Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Valorizando a diversidade - Menina bonita do laço de fita

 

03/11/2009

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Incentivar o gosto pela leitura de histórias narradas.

Desenvolver habilidede de escrever frases a paritr de gravuras.

Interpretar fatos da história a partir de perguntas sugeridas.

Tratar a questão das diferenças, valorizando a diversidade a partir da raça negra.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No dia anterior a essa aula, mandar um bilhete pedindo aos alunos para trazer alguma foto de seus familiares (mãe, pai, avô, tia, etc).

Estratégias e recursos da aula

undefined

Imagem disponível em:

http://www.toymagazine.com.br/images/livro_moca_bonita.jpg

Editora: ATICA 3
ISBN : 8508066392
ISBN 13: 9788508066391
Espec. : LITERATURA INFANTIL
BROCHURA
7 º Edição - 2000  24 pág.

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

(Ana Maria Machado)

Era uma vez uma menina linda, linda.

Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.

A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.

Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas.

Ela ficava parecendo uma princesa das terras da África, ou uma fada do Reino do Luar.

E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.

E pensava:

- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...

Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:

- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?

A menina não sabia, mas inventou:­

- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...

O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela.

Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.

Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:

- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?

A menina não sabia, mas inventou:

- Ah, deve ser porque eu tomei muito café q uando era pequenina.

O coelho saiu d ali e tomou tanto ca fé que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi.

Mas não ficou nada preto.

- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?

A menina não sabia, mas inventou:­

- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.

O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.

Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:

- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?

A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:

- Artes de uma avó preta que ela tinha...

Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até

com os parentes tortos. E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.

Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.

Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha.

Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.

E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:

- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?

E ela respondia: - Conselhos da mãe da minha madrinha... 

Texto disponível em:

http://contandoradehistorias.blogspot.com/2008/01/na-espera-menina-bonita-do-lao-de-fita.html

Momento 1

A professora, antes de apresentar o livro, iniciará a aula com uma conversa informal perguntando:

Com quem a gente se parece?

 Todas as pessoas são iguais? 

Mostrar a capa do livro “Menina bonita do laço de fita” e perguntar:

Quem será essa menina?

Como ela é?

Quais as suas características?

Como ela parece estar se sentindo?

Após explorar a capa do livro e ouvir o que as crianças tem a dizer a respeito das perguntas, fazer a leitura do livro, primeiro silenciosamrnte pelos alunos, depois em voz alta pela professora.

Momento 2

Trabalhar oralmente as características físicas da menina, associando às comparações do texto.

Em seguida, realizar a interpretação do livro:

Qual era a cor da pele da menina? Parecia com o que? Quem se lembra?

E o seu cabelo? O que sua mãe fazia nele?

Seus olhos se pareciam com o que?

Como era o coelho?

O que ele descobriu?

Qual a conclusão que o coelho chegou sobre a cor da pele da menina?

Por que os filhotes do coelho nasceram um de cada cor?

Deixar claro que cada um de nós tem suas características, oriundas de sua família. Sendo assim, somos únicos, diferentes, e isso torna cada um de nós especial.

Momento 3

Recolher as fotos trazidas pelos alunos e colar em grande cartaz dizendo:

Diferenças: não basta reconhecê-las é preciso valorizá-las.

A professora deve pedir que olhem o cartaz com as fotos e procurem em seus parentes alguma característica parecida com a sua. Havendo alguma foto ou criança negra na sala, a professora poderá ressaltá-la, dizendo das semelhanças com a menina da história.

Momento 4:

Para esse momento a professora deverá xerocar a ilustração abaixo e entregar as 3 imagens recortadas e embaralhadas para cada criança (1 cópia para cada um)

undefined

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_3yrMyAYc3_Y/Sg-zRJnK32I/AAAAAAAADAQ/1zWLlK_oeYc/s1600-h/Nova+Imagem.png

Pedir para as crianças colarem na ordem (em uma folha ofício A4) as tentativas do coelho para conseguir ficar da cor da menina. Após a colagem, pedir que escrevam uma frase para cada cena.

Momento 5

Distribuir a seguinte atividade xerocada:

undefined

Imagem disponível em:

http://3.bp.blogspot.com/_3yrMyAYc3_Y/Sg-5LMCdv6I/AAAAAAAADAY/EmwCZfpSk4g/s1600-h/hist%C3%B3ria+144.jpg

Ler o enunciado com as crianças e explicar o que deve ser feito. Quando todas acabarem de fazer a correção no quadro, pedir:

Circule a primeira letra de cada palavra que forma o título do livro.

Pinte de azul (por exemplo) a última letra de cada palavra que forma o título do livro.

Avaliação

Observar o envolvimento e a participação dos alunos nas respostas às questões colocadas.

Avaliar se compreenderam a sequência dos fatos ocorridos com o personagem. (momento 4)

Observar se conseguem associar letra a número.

Analisar o progresso de escrita e a criatividade ao produzir frases (momento 5).

Anotar as conclusões das crianças para verificar o nível de compreensão da história e da importância de valorizar as diferentes raças.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 27 classificações

  • Cinco estrelas 21/27 - 77.78%
  • Quatro estrelas 6/27 - 22.22%
  • Três estrelas 0/27 - 0%
  • Duas estrelas 0/27 - 0%
  • Uma estrela 0/27 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Luiza de Marilac Furtado Goldner, Escola Estadual Bias Fortes , Minas Gerais - disse:
    laque42@yahoo.com.br

    27/11/2013

    Cinco estrelas

    Gostaria de receber esta aula no meu email achei [ótima.


  • Sandra, Prefeitura Municipal , Rio Grande do Sul - disse:
    smsb_42@hotmail.com

    11/11/2013

    Cinco estrelas

    Adorei e vou trabalhar com os meus alunos.


  • mariza, Escola Municipal Erathosthenes Menezes , Bahia - disse:
    marizzalacerda@hotmail.com

    29/10/2012

    Quatro estrelas

    Amei. Fácil de trabalhar e pode ser também aplicado como atividade nas séries iniciais no dia da consciência negra. Parabéns!!


  • marcia ponzoni, escola marcelino pontes , Paraná - disse:
    maarciaponzoni@hotmail.com

    27/07/2012

    Cinco estrelas

    eu simplesmente adoro essa historia ,fica uma aula muito boa!!


  • Mayara Cristina, Heitor Lira , Rio de Janeiro - disse:
    mayara.602@gmail.com

    04/07/2012

    Cinco estrelas

    Este material me ajudou a montar meu plano de aula . Maravilhoso, e trata exatamente das questões que quero trabalhar em sala, a questão racial .


  • Jacqueline e S.da C.Lima, Colégio Regia Coeli , Pernambuco - disse:
    jacqueline@icyber.com.br

    25/06/2012

    Cinco estrelas

    Adorei de uma forma ludica concientizamos as crianças sobre a questaõ racial .


  • candida, Grupo de Consciência Negra de Cururupu-GCNC , Maranhão - disse:
    reisdorianecandida@hotmail.com

    25/05/2012

    Cinco estrelas

    esta aula é uma boa proposta para a aplicação de fato da Lei 10639/03. Muito boa!


  • jeane, Escola Municipal Pedro Ramos Coutinho , Paraíba - disse:
    lima-jeane@hotmail.com

    11/05/2012

    Cinco estrelas

    Adorei estas propostas sugeridas, realmente nos faz refletir sobre nossa origem.


  • Kattia Mara Batista , SEMED-AM-EMEF ELCY MESQUITA LIMA , Amazonas - disse:
    kattiamara@yahoo.com.br

    27/02/2012

    Cinco estrelas

    ótimo, maravilhoso, adorei


  • Jeane, Vovô Nízio , Bahia - disse:
    anny_anjosmoreira@hotmail.com

    25/02/2012

    Quatro estrelas

    Adorei as atividades, pois, ajuda-nos como professores a lidar com a questão racial na sala de aula.


  • Ana Maria, Escola Municipal Modelo , Goiás - disse:
    ana-mbs@hotmail.com

    01/12/2011

    Cinco estrelas

    Está atividade veio de encontro com o que estou trabalhando com crianças de 5anos, foi muito bom.


  • willtamira Ferreira da Paixão, E.E.F. Virginius da GAma e Melo , Paraíba - disse:
    willtapaixao@yahoo.com.br

    02/11/2011

    Cinco estrelas

    Amei a a sequencia da aula, ficou muito claro para os alunos entenderem o conteúdo. Indicarei para meus colegas. Parabéns!!!


  • ceça nery, EP , Pernambuco - disse:
    cecaneri@hotmail.com

    01/11/2011

    Cinco estrelas

    Adorei as sgestões de atividades, parabéns!


  • Alessandra Pajehú, Outros Países - disse:
    alessan.polo@gmail.com

    31/10/2011

    Cinco estrelas

    Muito, boa! Indicarei para as minhas colegas de 1º Ano.


  • vilma , face , Bahia - disse:
    vilminhas@hotmail.com

    20/10/2011

    Quatro estrelas

    amei !!!!!!!!!!!!!muito bom vou vou indicar para minhas colegas que trabalham na area de educacao infantil.


  • Eliege, Escola Osvaldo Cruz , Rio Grande do Sul - disse:
    proff.eliege@gmail.com

    16/10/2011

    Cinco estrelas

    Gostei da organização da aula, Toda separada em partes. Penso que isso ajuda as crianças a se organizarem e organizarem seu pensamento. Vou desenvolver um projeto com a diversidade. Obrigada


  • Abenildes Santos da Silva, Prefeitur Municipal de Itaberaba , Bahia - disse:
    bene.matead.uab@gmail.com

    10/09/2011

    Cinco estrelas

    Adoro todas as vezes que visito o saite portal do professor.


  • Ana julia, nao tem , Minas Gerais - disse:
    anajuliamio@hotmail.com

    21/08/2011

    Cinco estrelas

    Amei, e meus alunos tambem


  • patricia , uniesp vargem grd.pta , São Paulo - disse:
    patricia.plima10@hotmail.com

    21/02/2011

    Cinco estrelas

    excelente sua técnica de avaliaçao e desenvolvimento sobre a importância das diferentes raças.


  • gabriela figueredo, nenhuma , Bahia - disse:
    gabrielalinda@123.hotmail.com.br

    16/11/2010

    Cinco estrelas

    adorei essa historia da menina bonita do laço de fita.parabens Ana Maria Machado.beijosssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss. sou sua fa.


  • karla nery de oliveira , e.e.da fazenda cristo rei , Minas Gerais - disse:
    karlinhanery2@hotmail.com

    10/11/2010

    Quatro estrelas

    foi de grande auxilio em minha pesquisa


  • Regina Mara Faro Melo, EMEF Mª Patrícia , São Paulo - disse:
    reginafaro@bol.com.br

    13/07/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito das atividades desenvolvidas.Trabalhar com as diferenças e valorizar as diversidades ficará mais fácil e divertido.Parabéns pela aula.


  • flavia, emef: tancredo de almeida neves , Espírito Santo - disse:
    flaroliveira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    otima


  • Lucivania Caprini, Embe Luiz Pinheiro , Espírito Santo - disse:
    lucivaniacaprini@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula, achei muito valida para as series indicadas, e é muito bom e facil para aplica-lo, os alunos iram ter verificar na semelhança das diversidades e valorizar.


  • dorcina maria ribeiro oliveira, CMEI Nossa Senhora D'Abadia , Goiás - disse:
    dorcina@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito das sugestões de atividades desenvolvidas do livro "Menina bonita...


  • Miriam Raquel Piazzi Machado, COL DE APLICACAO JOAO XXIII , Minas Gerais - disse:
    mamamian@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula e os recursos utilizados. Gosto muito de trabalhar com essa história. Da próxima vez que for trabalhar, com certeza, utilizarei suas sugestões. Parabéns, professora!


  • Maria José da Silva Cardoso Ramos, EM PREF. ALVARO BRANDAO , Mato Grosso do Sul - disse:
    mjosicardoso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei tanto da sua aula que realizei com meus alunos. Os resultados foram satisfatórios. Aula ótima.Parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.