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Técnicas experimentais de gravura em sala de aula – Placa de isopor

 

23/11/2009

Autor y Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Produzir gravuras a partir de temas orientados.
- Conhecer outra técnica experimental de gravura, com placa de isopor e desenho rebaixado.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aulas do Portal do Professor intituladas "Técnicas de Gravura" e "Técnicas experimentais de gravura em sala de aula – Placa de papelão"

Estratégias e recursos da aula

Dando continuidade às discussões de técnicas experimentais sobre gravura, proponho que o professor trabalhe de outra forma que dá excelentes resultados. A utilização de placas de isopor com o desenho rebaixado gera ótimas gravuras e é uma técnica bastante acessível para os alunos.

Sugiro que nesta produção seja estabelecido um tema, para os alunos produzirem pautados por determinada orientação. Já tive a oportunidade de trabalhar duas vezes com esta técnica em escolas diferentes. Na Escola Municipal CAIC Núbia Pereira Magalhães usamos como tema lendas do folclore brasileiro, em 2006 com alunos de 7º ano. No Colégio de Aplicação João XXIII trabalhamos com o tema Circo em 2009 também no 7º ano, aproveitando uma visita a um circo de passagem pela cidade. Os trabalhos seguiram o roteiro abaixo:

-Inicie a aula comentando a técnica de gravura com placa de papelão/ imagem em relevo e ouça observações feitas pela turma sobre as dificuldades enfrentadas, aspectos positivos e negativos do trabalho. Então coloque a questão sobre a gravura com placa isopor, que ao contrário do papelão tem o desenho rebaixado. Isto significa que antes o que ganhava tinta era o relevo e não a placa e agora a placa será toda entintada e os rebaixamentos irão gerar áreas brancas. Dessa vez o desenho pode ser orientado por linhas, tal qual placas de metal como vimos, mas ao mesmo tempo, dependendo da forma como o aluno trabalha, o aspecto da impressão lembra muito as xilogravuras. A sugestão é que se use isopor de bandejas de frios. São placas mais finas, mas que garantem boa impressão e reutilizam um material que dificilmente é reciclado.

-O tema pode ser decidido de acordo com acontecimentos da cidade, região ou até mesmo na escola, associando a algum assunto trabalhado em outra disciplina, por exemplo. Os alunos devem desenvolver os desenhos, observando que, quanto mais detalhado e pensado, mais interessante é o resultado obtido. A mesma regra da inversão do desenho na placa, já utilizada na placa de papelão, vale aqui. O que muda é a forma de transferência, pois o isopor afunda se os alunos transferirem usando força. O ideal é usar o carbono, mas deve-se fazer o desenho de forma bem suave, reforçando com caneta hidrocor posteriormente.

Com o desenho invertido reproduzido na placa de isopor, inicia-se o processo de rebaixamento e sulcos na placa que podem ser feitos de duas formas:
          -Os próprios alunos podem atuar na placa, rebaixando as partes com a lapiseira ou caneta. Está forma de fazer o afundamento é mais segura, mas costuma dar um acabamento menos cuidadoso à placa, já que o isopor resiste à entrada do instrumento o que pode ocasionar falhas.
          -Com um prego apoiado em uma borracha é possível aquecê-lo em uma vela e passar pela placa, o que abre espaços sem falhas, já que o calor faz a placa derreter onde o prego encosta. Isto exige mão firme e perícia, além de ser perigoso para os alunos fazerem sozinhos. Se puder contar com auxilio de outro professor, estagiário ou bolsista em sala, é interessante deixá-lo acompanhando e auxiliando alguns alunos fazendo o processo de rebaixamento. De forma alguma deixe o aluno trabalhar sozinho neste procedimento, pois ele é perigoso e pode causar machucados e queimaduras se mal administrado.

Com a placa pronta, inicia-se o processo de impressão que é semelhante ao usado na aula com a placa de papelão. Cada aluno deve numerar e colocar nome nas folhas (em um mínimo de 4). Ao entintar a placa a folha deve entrar por cima. Eles podem usar paninhos secos para fazer pressão na folha contra a placa gerando a i mpressão. A questão da força continua valendo, tendo o aluno que achar um meio termo para não estragar a placa.

Seguem abaix o imagens de trabalh os produzidos por alunos a partir desta técnica:

Trabalhos feitos pelos alunos do 7o. ano do Colégio de Aplicação João XXIII/Juiz de Fora - MG no primeiro semestre de 2009.

As fotografias abaixo são do mural de exposição das gravuras escolhidas pelos alunos como melhor impressão a partir do trabalho desenvolvido em sala com isopor de bandejas de frios com a medida aproximada de 10x15 cm e tema Circo.

Trabalhos desenvolvidos por alunos da "Escola Municipal CAIC Núbia Pereira Magalhães"/ Juiz de Fora - MG em 2006.

Fotografia de trabalhos feitos com o isopor tradicionalmente vendido em papelarias e divididos em placas de 20x22 cm com o tema Lendas do Folclore Brasileiro.

 

Avaliação

Cada um pode avaliar sua produção individualmente, não só pelos resultados, mas também pelo processo. Isto pode ser feito oralmente na sala, onde o aluno exponha sua produção, mas também pode ser feito por escrito no caderno (ou diário) de artes.

Outra boa avaliação é a comparação entre as técnicas aprendidas observando principalmente os efeitos que cada uma gera; seus pontos positivos e negativos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

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Opiniones

  • Marlusa Linhares, Esc. Est. Ens. Médio Maria Dulcina , Rio Grande do Sul - dijo:
    marbarlin@hostmail.com

    10/04/2012

    Cinco estrelas

    achei bem legal a idéia do isopor, empre usei. Vou tentar fazer com isopor.Obrigada pela idéia


  • Ana, Col. Monte Castelo , São Paulo - dijo:
    artes.carol@bol.com.br

    19/03/2012

    Três estrelas

    Olá, Qual tinta é utilizada?


  • rosane brandao, Escola Teothônio Vilela Brandão , Paraná - dijo:
    rosanebrandao@yahoo.com.br

    12/12/2010

    Quatro estrelas

    muito bom! algumas coisas eu já aplicava. o prego com borracha não. parabéns, obrigada por dividir.


  • ANA MARIA DE ANDRADE, COLEGIO EST SEBASTIAO RODRIGUES SALES , Tocantins - dijo:
    ana_mandrade@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sugestão. só não entendí como fazer os sulcos largos com prego ou caneta.Mas vou tentar a tecnica e repassar para os professores de arte.


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