06/12/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
ESTRATÉGIAS E RECURSOS
a) Durante o intervalo do recreio, a professora colocará no quadro um cartaz com um bilhete real para os alunos.
Exemplo:
Queridos alunos,
A partir de amanhã, terça-feira, o início do recreio será alterado de 3:15 para 3:20.
Durante a aula, esclarecerei o motivo.
Um beijo.
Professora Josina.
06/10/09
b) Os alunos chegarão à sala de aula e lerão o bilhete que, certamente, causará um grande rebuliço entre eles, uma vez que o tempo de recreio será diminuído. Todos irão querer saber o motivo da mudança do horário e a professora esclarecerá, como havia prometido.
c) A professora pedirá, então, que um aluno leia o bilhete em voz alta.
d) Em seguida, fará algumas perguntas para orientar o estudo do gênero a ser introduzido: Quem escreveu o bilhete? Para quem é o bilhete? Qual é o assunto? Como é a despedida? Esse bilhete tem data?
e) Depois, a professora explicará aos alunos sobre as partes de um bilhete. À medida em que os alunos forem verbalizando seus conhecimentos sobre o assunto irão, também, registrando no caderno estas novas informações:
Destinatário: é quem vai receber o bilhete.
Assunto: é a mensagem do bilhete.Despedida: é a forma como o remetente terminou o bilhete.
Remetente: foi quem escreveu o bilhete.
Data: esclarece quando ele foi escrito.
f) A professora deverá propor aos alunos a escrita de um bilhete para um(a) colega, convidando-o(a) para brincarem juntos no recreio do dia seguinte. A escolha do destinatário será feita através de um sorteio, para que todos sejam contemplados com um bilhetinho e não se corra o risco de que alguma criança fique esquecida.Este bilhete deverá ser escrito no rascunho, corrigido pela professora e passado a limpo, para que os alunos tenham a oportunidade de avaliar seu trabalho inicial.
g) A professora proporá aos alunos que escrevam um bilhete para a mamãe, demonstrando seu afeto e dizendo o que gostariam de lhe ofertar ou prometer.
Atividade complementar
Durante todo o processo de produção do bilhete a professora observará seus alunos individualmente e avaliará se estão:
· observando a organização lógica do texto;
· obedecendo a disposição correta do texto no espaço da folha;
· colocando seus pensamentos de forma clara;
· usando todos os elementos necessários para uma perfeita comunicação com o seu interlocutor.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/07/2011
Cinco estrelasAdorei ! Assim que voltar das férias irei colocar em prática, mudando somente o bilhete que irá ser destinado ao papai.Parabéns colega!
07/04/2011
Cinco estrelasEssa aula de produção textual está muito boa. aplicarei ainda essa semana, a ideia de deixar o bilhete foi brilhante.
27/02/2011
Quatro estrelasA aula bem esclarecedora,poderia conter no bilhete temas corriqueiros, exemplo: Dengue,etc.