Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Outono

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender sobre a estação do ano “Outono”, além de trabalhar com a prática de leitura e interpretação de texto, por meio poemas e músicas.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

Para dar início a estas aulas, o professor deverá mostrar aos alunos um vídeo (Fig. 1) da música “Ruas de Outono” interpretada pela cantora Ana Carolina. O vídeo tem a duração de quatro minutos.

Link do vídeo:

http://vagalume.uol.com.br/ana-carolina/videos/ruas-de-outono.html  Acesso em: 14.Out.2009.

Figura 1- Imagem do vídeo

Observação:

Segue abaixo o link do site em que há a letra da música apresentada no vídeo acima.

http://letras.terra.com.br/ana-carolina/861120/

Em seguida, o poema “Canção de Outono” de Cecília Meireles por meio do link abaixo:

http://www.pensador.info/frase/Mjk5NDQ/#

Em seguida, sugerimos que o poema “Canção de Outono” de Cecília Meireles, postado abaixo, seja apresentado aos alunos.

Feito isso, o professor deverá conversar com os alunos sobre a música e o poema que abordam o mesmo tema, ou seja, o outono. Os alunos, em duplas, deverão listar as características da estação apontadas tanto na música quanto no poema.

É muito importante que os alunos tenham a oportunidade de conhecer diferentes tipos de texto, entre eles os do tipo “Poesia” e que saibam, sobretudo interpretá-los!


Atividade 1

Para continuar os estudos sobre a estação do ano “Outono”, sugerimos que as duplas acessem o site “Brasil Escola” (Fig. 2) para obter mais informações sobre o tema das aulas.

http://www.brasilescola.com/geografia/outono.htm  

Após o acesso e à leitura dos conteúdos contidos no site, além dos conhecimentos obtidos por meio das letras do poema e da música, o professor deverá pedir que os alunos falem sobre o que aprenderam até o momento, que digam o que acharam do poema, da música e do site...
Este é um momento importante para que o professor perceba se os alunos estenderam o propósito das aulas.

Figura 2- Imagem do site “Brasil Escola”

Atividade 2

Para dar continuidade ao estudo sobre o tema das aulas e, também com o objetivo de finalizá-las, os alunos deverão elaborar um material, descrito abaixo, que poderá ter cunho de avaliação para o professor.
Sugerimos ainda que estas produções sejam expostas em um Mural da sala de aula ou entregues à biblioteca da escola para que os demais alunos possam conhecê-las.

Para os alunos da EJA:

Os alunos desta modalidade de ensino deverão elaborar, em duplas, um pequeno texto sobre o outono, conforme o gênero de sua preferência, isto é, música, poema, redação, analogias com a vida cotidiana...Sugerimos que os alunos apresentem sua produção, lendo o texto, ou cantando a música etc. Isto é importante para que a produção realizada seja conhecida e valorizada pelos colegas e também para que sejam avaliados neste momento pelo professor.


Para os alunos do Ensino Fundamental Inicial:

Os alunos poderão, individualmente, fazer um desenho sobre a poesia de Cecília Meireles, como se fosse uma interpretação por meio de desenho.

Recursos Complementares

Sugerimos que em outra oportunidade o professor trabalhe com os alunos a aula “Aprendendo com os diferentes tipos de texto” publicada no site do Portal do Professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=659

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todas as atividades propostas, pois todas têm o objetivo de trabalhar a leitura, escrita e interpretação de textos – competência cognitiva principal destas aulas, bem como a criatividade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.