Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Apreciação em Artes Visuais

 

24/10/2008

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver habilidades apreciativas, o olhar e a observação. Saber acessar fontes de informação sobre Obras de Arte disponíveis na Internet
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Verificar se os alunos conhecem ferramentas de tradução na Internet pode ser interessante para organização das pesquisas em Museus Virtuais.
Estratégias e recursos da aula


1ª etapa:
Apresente a imagem Fishing Boats on the Beach at Saintes-Maries-de-la-Mer , de Van Gogh , disponível no Portal do Professor:
 


Provoque que os alunos manifestem diferentes pontos de observação envolvendo o quê, como, quem, por que e quando : o que a obra exibe objetivamente e quais sentimentos e lembranças suscita; como imaginam que foi feita (suas características da produção ) e quando acham que foi feita (o seu contexto de produção).

Revele a autoria dos quadros e, na sala de informática, convide-os a explorar , em duplas, informações sobre a obra no site Van Gogh Museum, acessando:


http://www3.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?page=2659&collection=451&lang=en

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/939/imagens/vangoghmuseu.jpg


Lá encontrarão as informações em inglês e não há opção para tradução em português no próprio site. Mostre-lhes que podem descobrir o que está escrito usando uma ferramenta de tradução on line. Um delas está disponível no Google:

Selecionem e colem o endereço da página do Museu a ser traduzida:  http://www3.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?page=2659&collection=451&lang=en


Acessem http://www.google.com.br/language_tools
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/939/imagens/google_tradutor.jpg

Na linha abaixo de “Traduzir a Página da Web” colem o endereço do Museu. Observem se no primeiro botão logo abaixo está escrito o idioma original, no caso inglês, e no botão seguinte, escolham português. Cliquem no botão traduzir.

Pronto! Abrirá a página traduzida para que leiam as informações sobre a obra!

Estimule comentários sobre o que descobriram sobre a obra, que visitem outras obras do artista e saibam mais sobre ele.

2ª etapa:

Em duplas os alunos devem pesquisar “Museus Virtuais” na Internet e selecionar um site que apresente imagens de obras de arte para promover uma "visita" aos colegas da turma. Nesse site, devem selecionar algumas obras para apresentação, fazendo uso da ferramenta de tradução, se necessário.

Com o auxilio de um projetor multimídia as duplas podem socializar os sites encontrados, exibindo as imagens selecionadas para os outros alunos. Oriente os alunos a conduzirem uma apreciação das imagens, perguntando aos demais o que vêem e quais as suas impressões, antes de comentarem porque resolveram selecioná-las e de contarem a autoria e outros dados sobre a obra.

Caso a escola não tenha um projetor, os alunos podem disponibilizar os endereços e indicar os títulos das imagens para que os outros alunos as visitem, façam anotações e depois socializem impressões. O mais importante é oferecer espaços e oportunidades para o desenvolvimento das habilidades apreciativas!
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares
Para acessar imagens de alguns Museus: http://www.museuhistoriconacional.com.br/mh-g.htm ; http://www.mac.usp.br/mac/ ; http://masp.uol.com.br/colecao/artistas.php .
Avaliação
Observe os elementos das obras suscitados pelos alunos durante as socializações, bem como, a amplitude e o aprofundamento dos comentários sobre as mesmas, já que a Apreciação é uma competência a ser desenvolvida nesse trabalho.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 11 classificações

  • Cinco estrelas 5/11 - 45.45%
  • Quatro estrelas 6/11 - 54.55%
  • Três estrelas 0/11 - 0%
  • Duas estrelas 0/11 - 0%
  • Uma estrela 0/11 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Clara Brenes, DOM QUIXOTE EDUCACAO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL , Paraná - disse:
    clarabrenes@gmail.com

    28/09/2010

    Cinco estrelas

    A questão da pesquisa em museus virtuais é muito importante, pois promove o conhecimento e apreciação de obras.


  • Suley Santos, Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio Celso Mariz , Paraíba - disse:
    suelyesantos@hotmail.com

    15/05/2010

    Cinco estrelas

    Excelente sugestão para trabalhar em qualquer modalidade de ensino, principalmente por que provoca a interdiciplinaridade.


  • walcileide cristina lima de almeida, E M E F INACIO DE SOUZA MOITA , Pará - disse:
    cristina_limacristina_lima@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    EU SOU ARTE EDUADORA E AQUI,TENHO DIFICULDADE PARA LEVAR MEUS EDUCANDOS PARA EXPOSIÇÕES, COM ESTE TRABALHO VEJO UMA PORTA DE ACESSO MUITO IMORTANTE ,PARA DESENVOLVER MINHAS ATIVIDADES. PARABENIZO A EDUCADORA PELA INICIATIVA, E ISTO NOS MONSTRA O QUANTO PODEMOS SER AUXILIADOS PELA TECNOLOGIA QUE TEMOS.


  • Claudia Veras , COLÉGIO ESTADUAL JACINTHO XAVIER MARTINS , Rio de Janeiro - disse:
    claudia.veras@oi.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante a proposta e dinâmica!! Parabéns!!


  • Francimara Lima da Silva, ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL VINICIUS DE MORAES , Mato Grosso - disse:
    dori.mara@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá, achei ótima a inicitiva de levar os alunos a se interessarem por artes e terem este acesso às obras. Parabéns. Geralmente os professores ficam preocupados com as outras áreas do conhecimento e se esquecem da área de "ARTES", que é tão fundamental quanto ás outras.Sugestão: Será bem legal se os alunos reproduzirem as obras de artes que eles mais se interessaram, com as variadas técnicas de pintura e após fazer uma exposição da reprodução dos alunos.


  • Alessandro Vandermuren, EEEFM LICEU MUNIZ FREIRE , Espírito Santo - disse:
    alevandermuren@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá! Parabéns pelo artigo! Mas meu comentário na verdade, é mais um protesto que proprimanete comentário: Adoraria levar meus alunos à sala de informática para visualizarem museus virtuais, mas na escola (Estadual), temso apenas 11 computadores com acesso a Internet. Tenho turmas com 35/40 alunos. Fica absolutamente inviável. Mas valeu pela sugestão. Vou TENTAR adaptar à minha realidade.


  • Claudia Helena Brum Dias, ESC EST EDUC BAS APOLINARIO PORTO ALEGRE , Rio Grande do Sul - disse:
    claudiah.dias@hotmail.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa essa aula. Vou aproveitar para estudar a arte moderna brasileira com meus alunos do 1°EM,culminado em releituras...


  • Fernanda Vieira de Paula, EMEB MADRE MARTA CERUTTI , Mato Grosso - disse:
    cuiabana-mt@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá, Parabéns pelo trabalho, vai ser-me muito útil, pois sou professora de Artes na Ed. Infantil de 04 a 05 anos e 1º, 2º e 3º ano, mas não sou formada em Artes, e certamente vou adptar esse material para atender as minhas necessidades e a dos meus alunos, pois quero uma aula diferenciada e não aqueles desenhos pronto e acabados que ainda levamos pro aluno pintar e ainda temos o dispautério de exigir que pintem "Bem bonito".


  • Adriana Santana Ferreira, EE GUSTAVO RODRIGUES DA SILVA , Mato Grosso do Sul - disse:
    adryssantffys@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei esta dica eu não sabia desta ferramenta do google language; muito obrigado pela dica.


  • Maria Stela Beraldo de Lima, FRANCISCO SILVA PADRE EMEF , São Paulo - disse:
    stela_beraldo@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito das dicas que você deu a respeito da visita ao museu e tradução do texto.


  • larissa teixeira da silva, COLÉGIO ESTADUAL JACINTHO XAVIER MARTINS , Rio de Janeiro - disse:
    mag_baixo@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ao consultar a aula pude observar a beleza e a disponibilidade de todos poderem acessar e obter conhecimentos em um simples clicar.É de extrema importância as aulas de informáticas e as inovações que as tecnologias podem nos oferecer a ampliação cognitiva.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.