23/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Um só mundo, muitos cenários geográficos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Geografia como possibilidade de leitura e compreensão do mundo |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo |
O aluno deverá, ao final das atividades:
- identificar fatores geográficos que influenciam o clima dos lugares;
- diferenciar clima de tempo.
Os alunos devem saber caracterizar as estações do ano.
O professor pode usar a aula "E o tempo passa... – Parte 2 / Estações do Ano", disponível no Portal do Professor, no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1353. como pré-requisito para esta aula.
Professor, convide seus alunos a observar, pela janela da sala de aula o tempo, questione sobre como foi o seu dia, desde que levantaram; aproveite para diferenciar clima e tempo. Então, oriente sobre pesquisa a ser feita no laboratório de informática, onde vão buscar a previsão do tempo. Peça que façam a busca em mais de um site que oferece esse serviço. Oriente que façam a pesquisa em grupos, buscando a previsão para lugares diferentes, além da própria cidade onde estão (você pode indicar cidades para que apresentem as características geográficas que podem influenciar o clima de uma região, como incidência de luz solar, continentalidade; maritimidade/correntes marítimas; altitude; latitude; relevo). As buscas devem continuar acontecendo por duas ou três semanas e podem ser feitas em casa ou no contra-turno.
Sites de previsão de tempo:
1. Climatempo: http://www.climatempo.com.br;
2. Canal do tempo: http://br.weather.com/;
3. Centro e Previsão de Tempo e Estudos Climáticos: http://tempo.cptec.inpe.br/;
Peça que os alunos anotem, fazendo uma tabela que permita comparar as previsões:
CIDADE | DIA/MÊS | PREVISÃO 1 | PREVISÃO 2 | PREVISÃO 3 |
Problematize com eles, sobre as variações de temperatura, retomando as informações referentes às estações do ano.
Acrescente os dados geográficos que interferem na temperatura: você pode usar:
1) slides sobre clima - scribd: http://www.scribd.com/doc/16089962/clima;
2) Recurso educacional: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9527.
Capitão Tormenta e Paco em rede geográfica
Ao utilizar o recurso, tenha um mapa-múndi na parede, para auxiliar. Explore todo o recurso, ao usar o mapa do capitão, chame a atenção para os paralelos, em especial a linha do equador, os trópicos e os círculos polares, pois o clima está diretamente relacionado a eles. Na enciclopédia, as zonas climáticas e sua posição em relação ao equador.
ROTEIRO DE DISCUSSÃO DO RECURSO:
A) exploração do mapa:
1. chamar a atenção para os paralelos, identificando os delimitadores de zonas climáticas (Equador, Trópicos e Círculos Polares);
2. explicar a inclinação da Terra em seu eixo imaginário e a incidência dos raios solares, relacionando com as estações do ano;
3. mostrar a relação entre latitude e temperatura;
B) exploração da enciclopédia do capitão:
1. ler a enciclopédia estabelecendo relação entre as zonas climáticas e as linhas imaginárias.
Após as anotações, construam um cartaz onde, além da previsão do tempo (já coletada), serão colocadas as características geográficas que afetam o clima de cada cidade pesquisada: latitude, altitude, relevo, continetalidade ou maritimidade.
Peça que os alunos fazer um resumo, uma síntese. O texto deve conter as informações coletadas por meio da pesquisa de previsão do tempo e as observações feitas a partir da localização geográfica destes lugares. Ou seja, os alunos devem escrever nesta síntese as razões geográficas que interferem no clima de cada lugar pesquisado, com atenção maior para os fatores que influenciam o clima local.
Professor, converse com os alunos sobre um tema bastante atual: as mudanças climáticas. Pergunte se suas ações visam a preservação do planeta. Junto com eles, elenquem ações individuais que podem auxiliar a recobrar o equilíbrio climático e a reduzir a degradação ambiental.
Essas ações podem ser colocadas em panfletos que eles devem levar para casa, auxiliando seus familiares a serem "fiscais da natureza".
Nome | Tipo |
---|---|
Capitão Tormenta e Paco em rede geográfica | Animação/simulação |
1) aula do Portal do professor: "E o tempo passa... – Parte 2 / Estações do Ano", disponível no Portal do Professor, no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1353.
2) o que é clima? - http://www.fiocruz.br/museudavida_novo/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1066&sid=204;
3) o tempo e o clima - http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/node/657;
4) continentalidade e maritimidade - Brasil escola: http://www.brasilescola.com/geografia/maritimidade-continentalidade.htm;
5) sobre clima - wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Clima.
Deve ser feita durante todo o processo, considerando os critérios:
a) pesquisa, no laboratório de informática, fazendo a tabela de previsão do tempo;
b) trabalho em grupo: cooperação, colaboração;
c) elaboração do cartaz: pertinência e estética;
d) elaboração da síntese: pertinência das informações;
e) pacto social.
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