18/11/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
* Apresentar o gênero textual acróstico permitindo, assim, ao aluno, aumentar o seu repertório de conhecimentos linguísticos.
* Oportunizar uma situação real de escrita, através da produção de um acróstico para um colega de sala e para a mamãe.
* Utilizar o acróstico como meio de expressão e de interação social.
Atividades e recursos
1ª etapa
a) Conversa motivadora inicial com os alunos, verificando seus conhecimentos prévios e preparando-os para a aprendizagem do gênero “acróstico”.
b) Explicação do que é um acróstico pela professora, para as crianças:
__ Acróstico é uma poesia em que cada verso começa com uma das letras do nome do destinatário.
2ª etapa
a) Apresentação de um acróstico no quadro-negro, cartaz, retroprojetor, data show, etc).
Amada
Notável
Inteligente
Tranquila
Amiga
3ª etapa
a) Fazer um amigo-oculto com os alunos. O nome que eles tirarem será homenageado com um acróstico.
4ª etapa
a) Propor aos alunos a produção de um acróstico para a mamãe. (Essa atividade, se for feita próxima ao Dia das Mães, é muito envolvente e as crianças demonstram muito interesse em realizá-la.)
b) Distribuir aos alunos um “Alfabeto do carinho”, contendo palavras que exaltem uma pessoa.
c) Leitura silenciosa do alfabeto.
d) Leitura oral: a professora organizará as crianças à frente da sala, de modo que cada uma leia uma letra.
e) Entregar às crianças uma folha decorada, para que produzam um acróstico para a mamãe. As crianças deverão recorrer às sugestões do "Alfabeto do carinho" para fazerem o seu acróstico.
BIBLIOGRAFIA
* Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário, Délia Lerner.
* Sequências Didáticas para o Oral e a Escrita: apresentação de um procedimento, Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz.
* Parâmetros Curriculares Nacionais.
A professora observará individualmente os alunos e avaliará se eles:
* demonstram conhecer a ordem alfabética, encontrando corretamente as letras do nome da mamãe;
* conseguem ler as palavras sugeridas para cada letra;
* transpoem corretamente as letras de imprensa para a cursiva;
* fazem uma organização espacial estética do acróstico;
* demonstram interesse em executar a atividade proposta.
Cinco estrelas 12 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/08/2012
Cinco estrelasmaraviloso
28/08/2012
Cinco estrelasmaraviloso
27/08/2012
Cinco estrelasÉ Excelente
18/04/2012
Cinco estrelasColegas, adorei a sugestão do acróstico, principalmente o ALFABETO DO CARINHO que serviu como "norte" para o trabalho. Meus alunos "curtiram muito" : ) ) e eu também! FICOU MARAVILHOSO! Obrigada!
13/04/2012
Cinco estrelasAndreia achei maravilhoso o seu trabalho.E que Deus a abençoe sempre que te dê razão para continuar projetando e realizando esse tipo de mensagens ,pois elas nos ajudam muito nas produções de textos com nossos alunos. Pois nossos alunos precisam ser cabeças pensantes, e para isso o incentivo é primordial nesta caminhada.
26/10/2011
Cinco estrelasGostei muito dessa aula. Pretendo trabalhá-la com meus alunos .
03/05/2011
Cinco estrelasparabéns .
26/04/2011
Cinco estrelasotimos
23/03/2011
Cinco estrelasmuito interessante mas eu estava procurando outra coisa mas dexa ne!!!!!me encantei com esses acrosticos bjss
30/04/2010
Cinco estrelasEsta é uma sequencia que pode ser desenvolvida plenamente em diversas séries do Ensino Fundamental e, ou Ensino Médio proporcionando oportunidades de expressão escrita em Línguas. O aprendiz poderá enriquecer seu leque de produções textuais.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, professoras pelo plano de aula, acho fantástico trabalhar com acróstico na alfabetização, as aulas se tornam mais atrativas e trabalha a emoção e o sentimentos das crianças, o resultado é satisfatório.
24/03/2010
Cinco estrelasMUITO INTERESSANTE A AULA. PARABÉNS.