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Gincana Matemática

 

03/03/2009

Autor e Coautor(es)
Enio Freire de Paula
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF

Marcelo Lopes, Profª Dra.Raquel Gomes de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Desenvolver o Raciocínio Lógico e outros conceitos que podem ser definidos pelo professor.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
-Conjunto dos números naturais; -Conceitos básicos de geometria
Estratégias e recursos da aula

Caro professor, nossa Gincana Matemática tem um caráter lúdico e um grande potencial didático. Aqui daremos apenas uma proposta de como você pode realizar sua gincana, mas você pode definir um conteúdo específico para as perguntas ou completá-la com outros desafios que conheça. A Gincana Matemática proposta está dividida em três etapas.

Etapa I

A primeira consiste de perguntas e respostas para as equipes (Passa ou Repassa). A pergunta é feita para uma equipe valendo dez pontos, essa equipe tem o direito da resposta, mas se der uma resposta errada, perde todos os pontos conquistados, ou a equipe tem a opção de “passar”. Nesta opção a pergunta é feita para a outra equipe e agora valendo 20 pontos, essa nova equipe tem o direito da resposta, mas errando perde todos os pontos. A segunda equipe tem o direito de “repassar” e a pergunta será feita novamente à primeira equipe valendo agora 30 pontos, a equipe tem o direito de responder ou de “pagar”. O “pagar”, última opção, consiste de um desafio matemático concreto e sua realização num determinado tempo vale 50 pontos. Na nossa proposta indicamos algumas perguntas encontradas no endereço, em desafios matemáticos:

http://www.somatematica.com.br/index2.php

e podem ser selecionadas pelo professor, de acordo com o conteúdo abordado na Gincana Matemática.

Desafios concretos “Paga”

1- As Rainhas
Como distribuir oito rainhas num tabuleiro de xadrez de modo que nenhuma delas ameace as demais? Lembrando que as rainhas podem tomar uma peça seguindo na vertical, horizontal e diagonal, podendo avançar quantas casas desejar, estando estas desocupadas, e ao capturarmos uma peça , diferente do jogo de damas, a peça que realizou a ação ocupará o lugar da peça capturada, logo é possível capturar uma peça mesmo havendo duas peças juntas, uma imediatamente após a outra.
Este desafio deverá ser cumprido por dois integrantes, o tabuleiro se encontrará a certa distância das peças, e estas deverão ser pegas uma por vez. Existem várias soluções para este enigma, a imagem abaixo mostra, para melhor entendimento, uma dessas soluções.
Tempo máximo: 5 minutos.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/953/imagens/imagem.bmp

 

 2-Torre de Hanói Humana
Este desafio será feito por quatro integrantes da equipe, sendo que três deles deverão ser os pinos da torre de Hanói e não poderão fornecer ajuda alguma. O outro integrante escolhido transportará os discos de um dos pinos a outro seguindo as regras da Torre de Hanói:
*Deve-se passar um disco de cada vez;
*Nunca um disco maior pode ficar em cima de um disco menor;
Tempo máximo: 5 minutos.
Professor os discos da sua Torre de Hanói Humana podem ser construídos com diversos materiais, por exemplo, caixas de papelão, ou câmaras de ar de pneus. O número de discos neste desafio pode ser definido pelo lançamento de um dado.

3-Quadrado Mágico
Um integrante escolhido pela equipe adversária deverá montar um Quadrado Mágico de nove elementos, num quadrado mágico devemos dispor em suas células números de um a nove, sem repetir, de forma que a soma dos números dispostos nas linhas, colunas ou diagonais seja sempre a mesma. Para tornar o desafio mais interessante as peças numeradas, se encontrarão afastadas do local onde se dará à resolução do desafio, e deverão ser buscadas, uma a uma, por outro integrante da equipe.
Tempo máximo: 3 minutos

4- Tangran
Com as figuras do tangran dois integrantes da equipe deverão construir uma figura igual a uma pré-determinada pelo professor. O tangran pode ser encontrado no endereço:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8251


Tempo máximo: 3 minutos

5- Quantidades
Utilize para a construção desse desafio recipientes transparentes de diversos tamanhos e formatos, encha-os o quanto desejarem com líquidos coloridos, mas medindo a quantidade e anotando numa folha suas medidas, para se obter diferentes medidas. Para cumprir este desafio os alunos deverão acertar um número mínimo de quantidades. Por exemplo, três quantidades num total de dez recipientes.
Tempo máximo: 3 minutos


Esses são apenas alguns exemplos de desafio que podem ter sua Gincana Matemática, você pode criar vários desafios de acordo com o conceito que pretende trabalhar.

Etapa II

A segunda etapa é composta por questões que deverão ser respondidas individualmente. Professor, nesta segunda etapa seria bastante interessante definir um tema para suas perguntas. Utilizar o conceito que está sendo estudado pelos alunos é uma ótima estratégia, uma maneira até mesmo de avaliação.
As perguntas agora serão direcionadas a um integrante de cada equipe. Você pode definir quem terá o direito à resposta usando o mecanismo que achar mais acessível, como, por exemplo, tocar um sino afastado igualmente dos dois integrantes. Aquele que tocar o sino primeiro, obrigatoriamente terá que responder; caso a resposta esteja correta sua equipe ganha 10 pontos e seu oponente recebe uma “torta na cara” ou algo para identificar; caso a resposta esteja errada, o contrário ocorre: a equipe adversária ganha 10 pontos e este integrante recebe a “torta na cara”.

Perguntas “Torta na cara

1-Um tijolo pesa um quilograma mais meio tijolo. Qual o peso de dois tijolos?

Se um tijolo pesa um quilograma mais meio tijolo, temos que um quilograma é o peso de meio tijolo, portanto o peso de dois tijolos é quatro quilogramas.

2-Você precisa fazer uma viagem de carro de 18000 km. Os pneus de seu veículo duram 12000 km. Qual o número mínimo de pneus reservas você precisa levar?

Apenas dois. Você anda 6000 km, e troca os pneus da frente, e anda mais 6000 km; depois os que estavam na frente, ao inicio da viagem, você troca com os de trás e segue o restante da viagem.

3- Quanto tempo leva um trem, de um quilômetro de comprimento, para atravessar um túnel de um quilômetro de comprimento, sabendo que o trem possui velocidade igual a um quilômetro por minuto?

Dois minutos. O trem leva um minuto para se encontrar todo dentro do túnel, e mais um minuto para sair completamente, logo leva dois minutos para atravessá-lo completamente.

4- Três gatos demoram um minuto e meio para apanhar três ratos, quanto tempo levará para cem gatos apanharem cem ratos?

Um minuto e meio. Três gatos apanham três ratos em um minuto e meio, logo cada gato leva um minuto e meio para apanhar cada rato, o que não mudará com cem gatos e cem ratos.

5- Um náufrago está em uma ilha e pode enxergar mais outras duas ilhas. Ele está faminto, e percebe que cada ilha, junto com a sua, possui três palmeiras, e cada uma destas com três cocos. Se ele recolher todos os cocos, quantos cocos ele terá?

Nenhum. O coqueiro é que tem cocos.

6- Você está num quarto escuro. E com o tato encontra à sua frente três objetos: um fósforo, uma vela, e uma lamparina. Qual destes você acenderá primeiro?

O fósforo. Para acender os outros dois, necessariamente, você deverá acender o fósforo.

7- Houve um grande incêndio numa floresta e dois valentes bombeiros foram tentar apagá-lo. Depois de muito sacrifício o conseguiram, e ao sair da floresta, um deles estava coberto de fuligem, com o rosto todo coberto de preto, e o outro estava absolutamente limpo. Após saírem da densa floresta qual dos dois irá lavar o rosto?

O bombeiro que está com o rosto limpo, pois ao observar o rosto do amigo concluiu que também tinha o rosto sujo, ao contrário do amigo que com o rosto sujo observou o rosto limpo do amigo e acreditou estar limpo também.

8- Paula quer sair à noite, mas sua mãe a proibiu. Mesmo assim ela resolve tentar, mas lembra-se que não tem nenhum par de meias limpas, mas sabe que sua mãe tem no quarto dez pares de meias, cinco pares brancos e cinco pares pretos. Se todas as meias estão misturadas e para pegar as meias Paula não poderá acender a luz para não acordar sua mãe, qual número mínimo de meias Paula deverá pegar para ter certeza que tem um par de meias da mesma cor?

Três meias. Ao pegar uma meia Paula não pode saber se esta é branca ou preta, ao pegar a segunda pode-se formar um par da mesma cor, mas também pode ser uma meia de cor diferente, ao pegar uma terceira meia esta só fará par com alguma das duas anteriores, pois só pode ser branca ou preta.

9- Você precisa cozinhar um ovo por dois minutos exatos, mas para isso você possui somente duas ampulhetas, uma que marca cinco minutos e uma que marca três minutos. Como fazer?

Simples. Apenas deite as duas ampulhetas ao mesmo tempo, quando a de três se esgotar coloque o ovo para cozinhar, pois faltará exatamente dois minutos para a finalização da outra ampulheta.

10- Três pessoas querem atravessar um rio bem fundo, nenhuma das três sabe nadar. Para essa tarefa elas possuem um barco, mas sabem que o barco suporta no máximo 150 quilogramas. Elas pesam cinqüenta, setenta e cinco, e cem quilogramas. Como farão nossos personagens para atravessar o rio?

Atravessam, no barco, o personagem que pesa 50 e o de 75, mas apenas o de 50 retorna trazendo o barco de volta. E ele fica novamente nessa margem, e apenas o de 100 quilogramas atravessa dessa vez, e quem retorna com o barco, é o de 75, que volta para buscar o de 50, e os dois atravessam o rio e terminam a travessia.

Parte III

Esta é nossa última etapa, e será realizada da seguinte forma: Construa casas numeradas de um a vinte, de papelão, e um dado feito com uma caixa grande de papelão. Teremos assim um jogo de tabuleiro humano, onde um integrante de cada equipe fará o papel de pinos do jogo. O dado é lançado e sua face define a quantidade de casas que uma equipe avançará. As casas podem conter enigmas, desafios ou instruções que, ao cair nela, a equipe deverá realizar. A equipe que chegar, primeiro à última casa ganha esta etapa e recebe 100 pontos. Nessa proposta daremos apenas um exemplo de como distribuir as “instruções” no tabuleiro.

 

Casas
1 –Avance três casas
2 –
3 –Enigma 1
4 –
5 –Permaneça sem jogar
6 –Desafio 1
7 –
8 –Volte uma casa
9 –Enigma 2
10 –Enigma 3
11 –Jogue novamente
12 –Avance duas casas
13 –
14 –Enigma 4
15 –Ganhou 30 pontos
16 –Enigma 5
17 –Enigma 6
18 –Enigma 7
19 –Volte 6 casas
20 –Desafio 2

Caso a equipe não cumpra a instrução deverá retornar uma casa.
*Desafio 1: Torre de Hanói encontrada no endereço:

www.matematica.br/programas/hanoi/index.html#descarregarx


*Desafio 2: Hexágono Mágico disponível no endereço http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4965
* Os Enigmas podem ser encontrados e selecionados pelo professor no endereço do somatemática

www.somatematica.com.br/jogos.php

aqui colocamos apenas alguns exemplos:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/953/imagens/cone.jpg

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/953/imagens/malba.gif

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/953/imagens/roma.gif

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/953/imagens/fractal.gif

 

*Dica: O professor pode, realizando algumas mudanças, estender a Gincana Matemática para várias salas, criando um evento que interaja várias salas numa disputa que estimule a aprendizagem matemática em sua escola.
*Dica: Na última etapa, na finalização do tabuleiro, pode-se criar uma Caça ao tesouro, tendo conceitos matemáticos como dicas.

 

 

 

Avaliação
O aluno poderá ser avaliado pela sua participação nas atividades, através de critérios de envolvimento, produção, cooperação e relacionamento com os colegas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 24 classificações

  • Cinco estrelas 15/24 - 62.5%
  • Quatro estrelas 8/24 - 33.33%
  • Três estrelas 0/24 - 0%
  • Duas estrelas 1/24 - 4.17%
  • Uma estrela 0/24 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Andrea, E E José , Minas Gerais - disse:
    aandrealapi@gmail.com

    23/11/2014

    Cinco estrelas

    Muito bom trabalho... me ajudou muito a preparar uma gincana e umas aulas diferentes, que meus alunos merecem|!!!


  • Irene Marcelino, escola Municipal Frei Ricardo , Bahia - disse:
    irene_almeidasantos@hotmail.com

    23/06/2014

    Cinco estrelas

    achei ótima a ideia da gincana vou fazer na escola onde trabalho!


  • Fábio de Araujo Cardoso, SESC LER PAULO AFONSO , Bahia - disse:
    fabioa180@gmail.com

    31/10/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito dessa gincana


  • Cristina, E.E.M.C. , Minas Gerais - disse:
    karen.vital@hotmail.com.br

    31/07/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito, vou adaptá-la à minha turminha... Muito obrigada pela dica e disponibilidade em postá-la para que nós também a utilizemos em nossas aulas.


  • nilza, Esc. 5 de Janeiro , Goiás - disse:
    nilzawirley@hotmail.com

    28/05/2013

    Quatro estrelas

    gostei muito, irei adaptá-la para trabalhar na minha escola. Valeu!


  • Tomate, ABCDEF , Distrito Federal - disse:
    tomatevermelho@yahoo.com.br

    28/05/2013

    Duas estrelas

    Só questões antigas. Também existem questões em que as respostas são subjetivas e não objetivas. Ademais, algumas pessoas que comentam precisam aprender o português primeiro. Vamos estudar o que importa. Quer aprender raciocínio lógico? Estude probabilidade, estatística, trigonometria, etc. E não esqueçam de estudar a gramática. Saber escrever também é importante, principalmente para quem diz que gosta de lecionar.


  • jessica silva , jessica , Paraná - disse:
    jessikinhagatinha_14@hotmail.com

    17/04/2013

    Quatro estrelas

    oi eu sou estagiaria de matematica na escola cstro alves em minha cidade pelo programa mais educacao e tinha algumas dificuldades pois o progra tem por razao brincar aprendendo... mais por mais dificuldades q eu tivese ñ quis desistir pois me descubri dando aula ... obrigado suas dicas me ajudarao muito...


  • Dalvani, Escola estadual Lindalva Maria de Souza , Rio Grande do Norte - disse:
    dalvani_104@hotmail.com

    18/11/2012

    Cinco estrelas

    Excelentes atividades. Parabéns


  • Felipe, Escola Dona L. Araujo , Ceará - disse:
    felhipelima@hotmail.com

    03/09/2012

    Cinco estrelas

    Era exatamente o que eu estava procurando, muito boa essa gincana. Espero que os alunos gostem, pois nesse caso ela seria excelente.


  • Ernane Ottoboni Mazzo, ESCOLA OTO , Mato Grosso do Sul - disse:
    ernanemazzo@hotmail.com

    02/04/2012

    Cinco estrelas

    MUITO INTERESSANTE AS ATIVIDADES PRINCIPALMENTE A TORRE DE HANOI HUMANA... ABRAÇOS.


  • samia, Amélia Pontes , Ceará - disse:
    skfl10@hotmail.com

    31/01/2012

    Quatro estrelas

    Adorei..muito boa. Me ajudará muito pois pretendo fazer uma gincana na minha escola....Parabéns!!!!!


  • Mari, Escola Municipal , Amazonas - disse:
    mari_lilia@hotmail.com

    06/06/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito. Parabéns ao (s) idealizador!!!


  • Ana Sílvia Vasconcelos, Diretoria de Ensino-OFICINA PEDAGÓGICA , São Paulo - disse:
    nanavas@gmail.com

    15/05/2011

    Cinco estrelas

    Muito legal, gostei de todas as atividades.


  • ROSEMAR ALVES SANTANA, E.E.E.F.M. 15 DE OUTUBRO , Rondônia - disse:
    rosemar-santana@hotmail.com

    13/02/2011

    Cinco estrelas

    Sem a utilização da internet, já tinha em mente fazer uma gincana da matemática, agora quero montar um projeto e procurando no portal me ajudou muito, exelente .


  • Rubinha, CEARF , Goiás - disse:
    v.sousaesilva@yahoo.com

    22/12/2010

    Quatro estrelas

    Achei a aula muito criativa, adaptarei de acordo com a realidade dos meus alunos e estarei aproveitando-a para melhorar minhas aulas a partir do próximo ano letivo.


  • Danielle, E.M.Carlos Augusto de Assis , Minas Gerais - disse:
    danielle_mramos@yahoo.com.br

    11/12/2010

    Quatro estrelas

    Gostei bastante das atividades pois são simples e fáceis de serem realizadas em qualquer escola.


  • Celi De souza, E.E. Jão Belo de Oliveira , Minas Gerais - disse:
    souzalis.souza@gmail.com

    01/11/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante, gostei muito! ´Irei adequa-lá para trabalhar com meus alunos.


  • edina aparecida mouzer, EEEFM GRACILIANO RAMOS , Rondônia - disse:
    edinaboasnovas@gmail.com

    13/10/2010

    Cinco estrelas

    Criativa, inteligente e muito proveitosa. É isso aí, adorei!!!


  • vitoria, C. E. RAUL DE FREITAS MOUSINHO , Paraíba - disse:
    vitoria-gba@hotmail.com

    29/04/2010

    Cinco estrelas

    eu adorei estava precisando de algumas dicas e encontrei tudo que eu queria.


  • SILVIA RIBAS CAMPOS ALMEIDA, GERSON DE BARROS MARGARIDO PROF , São Paulo - disse:
    atpsilviaribas@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, atividade muito criativa e contextualizada.


  • Ana Paula Ferreira Barbosa, ESC EST MARIQUITA COSTA , Goiás - disse:
    anapaulafb2@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela idéia. Amo Trabalhar com jogos, acho que a aula fica interessante e os alunos participam, até mesmo os que não gostam de matemática, aprendem brincando. Seria muito interessante trabalhar com a gincana para revisão de conteúdos.


  • Claudia , E.E.E.F.Edson Figueiredo , Rio Grande do Sul - disse:
    cm51s@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante sua sugestão de gincana.Riquissima!


  • milton perceus santos de melo, ESC PROFA DEANNA CLARCK XAVIER , Pernambuco - disse:
    miltonperceus@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Está idéia deveria ser usada com frequência no âmbito escolar.


  • Beatriz Alves da Silva, Faculdade Santa Terezinha , Distrito Federal - disse:
    beatrizhrma@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Trabalhar a ludicidade, além de motivadora os alunos aprenderão brincando...muito boa a aula. parabéns


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