pausar o vídeo em alguns trechos para indicarem em que palavra pararam, verificando se estão conseguindo fazer o ajuste entre o texto falado e o escrito.


Proponha que façam novas ilustrações para a música, para que juntos produzam um novo "vídeo-clipe". Para isso, forme duplas e distribua trechos da música para que descubram o que está escrito. Peça, então, que em duplas,  façam a ilustração do trecho que receberam. Deverão combinar o que querem ilustrar e os papéis de cada um nessa ilustração.


Usando um scaner é possível digitalizar as ilustrações das duplas. Junto com os alunos, coloque as imagens na ordem em que devem aparecer de acordo com a canção e nomeie os arquivos de acordo com essa ordem.  Insira as imagens produzidas pelos alunos e a música em uma ferramenta de apresentação digital, como o Power Point, por exemplo, para que a turma possa apreciar o novo “video-clipe” produzido pelo grupo.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Avaliação
Observe se os alunos que ainda não lêem convencionalmente utilizam estratégias de leitura para localizar o trecho da música; questione "como sabem que está escrito", provocando-os a argumentar o que já sabem sobre o sistema de escrita .
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 103 classificações

  • Cinco estrelas 51/103 - 49.51%
  • Quatro estrelas 48/103 - 46.6%
  • Três estrelas 3/103 - 2.91%
  • Duas estrelas 0/103 - 0%
  • Uma estrela 1/103 - 0.97%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Daiana, Celer , Santa Catarina - disse:
    dtrentin@gmail.com

    25/07/2013

    Cinco estrelas

    Muito interessante, gostei!!!..... Vou utilizar em minha turma.Parabéns....


  • JOSEFA FRANCISCA DE LIMA, E,M,M,DAS N. , Rio Grande do Norte - disse:
    JFDL40@HOTMAIL.COM

    21/04/2012

    Quatro estrelas

    Achei a atividade ÓTIMA,VOU UTILIZAR NA TURMA DE CORREÇÃO DE FLUXO.


  • Letícia Lacerda, Antônio Lourenço de Barros , Paraíba - disse:
    leticialacerdap@hotmail.com

    10/02/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito! Parabénssssss


  • CLUDIA, Escola Municipal Jardim Aeroporto , Paraná - disse:
    claudia.claudiazan.zan2@gmail.com

    26/10/2011

    Cinco estrelas

    Adorei, vou realizar com a minha turma. Parabéns!!


  • Raimundo Araujo, Faculdade Vasco da Gama , Bahia - disse:
    raimundoaraujoj@gmail.com

    24/07/2011

    Cinco estrelas

    Excelente... essa atividade pode ser feita como aula inicial na faculdade; os alunos adorarão essa "recepção" da disciplina de Língua Portuguesa.


  • maria erlene eduardo carvalho, escola ravasco , Goiás - disse:
    erlenedudacarvalho@hotmail.com

    03/07/2011

    Cinco estrelas

    achei sua ideia maravilhosa realizei com uma turma de quarto ano e foi fantastico o resultado.parabens


  • Lóide Oliveira, Escola Mun. Edelvira Sales Andrade , Bahia - disse:
    loide-barreto@hotmail.com

    29/03/2011

    Cinco estrelas

    Excelente a ideia. Parabéns!


  • iolanda ap. de moraes, Tomaz Padilha , Santa Catarina - disse:
    landa_moraes123@hotmail.com.br

    09/11/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito do seu plano de aula,pois com a musica o desperta mais interesse no educando e com isso a apredizagem ocorre com mais facilidade.


  • Marilene Silva, Escola Municipal Marcino Teles de Castro , Minas Gerais - disse:
    marilenesavzp@hotmail.com

    25/10/2010

    Cinco estrelas

    Adorei sua aula achei muito interessante e criativa.Pois eu sempre gostei de trabalhar com música e sua sugestão com certeza me ajudará a encrementar ainda mais minhas aulas.


  • Flávia Fontes, Escola Wellington Pinto Fontes , Alagoas - disse:
    flavia.sfontes@hotmail.com

    28/09/2010

    Cinco estrelas

    Super interessante a sua sugestão de aula, objetiva e dinamica. Levarei para os meus alunos!!


  • Rosemeri, E. B. Aníbal César , Santa Catarina - disse:
    mericelio@hotmail.com

    29/08/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão, vou incluir em meu trabalho. Estou preparando uma homenagem cívica com a música e sua sugestão ampliou meus objetivos...


  • maria aparecida pereira lima, Escola Municipal Constança Medeiros , Bahia - disse:
    procidalima@ig.com.br

    25/06/2010

    Cinco estrelas

    Adorei, excelente para alfabetização, vou reproduzir. bjs


  • afonso, anahnguera-uniderp , São Paulo - disse:
    afonso_elquijote@yahoo.com.br

    05/04/2010

    Cinco estrelas

    Excelente metodo de interação entre professor aluno e entre alunoxaluno. Um metodo também para sair da morasmo que muitas vezes leva o aluno a desanimar de estudar.


  • eurides costa santos domingos, COLÉGIO ESTADUAL LEANDRO MACIEL , Sergipe - disse:
    euridescsd@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns Eliane pela sugestão de como trabalhar a música com alunos que ainda tenham dificuldade na leitura e escrita.


  • Irene de Fátima Tessaro Laverde, ESCOLA EST. PROFª MARINÊS FÁTIMA DE SÁ TEIXEIRA , Mato Grosso - disse:
    tessarolaverde@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a sugestão


  • ADEMIR PEREIRA DA SILVA, ESCOLA DE 1º GRAU MANOEL GONCALVES , Ceará - disse:
    mirimhp@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    GOSTEI DA NOVIDADE E ACREDITO QUE É POR ESSE CAMINHO QUE VAMOS CONSEGUIR FAZER COM QUE NOSSOS ALUNOS SEJAM ALFABETIZADOS DE UMA FORMA QUE NÃO SEJA MECANICA E REPETITIVA.VALEU


  • Marcia Gomes de Oliveira, ESC MUN ENS FUN SANTA CECILIA , Rio Grande do Sul - disse:
    marciaadvoc@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei esta estratégia visto que de uma forma interessante, bela e dinamica a música pode ser apresetanda e trabalhada em conjunto com o grupo de alunos, essa forma de incentivo e estratégias diferenciadas, possibilita que as crianças participem, recriarem ilustraçoes sobre o tema das mesmas, mas principalmente conheçam e aprendam a apreciar músicas belas e de boa qualidade.


  • Denise de Farias, Secretaria Municipal de Educação , Rio Grande do Norte - disse:
    denise.defarias@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá Professora Eliane, Quero dar-lhe os parabéns pela atividade. Quanta criatividade. Todas as estratégias aqui desenvolvidas, nos sugere grandes possibilidades de trabalharmos incluindo a todos e isso é ótimo!! Permita-me usar como sugestão para os professores nos encontros de formação do município. Pois trabalho com educação inclusiva.


  • Maria do Carmo Silva, E. M. Brincando de Aprender , Mato Grosso do Sul - disse:
    mcjuditegodoy@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante trabalhar com textos musicais, é uma forma das crianças se expressarem e até relaxar, principalmente com música de bom gosto como a que você escolheu professora Eliane, achei fantástica, você foi muito criativa ao elaborar as atividades, gostei muito do vídeo. Parabéns!


  • Alice Maria, Secretaria Municipal de Educação de NILOPOLIS , Rio de Janeiro - disse:
    alicemaria.costa@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    De maneira lúdica os alunos vão se apropriando de alguns signos e se desenvolvendo no processo de aquisição da linguagem escrita e falada. Muito boa esta atividade.


  • Railda de Jesus Santos Bispo, SOCIEDADE PROJETOS SEMENTES DO AMANHA , Pernambuco - disse:
    raildabispo@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Obrigada pela diversas sugestões de trabalho... obrigada pela força de todos que colaboram com este site. abraços Railda


  • patricia rodrigues castelo branco, EM CAJAZEIRAS , Piauí - disse:
    pisabela@hotmail.com

    24/03/2010

    Uma estrela

    Sua sugestão foi muito interessante parabéns


  • maria lêda machado dos santos, ESC MUL DE ENS FUND. JOSE P. NOGUEIRA , Goiás - disse:
    marialeda.m@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    olha, já trabalhei com está música,completamente diferente.Adorei o seu exemplo, achei muito criativa,e vou usá-lo no próximo ano


  • inez garcia mendes, EE MARCÍLIO AUGUSTO PINTO , Mato Grosso do Sul - disse:
    inezgarcia.mendes8@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa sua aula,gostei de ler ainda mais que é a primeira vez que acesso esse portal...


  • Maria Aparecida Campache Carvalho, OCTAVIO CESAR BORGHI PROF CIEP , São Paulo - disse:
    cidinhacar@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Lendo o projeto da professora achei -o muito significante , executou várias estratégias de leitura, e todas elas muito pernitentes ,que ajudou o aluno a realizar uma maior reflexão.


  • mara zulma nunes rodrigues, EM ADENISALDO ARAÚJO DE REZENDE , Mato Grosso do Sul - disse:
    maraznr@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É uma aula que realmente chamara a atenção do aluno, vai desperta-lo para a leitura, com certeza. Excelente.


  • Maria Elena Martins, EM PROFª. CLORI BENEDETTI DE FREITAS , Mato Grosso do Sul - disse:
    elenamartins1@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    EM. Prof. Clori Benedetti de Freitas. Dourados-MS. Excelente combinações de liguagens que estimula a leitura de imagens, sons e escrita. Parabéns! Maria Elena Martins


  • Clener Aparecida Nantes Foss, EM PROFª. MARIA TEREZA RODRIGUES , Mato Grosso do Sul - disse:
    clenernantes@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei interessante a sugestão de atividade apresentada pela professora Eliane Candida Pereira. Esta atividade traz uma estratégia de leitura diferenciada, baseada na letra da música: Aquarela, que por sua vez leva as crianças que estão iniciando a alfabetização e o conhecimento da leitura a da escrita, a aprender de maneira divertida, alegre, como se estivessem brincando.


  • Railte Ribeiro dos Santos Molinari, SMEC/ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ DULCE , Bahia - disse:
    railltemolinari@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    achei exceleste esta sua sugestão de aula e vou adequa-lá a minha classe. muito obrigado


  • MARLENE APARECIDA RUIZ GARCIA, DARCY RIBEIRO EMEF , São Paulo - disse:
    maruizgarcia@uol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O tema é muito interessante, envolve o desenho, a música e vários recursos visuais despertando assim o interesse e a motivação da criança, fazendo com que ela participe da aula, com alegria.


  • Maria da Conceição de Macedo Brandão, ESCOLA MUL AMENAYDE FARIAS R BARROS , Pernambuco - disse:
    cecinhabarbara@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    uma aula muito proveitosa adorei.


  • esmeralda dias bento ferreira da cruz, ALVARO GONCALVES PROF EMEF , São Paulo - disse:
    esmefcruz@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    100%


  • jacilda Carmen da Silva, EE PROF VASTI PEREIRA DA CONCEIÇÃO , Mato Grosso - disse:
    jacildac@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    muito bom


  • CLEIDE CUNHA SALES, Secretaria Municipal de Educação de OBIDOS , Pará - disse:
    cc-sales@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O processo de alfabetização e continuo e processual, e com dinamismo conseguismo desperta nos alunos o prazer pelo conhecimento, essa metodologia é prazerosa e dinamica, despertando no educando a vontade de conhecer o novo e o prazer pela leitura.


  • josiani de lima petry, ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUND IRMÃ CLÉSSIA , Rio Grande do Sul - disse:
    josianipetry@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a dinâmica e os recursos utilizados (música, vídeos, leitura dinamica...) As aulas ficaram criativas e estimulam o pensamento crítico, isto é fundamental nos dias de hoje!


  • IVONETE CLARO PEREIRA, CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL IRMA GENELISE NEVES DOMINGUES , Bahia - disse:
    ivoneteclaro@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ÓTIMO


  • FABIANA LIRA DE OLIVEIRA PEREIRA, EEEF TEOTONIO BRANDAO VILELA , Espírito Santo - disse:
    fabiana.lop@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    GOSTEI MUITO DE SUA AULA. PARABÉNS!


  • Terezinha de Jesus Vascomcelos, FILOMENO FREITAS VASCONCELOS EEF , Ceará - disse:
    terezinhav31@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei sua ideia muito boa parabens


  • Jeyvison de Oliveira Lemos, ABRAAO BAQUIT ESCOLA DE ENS FUND E MÉDIO , Ceará - disse:
    nosivyej@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei essa atividade para ser trabalhada com os alunos no processo de alfabetização, em meus estudos o PCN de lingua portuguesa é claro em afirmar que a metodologia utilizada pelo professor não necessariamente deve ser as famosas "lousadas" ou mesmo avaliar de forma não muito didática a maneira como o aluno ler e interpreta determinado texto. Assim fiz por meio de um desafio utilizar mídias educacionais e o próprio laboratório de informática da escola para ajuda-los com a leitura e escrita.


  • welida alves da cruz, ESC MUL EVA MARLY PEREIRA , Goiás - disse:
    welidacruz30@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    eu realizei essa atividade em minha sala de aula com alunos do1º ano e depois confeccionamos um livro grande com a musica aquarela !!!!!!!!!!!!


  • Mara Lucinéia Marques Corrêa, EM PROFª. IRIA LUCIA WILHELM KONZEN , Mato Grosso do Sul - disse:
    maramarquesam@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá, adorei a ideia de digitalizar as criações dos alunos. Assim dá-se uma nova roupagem a esta atividade tão gostosa de se aplicar, tendo como repertório Toquinho. Parabéns!!


  • MARINALVA CONCEIÇAO DE SOUZA, ESCOLA WALTER CALDAS , Bahia - disse:
    marinalvabio2009@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    BOM


  • Tânia Maria G. da S. Conceição, EMEF Professor Álvaro Gonçalves , São Paulo - disse:
    tania_sc@terra.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Trabalhar com música para alfabetizar os alunos é uma ótima estratégia para a escrita e leitura, os alunos se envolvem com prazer nas atividades.


  • MariaJacinta, Cei 57 - Eng. João Salerno , São Paulo - disse:
    proftita@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei a sua sua aula; sempre trabalhei muito com músicas valorizando a mensagem do texto as artes, buscando inúmeras formas de registrar o aprendizado mas esta é muito inovadora e, logo que eu aprender bem usar as novas mídias irei "mergulhar nesta onda". Valeu


  • Elisabete Helena Cavalcante Lima, PREF MUN DE FORTALEZA , Ceará - disse:
    elisabetehclima@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns! Gostei muito da dinâmica da aula, assim podemos possibilitar alegria, motivação e interesse do aluno em aprendizagens significativas.


  • Ana Laur aGalone Sanches, OSWALDO DUARTE DOUTOR EM , São Paulo - disse:
    analaurabr@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Eliane parebéns pelo trabalho. Já fiz uma atividade semelhante que resultou em um livro coletivo, com as ilustrações dos alunos alusivas a música " imaginem" de Eduardo Dusek. Realmente é uma at. muito rica.


  • Renata Gomes, EM RAIMUNDO CÂNDIDO DE ARAÚJO , Mato Grosso do Sul - disse:
    gmsrenata@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ao desenvolver música Aquarela com uma determinada turma em sala de aula é percebível que o lúdico, o brincar, o ouvir, o desenhar, o falar e o cantar são significativas formas de produção de conhecimentos, que por meio de mediação do educador se mostram como possibilidades que vão acontecendo e sendo construídas por cada individuo de acordo sua desenvoltura e participação no próprio aprendizado. Por isso classifico essa aula como um recurso riquissimo para o ensino.


  • Dirce Alice Moreno, EE JOSÉ FERREIRA LIMA , Mato Grosso do Sul - disse:
    dircealice@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito do método, em que foi aplicado, pois através de recursos lúdicos, o professor inseriu de forma diferencida de trabalhar a leitura na sala de aula


  • Renato Francisco, ESC MUL PROF ALMERINDA BEZERRA FURTADO , Rio Grande do Norte - disse:
    natofran@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sugestão: divertida, dinâmica, alegre, fundamentada, as situações criadas pela Professora Eliane, leva os alunos a aprender brincando.


  • edjane pereira silva, ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO BÁSICA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS , Alagoas - disse:
    edjanemurici@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    achei excelente,inclusive no meu estágio em pedágogia usei esta musica no pré-escola 2 e foi ótima todos participaram,criancas de 5 anos. a aula foi divertida,dinamica,muito produtiva.vou usar esta estrategia que ela usou agora nas series iniciais.


  • Iara Teresinha Gomes de Souza, EM IRMÃ IRMA ZORZI , Mato Grosso do Sul - disse:
    iara_gomes@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aproveitei essa sugestão de aula e desenvolvi esse projeto com meus alunos do 2º ano E, da Escola Municipal Irmã Irma Zorzi, e realmente ocorreu grande integração com as TIC, a aula se tornou atrativa e interessante para os meus alunos. O envolvimento foi grande, fizemos exposição na escola dos desenhos, das produções elaboradas pelos alunos e para culminância apresentamos a música para toda comunidade escolar.


  • Marluze Basso, ESC MUN ENS FUN CASTRO ALVES , Rio Grande do Sul - disse:
    marluzeparizotto@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Preparei um material parecido em 2009 com esta música e foi uma aula bem interessante, deu certo.....


  • Zilaine Terezinha Failla, LUISA ROLFSEN PETRILLI PROFA , São Paulo - disse:
    enializ@ig.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a sua aula, estarei aproveitado sua ideia em minha sala, depoi eu posto os finalmentes.


  • maria Célia Fogaça, ALVARO GONCALVES PROF EMEF , São Paulo - disse:
    macelfog@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A escolha da música foi excelente bem como a estratégia de pausar o vídeo para verificar se estão ajustando a escrita ao falado.


  • Maria Aparecida Hoffomam Chita, EM ANTÔNIO JOSÉ PANIAGO , Mato Grosso do Sul - disse:
    maria.hchita@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Otima aula, estou atuando como professora do Programa Alfabetiza Reme e trabalho muito a leitura e escrita dos alunos, achei sua aula propícia para aplicar para os meus alunos. A metologia aplicada nesta aula não diferencia muito da minha, A não ser a aplicação da tecnologia,preciso usar mais a tecnologia nas minhas aulas, como diz o DR. Ladislau.


  • Danielle Coelho, Escola municipal , Mato Grosso - disse:
    rickcowboy_25mt@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a aula, vou desenvolver com meus alunos!!!!!!!


  • deniana henrique dutra, FUCAMP , Minas Gerais - disse:
    denianahenriquedutra@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito e achei muito rica e de grande qualidade, trabalhando um tipo de gênero como a música a aula fica divertida e dinâmica. E como a música encanta e que desperta na criança o prazer e a participação.


  • Elisabete, Escola Municipal Raimundo Candido de Araujo , Mato Grosso do Sul - disse:
    betinha4betinha@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Ola! Professora Eliane adorei como voce desenvolveu sua aula, ja trabalhei tambem com alfabetização e vejo que com musicas é muito mais facil a criança desenvolver seu potencial. As atividades preparadas emcima das musicas são uma maravilha. Elisabete


  • claudinei de assunçao, EE PROF. JOAQUIM ALFREDO SOARES VIANNA , Mato Grosso do Sul - disse:
    cleidinhaeneyms@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente


  • Valkiria Aparecida Camarin Lyra, GERALDO ALVES MOREIRA E.M. , São Paulo - disse:
    valkiria.camarim@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sugestão, achei dinâmica, alegre e o principal; poder alfabetizar utilizando a música e a mídia ao mesmo tempo. Vou aplicar a teoria em minha aula com alunos da EJA. Obrigada.


  • Maria da Penha Bubach Astori, EMEIEF ARLINDO GOBBI , Espírito Santo - disse:
    familia.astori@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    gostei do video, já havia com a musica, mas somente com o som e nunca com os desenhos, vou levar para minha sala e explorarar mais a letra da musica


  • Flávia Antonia da Costa Morais, COLÉGIO MUNICIPAL GERALDO DE OLIVEIRA , Goiás - disse:
    flaviaantoniamorais@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei a atividade, È MUITO LEGAL!!!


  • Daiane Volz Barbosa, ESC MUN ENS FUN PROF MARIA DE LOURDES MACHADO MOLI , Rio Grande do Sul - disse:
    daianevolz@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sugestão, pois traz uma música de alta qualidade, um vídeo muito apropriado e oportunidade de explorar atividades como desenho, melodia, imaginação e rimas, mas a elaboração de um novo video-clipe exige do professor conhecimentos de informática que a maioria não tem, portanto, poderia ser simplificado para a confecção de um painel da música para exposição aos outros alunos da escola.


  • ANA CRISTINA DE FREITAS NEVES, EM DR. EDUARDO OLÍMPIO MACHADO , Mato Grosso do Sul - disse:
    neves_anac ristina@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante essa experiência, pois a música envolvem os alunos, levando-os a criarem sua própria aprendizagem.


  • Almerina Nascimento Bandim, ESCOLA SANTO ANTONIO DO CAÇOTE , Pernambuco - disse:
    almerinabandim@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Já utilizei esta música com minha turma, onde inicialmente os mesmos ouviram a letra, em seguida pedi para que desenhassem alguns objetos mensionados na letra e colocasse os seus nomes. Em um cartaz listamos todos os nomes escritos por eles.


  • maria helena leal, EE Marilene T.Longhim , São Paulo - disse:
    leninha_leal_65@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei excelente a sequência di´datica aqui apresentada.


  • Isabel Cristina Manito Monteiro, ESC EST ENS FUN PROTASIO DIOGO DE JESUS , Rio Grande do Sul - disse:
    isabelmanito@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Tambem trabalho com musicas. adorei suas sugestoes atraves de musicas os alunos aprendem com mais interesse,é muito importante trabalhar os diferentes tipos de letras.


  • liliam branco de araújo, EM PROF. VIRGÍLIO ALVES DE CAMPOS , Mato Grosso do Sul - disse:
    libraraujo@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Eliane você utilizou o video de uma forma simples mas criativa, e realmente desta forma garantindo a leitura fazendo o levantamneto do conhecimento prévio: fazendo antecipações e inferências, além de permitir a criança o domínio da escrita


  • Maria dos Santos França, ESCOLA MUNICIPAL MAURILIO ALVES DE ALMEIDA , Bahia - disse:
    liahfran1957@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Maravilhosa essa aula. Já trabalhei com eus alunos e o resultado foi surpreendente. Parabéns!


  • Edilene Cristiano de Figueredo Valeriano, CENTRO EDUC CIDADE ENCANTADA , Santa Catarina - disse:
    edvaleriano@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótimo


  • Rosemary, Escola de EDucação Básica Manoel Vicente Gmes , Santa Catarina - disse:
    rosemary_afl@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante a atividade com o gênero textual.


  • Priscila de Paula Gonçalves, CENTRO DE ENSINO MARIA EDWIGES BORGES , Mato Grosso do Sul - disse:
    pp.goncalves@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula, mesmo porque as crianças na fase de alfabetização necessiatam de aula lúdicas que as façam viajar no mundo da imaginação e com certeza irei aplicar essa aula em meu planejamento.... parabéns!


  • Darise Galvão de Andrade Pereira, EMEF MINISTRO JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA , Paraíba - disse:
    darisegalvaojp@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá! Achei muito interessante e dinamica essa aula, porem a realidade da escola pública é outra, os alunos não conhecem as letras do alfabeto, não tem coordenação motora, não sabem diferenciar as cores e os pais na grande maioria são analfabetos. Com todos esses desafios, colocamos em pratica a metodologias que o aluno melhor aprende e com certeza essa aula terá uma grande contribuição. Parabéns!


  • Rosemary, Escola de EDucação Básica Manoel Vicente Gmes , Santa Catarina - disse:
    rosemary_afl@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante a atividade com o gênero textual.


  • Solange, Secretaria Municipal de Educação de SOROCABA , São Paulo - disse:
    solangeisquierdo@uol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante o trabalho realizado, percebo o quanto podemos fazer com esses recursos.


  • elizabeth marinho pinto e costa, NILCE CRUZ FIGUEIREDO PROFA , São Paulo - disse:
    bethmapi@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei !!


  • Divânia Lourenço Cassimiro, ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BATISTA GAMBARRA , Paraíba - disse:
    divaniavip@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótima sugestão, inclusive fiz uso dessa música maravilhosa com meus alunos. Eles adoraram!


  • ivete venilda grundemann, ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA RITA DE CÁSSIA , Rio Grande do Sul - disse:
    iv.grundemann@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei a alternativa, assim as crianças tambem se desinibem, perdem o medo de errar e a vergonha.


  • Helena Figueiredo, E.M. ALVARO ALVIM , Rio de Janeiro - disse:
    hfigueiredomf@oi.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei! Vou conversar com meus professores tentando construir novas atividades nesta linha.


  • Sandra Cristina dos Santos, Lindolfo Cordeiro Landi , Bahia - disse:
    cristina.sandra22@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula: Usando estratégias de leitura durante a alfabetização. Achei fantástico o uso de tecnologias e de mídias nessa aula, mostrando assim que é possível usá-las sem exageros e sabendo como usar e como e quando. Foi trabalhado nessa aula os recursos humanos, bem como o lápis, papel, borracha e não somente materiais mais modernos. Deu prioridade ao cantar, ler, interpretar, usar a criatividade das crianças, usando recursos tecnológicos e os simples. Quais desafios surgiram nessa atividade?


  • Giovanna Armentano, CRECHE TIA LICA , Bahia - disse:
    giovannaarmenyano@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Excelente sua idéia de aula, muito criativa e de grande valia para incentivar a leitura. Parabéns!!!!


  • Terezinha de Jesus Vascomcelos, FILOMENO FREITAS VASCONCELOS EEF , Ceará - disse:
    terezinhav31@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito bom


  • Samira, UNINOVE , São Paulo - disse:
    samiraangels@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Idéia brilhante, é atividades nesse contexto que procuro!!!!!!


  • maria aparecida gomes de carvalho, programa amor , Pernambuco - disse:
    cida_carpina@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta é uma aula muito boa, e que provoca a curiosiidade dos alunos levando-os à querer mais


  • Ananides Ribeiro da Rosa Vilas Boas, SANT´ANA DO PARAIBA , São Paulo - disse:
    ananides@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente!!!


  • Iara Teresinha Gomes de Souza, Escola Municipal Irmã Irma Zorzi , Mato Grosso do Sul - disse:
    iara_gomes@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A estratégia utilizada nessa aula é interessante e criativa, através da música de Toquinho – Aqualera, os alunos poderão passear em diferentes lugares escutando uma música de qualidade. Será realizado um trabalho dinâmico onde os alunos deverão trabalhar em grupo para criarem as ilustrações sobre o tema da música para que seja criada a apresentação digital.


  • DANILO DA SILVA SANTIAGO, Instituto Superior de Educação de São Paulo , São Paulo - disse:
    santiago.danilos@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá Professora Elaine: Eu gostei muito da atividade proposta. Para realiza – la é preciso fazer antes uma avaliação diagnostica para saber em que hipótese de escrita as crianças estão, para assim realizar a atividade de acordo com as suas aproximações. Eu gostei muito desta atividade e pretenderei utiliza – la após as férias.


  • joacy A. da silva, EEPG PONCE DE ARRUDA , Mato Grosso - disse:
    joacy.antonio@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei e muito dessa proposta de aula: primeiro porque a música encanta e desperta na criança o prazer e a participação ainda mais com o video clip. Eles vão adorar! Pra essa faixa etaria tem que se trabalhar com o lúdico, isso exige criatividade e empenho do professor.Imagina quantas atividades dão para ser trabalhadas nesse texto? Parabéns professora Eliane pela sua sugestão de aula.


  • clarice yarmalavicius, MIGUEL CHEDA CEI 18 , São Paulo - disse:
    clarysserodrigues@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sugestão, a música foi bem escolhida e o desenvolvimento da aula é de forma prazerosa e com desafios. Parabéns.


  • Nilda Tigre Soares Louzada Lopes, EEEFM CEL ALUIZIO PINHEIRO FERREIRA , Rondônia - disse:
    adlints@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Para alunos que ainda não lêem convencionalmente, realmente é otima a oportunidade de aprendizagem. O trabalho em conjunto com o visual e o audio vem para melhorar a aula.


  • Elenice P. de Ávila e Silva, Escola Municipal 25 de Dezembro , Mato Grosso - disse:
    niceaes@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula. É muito importante nos dias atuais desenvolver atividades por intermédio de tecnologias, além de ser mais atrativo mostra várias possibilidades dos alunos fazerem as suas atividades por intermédio das TICs.


  • roberta karine amarante arruda, ebm octavio antunes de souza , Santa Catarina - disse:
    rokarineaarruda@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente e quando a escola não disponhe de toda a tecnologia necessaria pode fazer o video clip com os proprios alunos


  • deniana henrique dutra, FUCAMP , Minas Gerais - disse:
    denianahenriquedutra@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito e achei muito rica e de grande qualidade, trabalhando um tipo de gênero como a música a aula fica divertida e dinâmica. E como a música encanta e que desperta na criança o prazer e a participação.


  • Alda Rute Didó Griza, COLÉGIO ESTADUAL DIVINO MESTRE , Rio Grande do Sul - disse:
    aldarute@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei esta idéia. Vou desenvolvê-la com meus alunos brevemente.


  • maria Solange Brandão, ESCOLA SITIO DO BERARDO , Pernambuco - disse:
    solbranda@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns, professora. É sempre bom socializar experiências exitosas. Essa é uma delas. Pois se já fizemos algo parecido, é possível incrementar, fazer ajustes para que os próximos resultados contribuam ainda mais para incentivar o prazer em ler nas turmas iniciais do Ensino Fundamental e assim formar leitores.


  • José Rubens Alves Pereira, ESCOLA ESTADUAL ANGELO DE ABREU , Alagoas - disse:
    joserubens.rubinho@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante essa aula, pois são utilizadas estratégias importantes para trabalhar a leitura através da música em sala de aula com alunos de alfabetização. Valeu!!!


  • Geisa Araujo Viana Nicácio, UEB ENS FUND LUÍS VIANA , Maranhão - disse:
    geisabasket@globo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente, essa música diz muita coisa para analisarmos...


  • enilde, ESCOLAS MUNICIPAIS , Maranhão - disse:
    nildinhna@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muitoda aula para envolver o aluno no apendizado, pois é um bom estimulo para trazer a turma a participarem diretamente e com certeza ele va sentir-se parte integrante onde cada um será o autor principal.


  • Elieth Simone Morais Nogueira, Escola Mul. "Agmar Fernandes Balieiro" , Goiás - disse:
    eliethnogueira@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a forma como você usou para alfabetizar, e isso mesmo o aluno aprende brincado, foi perfeita sua criatividade.


  • regina sasso, ESC.EST. PAPA JOAO PAULO II , Mato Grosso - disse:
    resasso@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pela sugsetão. gostei muito. vou dar a sugerir essa aula para as (os) professoras de alfabetização, pois estou na coodenação da escola.


  • sandra menezes de oliveira ribeiro, ESCOLA PROFESSORA IDA BASTOS , Bahia - disse:
    sandramenezes8@gmail.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    foi maravilhosa


  • Maria Aparecida Campache Carvalho, OCTAVIO CESAR BORGHI PROF CIEP , São Paulo - disse:
    cidinhacar@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Lendo o projeto da professora achei -o muito significante , executou várias estratégias de leitura, e todas elas muito pernitentes ,que ajudou o aluno a realizar uma maior reflexão.


  • deisi, E.M.E.F PRª ARESMI TAVARES , Rio Grande do Sul - disse:
    isied@popcom.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    a aula está muito criativa com ceteza vai me ajudar muito


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.