24/11/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Modernização capitalista e a redefinição nas relações entre o campo e a cidade |
Sugestão de aula
Professor, comece perguntando aos alunos onde nasceram; de onde veio a sua família; se eles possuem características físicas ou traços culturais herdados dos seus familiares.
Depois desse exercício de identificação, oriente seus alunos para um trabalho com mapas: peça que acessem o site:
www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm
e busquem mapas sobre a densidade demográfica do país e mapas políticos com especificação das unidades federativas.
Enquanto os alunos acessam as informações solicitadas, cole dois exemplares no quadro negro ou parede. A idéia aqui é demonstrar como os alunos devem proceder para traçar linhas imaginarias nos mapas de seus monitores.
Professor, mostre em seu mapa, no quadro-negro, o lugar onde você está e o lugar em que você nasceu. Trace uma linha imaginária unindo esses dois lugares. Continue o exercício estabelecendo essas linhas entre o local onde se encontra e outros. Sugere-se buscar os locais de origem das famílias, para atestar as rotas migratórias no contexto da ocupação do território brasileiro.
Depois disso peça que seus alunos façam o mesmo nos mapas abertos em seu monitor.
A partir desse exercício é necessário que se comece um processo de comparação entre as origens dos alunos e a quantidade de pessoas que vivem nos diferentes estados brasileiros.
Comparando as respostas dos alunos leve-os a concluir que são brasileiros porque nasceram no Brasil: especifique as fronteiras desse território, os limites dos estados dentro do território nacional, sempre mostrando em seu mapa e pedindo que eles façam o mesmo nos deles. Peça-lhes que ao olhar para os estados de origem de seus familiares, procurem descobrir se são áreas de maior ou menor concentração de pessoas.
Aproveite esse exercício e explique os conceitos de concentração e dispersão populacional, áreas de expulsão e atração populacional.
Peça aos alunos que anotem essas explicações e escrevam um pequeno texto sobre a relação entre o que é ser brasileiro e onde estão os brasileiros no território brasileiro, usando os conceitos apreendidos.
Ainda utilizando o site anterior, verifique a densidade demográfica no decorrer do tempo. Para isso, a partir das informações disponíveis nesses mapas, peça aos alunos que respondam as seguintes questões:
1) Onde há concentração de população?
2) Em qual área do território brasileiro essa concentração é maior?
3) O lugar onde você se encontra e área de concentração?
Professor, essa proposta pode ter continuidade a partir de um aprofundamento do tema. Nesse sentido, caso lhe pareça interessante, peça aos alunos que entrem no site
http://www.infoescola.com/geografia/populacao-do-brasil/
e leiam o artigo sobre a população brasileira, para identificação de outras características, tais como: taxas de mortalidade infantil e sua diminuição na década de 40 com a melhoria das condições médico-hospitalares; ou a queda de natalidade a partir da década de 70 com o planejamento familiar, métodos contraceptivos e inserção da mulher no mercado de trabalho.
Temas correlatos ou transversais
-Professor, você pode também fazer uma linha do tempo, mostrando a evolução da população e verificar as conseqüências disso em termos de ocupação do território brasileiro.
Quatro estrelas 2 calificaciones
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05/08/2010
Três estrelasmuito boa, esta aula é dinâmica
04/08/2010
Cinco estrelasAmei.
24/03/2010
Sem estrelasParabéns, achei a aula bem interessante, e que o assunto fica bem contextualizado com o meio onde o aluno está inserido, com isso facilita a aprendizagem do aluno.