Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BRINQUEDOS DO TEMPO DA VOVÓ!

 

10/11/2009

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Maura Gislaine Barros

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer brinquedos usados antigamente pelas crianças.

Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos previamente.

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Nos dias atuais existe uma infinidade de brinquedos desde bonecas que se comportam como bebês a carrinhos que realizam diversos tipos de movimentos radicais, sem contar com os inúmeros jogos de videogame entre outras coisas. Vocês sabiam que papais e mamães índios faziam para seus filhos brinquedos como arco e flecha, petecas, bolas e bonecos de barro cozido. Depois, com a colonização do país pelos portugueses, surgiram pipas de papel, bodoques e dominós.

PROBLEMATIZAÇÃO

VOCÊ TROCARIA SEU BRINQUEDO FAVORITO...

undefined

GODELA.COM.BR Disponível em: http://www.godela.com.br/noticias/imgs/fpv-rc-racer-1.jpg acessada em 12/10/2009.

undefined

WIKI2BUY.COM.BR Disponível em: http://www.wiki2buy.com.br/images/5/50/Bonecas.jpg acessada em 12/10/2009.

...POR UM DO TEMPO DA VOVÓ?

undefined

QUINQUIL.COM Disponível em: http://quinquil.com/wp-content/uploads/2008/01/golf_cart_big.jpg acessada em: 12/10/2009.

undefined

GGPHT.COM Disponível em: http://lh5.ggpht.com/_NgqJFJRFPos/SdzRKIy4Z5I/AAAAAAAADbc/KTrlgrs4URg/bonecadefeltro.jpg acessada em: 12/10/2009.

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Brincar significa mais do que simples divertimento,  através do brinquedo a criança alivia ansiedades e o medo, cria e repete situações que vivenciou, expressa sentimenmtos de alegria, tristeza e até agressividade.

O brinquedo é importante para estimular fases do desenvolvimento que ainda estão por vir.

Atividade

1. Primeiramente vamos mostrar aos alunos imagens de alguns brinquedos usados por crianças antigamente.

2. Ao apresentar os brinquedos questione se alguém algum dia já teve contato com um desses brinquedos, através de quem?

BILBOQUÊ


undefined

FNAC.COM.BR Disponível em: http://www.fnac.com.br/Imagens/Produtos/6/4631_1_5.jpg acessada em 09/11/2009.

BO LINHA DE GUDE

OVERMUNDO.COM.BR http://www.overmundo.com.br/_banco/img/1193690022_02bolinha_de_gude.jpg acessada em 09/11/2009.

CARRINHO DE ROLIMÃ

undefined

MONICA.COM.BR disponível em: http://www.monica.com.br/revistas/brincade/images/rolima.gif acessada em 09/11/2009.

3. Peça para que em casa realize pesquisa com seus avós sobre os brinquedos que usavam na sua infância.

Hora da conversa:

Após os alunos terem conversado com um adulto sobre os brinquedos que utilizavam em sua infância questione seus alunos sobre:

1. Será que os brinquedos atuais são mais interessantes e divertidos que os de antigamente? Por quê?

2. Será que seus pais ou avós brincavam menos que você por terem em mãos menos inovações?

3. Se você pudesse voltar no tempo qual desses brinquedos gostaria de ter? Por quê?

4. Você já brincou com seus avós com seus brinquedos? O que eles acham?

Independente da geração em que nascemos os brinquedos são importantes para o nosso desenvolvimento, cada epoca terá um tipo de diversão mas todas com a mesma finalidade a de estimular e desenvolver fases de nossa vida.

Brincar é coisa séria

 PORTAL DO PROFESSOR Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/2091/brincar.mp3 acessada em 13/10/2009.

ROTEIRO DE DISCUSSÃO

1. Você brinca com seus pais?

2. O que podemos desenvolver através da brincadeira?

3. Você sabia que brincar é coisa séria?

O brincar desenvolve a imaginação, brincando aprende-se coisas novas, descobre-se o mundo além de facilitar o desenvolvimento da personalidade, ajudar na formação do caráter e a ocupar o tempo ocioso.

A brincadeira é um exercício para o corpo e mente.

CATARSE

Brincar não é apenas uma forma de passar o tempo, pois através das brincadeiras conseguimos aprender a nos relacionar com os outros.

Brincando nos sociabilizamos, fazemos amigos, aprendemos a dividir e a respeitar os direitos dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo.

Quando brincamos estamos procurando sentido para nossa vida!

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Podemos convidar as vovós para passar uma tarde recreativa com seus netos na escola. Podemos combinar com algumas delas para nos ensinar brincadeiras da sua infância, após as brincadeiras podemos organizar um chá com as vovós.

Vamos realizar um momento de brincadeira, monte um circuito com todos os brinquedos antigos que você possa dispor.

1. Os alunos deverão experimentar todas as atividades.

2. Para isso divida a turma em grupos de no máximo quatro alunos.

3. Use a quadra ou um espaço amplo da escola.

4. Disponha os brinquedos em estações.

5. Num primeiro momento deixe que os alunos brinquem livremente para terem contato com os brinquedos, num segundo momento a at ividade poderá ser orientada.

6. Coloque uma música animada de fundo para que a atividade se torne mais divertida.

Exemplo para circuito:

Estação 1 - Elástico

Estação 2 - Bolinha de Gude

Estação 3 - Pega-Varetas

Estação 4 - Cavalinho de Pau

Estação 5 - Cinco Marias

Estação 6 - Soldadinho de Chumbo

Estação 7 - Carrinho de Rolimã

Estação 8 - Jogo de Botão

Estação 9 - Bilboquê

Estação 10 - Pião

Estação 11 - Ioiô

Estação 12 - Corda

O professor poderá adequar seu circuito conforme suas possibilidades.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Brincar é coisa séria Áudio
Recursos Complementares

Veja esta aula sobre o Boliche divertido aqui no Portal do Professor em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5607, cujo objetivos é: estimular a reutilização de materiais, que geralmente vão direto para o lixo, para construir brinquedos; refletir sobre o consumo excessivo de brinquedos que nem sempre são interessantes, divertidos e mais duráveis; experimentar o prazer em construir seu próprio brinquedo exercitando a criatividade, partilhando com os colegas as habilidades e dificuldades e ajudando o outro nesse processo de construção; conhecer e experimentar o jogo de boliche, que, muitas vezes, é restrito a um determinado público.

Avaliação

Pela participação nos momentos de conversa através dos argumentos apresentados e pela desenvoltura e colaboração na atividade prática.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • lucas lopes dos santos, Fundação Bradesco , Amazonas - disse:
    Lucasl9fb@hotmail.com

    15/10/2013

    Cinco estrelas

    Muito Legal , Pois Me Ajudou Nos Estudos E Aprendi Um Poucos Dos Jogos E Brinquedos De Antigamente !


  • samuel, federal , Bahia - disse:
    samuel.fsa@gmail.com

    25/03/2013

    Cinco estrelas

    muito bom adorei a aula gostei du professor ] ele esina bem muito bem um bj para o professo e quen criou o saite


  • gisely, S.O.S , Pará - disse:
    g.docinho@hotmail.com

    27/09/2011

    Cinco estrelas

    muito legal eu adoreii muito mesmo


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.