03/11/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Incentivar o gosto pela leitura de histórias narradas.
Desenvolver habilidede de escrever frases a paritr de gravuras.
Interpretar fatos da história a partir de perguntas sugeridas.
Tratar a questão das diferenças, valorizando a diversidade a partir da raça negra.
No dia anterior a essa aula, mandar um bilhete pedindo aos alunos para trazer alguma foto de seus familiares (mãe, pai, avô, tia, etc).
Imagem disponível em:
http://www.toymagazine.com.br/images/livro_moca_bonita.jpg
Editora: ATICA 3
ISBN : 8508066392
ISBN 13: 9788508066391
Espec. : LITERATURA INFANTIL
BROCHURA
7 º Edição - 2000 24 pág.
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
(Ana Maria Machado)
Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas.
Ela ficava parecendo uma princesa das terras da África, ou uma fada do Reino do Luar.
E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.
E pensava:
- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...
Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...
O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela.
Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu tomei muito café q uando era pequenina.
O coelho saiu d ali e tomou tanto ca fé que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi.
Mas não ficou nada preto.
- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.
O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.
Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:
- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:
- Artes de uma avó preta que ela tinha...
Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até
com os parentes tortos. E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina, tinha era que procurar uma coelha preta para casar.
Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.
Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha.
Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.
E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:
- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?
E ela respondia: - Conselhos da mãe da minha madrinha...
Texto disponível em:
http://contandoradehistorias.blogspot.com/2008/01/na-espera-menina-bonita-do-lao-de-fita.html
Momento 1
A professora, antes de apresentar o livro, iniciará a aula com uma conversa informal perguntando:
Com quem a gente se parece?
Todas as pessoas são iguais?
Mostrar a capa do livro “Menina bonita do laço de fita” e perguntar:
Quem será essa menina?
Como ela é?
Quais as suas características?
Como ela parece estar se sentindo?
Após explorar a capa do livro e ouvir o que as crianças tem a dizer a respeito das perguntas, fazer a leitura do livro, primeiro silenciosamrnte pelos alunos, depois em voz alta pela professora.
Momento 2
Trabalhar oralmente as características físicas da menina, associando às comparações do texto.
Em seguida, realizar a interpretação do livro:
Qual era a cor da pele da menina? Parecia com o que? Quem se lembra?
E o seu cabelo? O que sua mãe fazia nele?
Seus olhos se pareciam com o que?
Como era o coelho?
O que ele descobriu?
Qual a conclusão que o coelho chegou sobre a cor da pele da menina?
Por que os filhotes do coelho nasceram um de cada cor?
Deixar claro que cada um de nós tem suas características, oriundas de sua família. Sendo assim, somos únicos, diferentes, e isso torna cada um de nós especial.
Momento 3
Recolher as fotos trazidas pelos alunos e colar em grande cartaz dizendo:
Diferenças: não basta reconhecê-las é preciso valorizá-las.
A professora deve pedir que olhem o cartaz com as fotos e procurem em seus parentes alguma característica parecida com a sua. Havendo alguma foto ou criança negra na sala, a professora poderá ressaltá-la, dizendo das semelhanças com a menina da história.
Momento 4:
Para esse momento a professora deverá xerocar a ilustração abaixo e entregar as 3 imagens recortadas e embaralhadas para cada criança (1 cópia para cada um)
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_3yrMyAYc3_Y/Sg-zRJnK32I/AAAAAAAADAQ/1zWLlK_oeYc/s1600-h/Nova+Imagem.png
Pedir para as crianças colarem na ordem (em uma folha ofício A4) as tentativas do coelho para conseguir ficar da cor da menina. Após a colagem, pedir que escrevam uma frase para cada cena.
Momento 5
Distribuir a seguinte atividade xerocada:
Imagem disponível em:Ler o enunciado com as crianças e explicar o que deve ser feito. Quando todas acabarem de fazer a correção no quadro, pedir:
Circule a primeira letra de cada palavra que forma o título do livro.
Pinte de azul (por exemplo) a última letra de cada palavra que forma o título do livro.
Observar o envolvimento e a participação dos alunos nas respostas às questões colocadas.
Avaliar se compreenderam a sequência dos fatos ocorridos com o personagem. (momento 4)
Observar se conseguem associar letra a número.
Analisar o progresso de escrita e a criatividade ao produzir frases (momento 5).
Anotar as conclusões das crianças para verificar o nível de compreensão da história e da importância de valorizar as diferentes raças.
Quatro estrelas 34 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/10/2015
Cinco estrelasÓtima literatura. Parabéns.
26/11/2014
Cinco estrelasotima, sempre trabalho esse livro adoro essa historia.
26/11/2014
Cinco estrelasAdorei. Achei muito criativa e fácil de interpretação. Se possível gostaria de uma cópia no meu e mail. Abraços.
25/11/2014
Cinco estrelasA internalização dos estereótipos nas relações de gênero é um fenômeno sobremodo preocupante em todas as sociedades. Os padrões hierarquicamente construídos ferem a valorização do Humano e carregam o legado da opressão e do descaso ao que contraria tais "normas". A escola deve estar preparada para abordar questões de ruptura à Lógica da inclusão, e com a participação da família. A Educação para o século XXI exige o enfrentamento às multifacetas da violência.
22/11/2014
Quatro estrelasCriativa e esclarecedora. A questão da diversidade de raça/cultura é oportuna, porque é muito discutida nas salas de aulas, na mídia e em outros espaços. Além de conscientizar a criança da nossa diversidade racial, estimula-a à leitura e a escrever. A atividade (momento 5) é criativo e estimula a percepção da criança.
21/11/2014
Três estrelasacredito que além dessa atividade, poderia também criar uma música com os alunos, ou teatro e até unir o texto com a questão da consciência negra na data comemorativa de 20 de novembro.
02/11/2014
Cinco estrelasatividades maravilhosas para trabalharmos com alunos do 1º ano.
27/11/2013
Cinco estrelasGostaria de receber esta aula no meu email achei [ótima.
11/11/2013
Cinco estrelasAdorei e vou trabalhar com os meus alunos.
29/10/2012
Quatro estrelasAmei. Fácil de trabalhar e pode ser também aplicado como atividade nas séries iniciais no dia da consciência negra. Parabéns!!
27/07/2012
Cinco estrelaseu simplesmente adoro essa historia ,fica uma aula muito boa!!
04/07/2012
Cinco estrelasEste material me ajudou a montar meu plano de aula . Maravilhoso, e trata exatamente das questões que quero trabalhar em sala, a questão racial .
25/06/2012
Cinco estrelasAdorei de uma forma ludica concientizamos as crianças sobre a questaõ racial .
25/05/2012
Cinco estrelasesta aula é uma boa proposta para a aplicação de fato da Lei 10639/03. Muito boa!
11/05/2012
Cinco estrelasAdorei estas propostas sugeridas, realmente nos faz refletir sobre nossa origem.
27/02/2012
Cinco estrelasótimo, maravilhoso, adorei
25/02/2012
Quatro estrelasAdorei as atividades, pois, ajuda-nos como professores a lidar com a questão racial na sala de aula.
01/12/2011
Cinco estrelasEstá atividade veio de encontro com o que estou trabalhando com crianças de 5anos, foi muito bom.
02/11/2011
Cinco estrelasAmei a a sequencia da aula, ficou muito claro para os alunos entenderem o conteúdo. Indicarei para meus colegas. Parabéns!!!
01/11/2011
Cinco estrelasAdorei as sgestões de atividades, parabéns!
31/10/2011
Cinco estrelasMuito, boa! Indicarei para as minhas colegas de 1º Ano.
20/10/2011
Quatro estrelasamei !!!!!!!!!!!!!muito bom vou vou indicar para minhas colegas que trabalham na area de educacao infantil.
16/10/2011
Cinco estrelasGostei da organização da aula, Toda separada em partes. Penso que isso ajuda as crianças a se organizarem e organizarem seu pensamento. Vou desenvolver um projeto com a diversidade. Obrigada
10/09/2011
Cinco estrelasAdoro todas as vezes que visito o saite portal do professor.
21/08/2011
Cinco estrelasAmei, e meus alunos tambem
21/02/2011
Cinco estrelasexcelente sua técnica de avaliaçao e desenvolvimento sobre a importância das diferentes raças.
16/11/2010
Cinco estrelasadorei essa historia da menina bonita do laço de fita.parabens Ana Maria Machado.beijosssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss. sou sua fa.
10/11/2010
Quatro estrelasfoi de grande auxilio em minha pesquisa
13/07/2010
Quatro estrelasGostei muito das atividades desenvolvidas.Trabalhar com as diferenças e valorizar as diversidades ficará mais fácil e divertido.Parabéns pela aula.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei tanto da sua aula que realizei com meus alunos. Os resultados foram satisfatórios. Aula ótima.Parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da aula, achei muito valida para as series indicadas, e é muito bom e facil para aplica-lo, os alunos iram ter verificar na semelhança das diversidades e valorizar.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito das sugestões de atividades desenvolvidas do livro "Menina bonita...
24/03/2010
Cinco estrelasotima
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula e os recursos utilizados. Gosto muito de trabalhar com essa história. Da próxima vez que for trabalhar, com certeza, utilizarei suas sugestões. Parabéns, professora!