24/10/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
1ª etapa:
Apresente a imagem Fishing Boats on the Beach at Saintes-Maries-de-la-Mer , de Van Gogh , disponível no Portal do Professor:
Provoque que os alunos manifestem diferentes pontos de observação envolvendo o quê, como, quem, por que e quando : o que a obra exibe objetivamente e quais sentimentos e lembranças suscita; como imaginam que foi feita (suas características da produção ) e quando acham que foi feita (o seu contexto de produção).
Revele a autoria dos quadros e, na sala de informática, convide-os a explorar , em duplas, informações sobre a obra no site Van Gogh Museum, acessando:
http://www3.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?page=2659&collection=451&lang=en
Lá encontrarão as informações em inglês e não há opção para tradução em português no próprio site. Mostre-lhes que podem descobrir o que está escrito usando uma ferramenta de tradução on line. Um delas está disponível no Google:
Selecionem e colem o endereço da página do Museu a ser traduzida: http://www3.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?page=2659&collection=451&lang=en
Acessem http://www.google.com.br/language_tools
Na linha abaixo de “Traduzir a Página da Web” colem o endereço do Museu. Observem se no primeiro botão logo abaixo está escrito o idioma original, no caso inglês, e no botão seguinte, escolham português. Cliquem no botão traduzir.
Pronto! Abrirá a página traduzida para que leiam as informações sobre a obra!
Estimule comentários sobre o que descobriram sobre a obra, que visitem outras obras do artista e saibam mais sobre ele.
2ª etapa:
Em duplas os alunos devem pesquisar “Museus Virtuais” na Internet e selecionar um site que apresente imagens de obras de arte para promover uma "visita" aos colegas da turma. Nesse site, devem selecionar algumas obras para apresentação, fazendo uso da ferramenta de tradução, se necessário.
Com o auxilio de um projetor multimídia as duplas podem socializar os sites encontrados, exibindo as imagens selecionadas para os outros alunos. Oriente os alunos a conduzirem uma apreciação das imagens, perguntando aos demais o que vêem e quais as suas impressões, antes de comentarem porque resolveram selecioná-las e de contarem a autoria e outros dados sobre a obra.
Caso a escola não tenha um projetor, os alunos podem disponibilizar os endereços e indicar os títulos das imagens para que os outros alunos as visitem, façam anotações e depois socializem impressões. O mais importante é oferecer espaços e oportunidades para o desenvolvimento das habilidades apreciativas!
Nome | Tipo |
---|---|
Quatro estrelas 11 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/09/2010
Cinco estrelasA questão da pesquisa em museus virtuais é muito importante, pois promove o conhecimento e apreciação de obras.
15/05/2010
Cinco estrelasExcelente sugestão para trabalhar em qualquer modalidade de ensino, principalmente por que provoca a interdiciplinaridade.
24/03/2010
Cinco estrelasEU SOU ARTE EDUADORA E AQUI,TENHO DIFICULDADE PARA LEVAR MEUS EDUCANDOS PARA EXPOSIÇÕES, COM ESTE TRABALHO VEJO UMA PORTA DE ACESSO MUITO IMORTANTE ,PARA DESENVOLVER MINHAS ATIVIDADES. PARABENIZO A EDUCADORA PELA INICIATIVA, E ISTO NOS MONSTRA O QUANTO PODEMOS SER AUXILIADOS PELA TECNOLOGIA QUE TEMOS.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante a proposta e dinâmica!! Parabéns!!
24/03/2010
Quatro estrelasOlá, achei ótima a inicitiva de levar os alunos a se interessarem por artes e terem este acesso às obras. Parabéns. Geralmente os professores ficam preocupados com as outras áreas do conhecimento e se esquecem da área de "ARTES", que é tão fundamental quanto ás outras.Sugestão: Será bem legal se os alunos reproduzirem as obras de artes que eles mais se interessaram, com as variadas técnicas de pintura e após fazer uma exposição da reprodução dos alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasOlá! Parabéns pelo artigo! Mas meu comentário na verdade, é mais um protesto que proprimanete comentário: Adoraria levar meus alunos à sala de informática para visualizarem museus virtuais, mas na escola (Estadual), temso apenas 11 computadores com acesso a Internet. Tenho turmas com 35/40 alunos. Fica absolutamente inviável. Mas valeu pela sugestão. Vou TENTAR adaptar à minha realidade.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa essa aula. Vou aproveitar para estudar a arte moderna brasileira com meus alunos do 1°EM,culminado em releituras...
24/03/2010
Quatro estrelasOlá, Parabéns pelo trabalho, vai ser-me muito útil, pois sou professora de Artes na Ed. Infantil de 04 a 05 anos e 1º, 2º e 3º ano, mas não sou formada em Artes, e certamente vou adptar esse material para atender as minhas necessidades e a dos meus alunos, pois quero uma aula diferenciada e não aqueles desenhos pronto e acabados que ainda levamos pro aluno pintar e ainda temos o dispautério de exigir que pintem "Bem bonito".
24/03/2010
Cinco estrelasAmei esta dica eu não sabia desta ferramenta do google language; muito obrigado pela dica.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito das dicas que você deu a respeito da visita ao museu e tradução do texto.
24/03/2010
Quatro estrelasAo consultar a aula pude observar a beleza e a disponibilidade de todos poderem acessar e obter conhecimentos em um simples clicar.É de extrema importância as aulas de informáticas e as inovações que as tecnologias podem nos oferecer a ampliação cognitiva.