Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Faces e Poliedros de Platão

 

22/10/2008

Autor e Coautor(es)
Enio Freire de Paula
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF

Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
As formas dos poliedros de Platão e suas características.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Características dos Polígonos.
Estratégias e recursos da aula

Sala de aula:
Educador inicie a aula revisando as características dos Polígonos. Para isso, pergunte aos alunos:
• O que significa o termo polígono? O que é um Polígono regular?
• Quantos lados têm um quadrilátero? E um heptágono?
• Qual é o nome do Polígono de três lados? E o de dez lados?
Logo após, comente sobre Platão e seus estudos com os Poliedros. Vale também comentar a existência dos Poliedros de Arquimedes entre outros. Para saber mais, o Professor poderá utilizar como material de apoio um texto com a história de platão disponível no endereço eletrônico: http://www.suapesquisa.com/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/955/imagens/plataoearquimedes.bmp

Platão e Arquimedes

Outros recursos são os vídeos do programa Mão na forma, que trazem como tema os Poliedros de Platão. Estes podem ser utilizados como materiais de apoio ao professor ou mesmo como recursos complementares, após as atividades no laboratório de informática. O vídeos estão disponíveis no endereço eletrônico:

http://www.youtube.com/watch?v=soMZjpyx5t4&feature=related
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/955/imagens/mao_na_massa.bmp

 Programa Mão na Forma

Laboratório de Informática:
Leve os alunos ao laboratório de informática para que acessem o recurso Mathsolid. Com este recurso o professor pode apresentar aos alunos alguns Poliedros de Platão, tais como: O Hexaedro (6 faces), o Tetraedro (4 faces), o Octaedro (8 faces), o Dodecaedro (12 faces) e o Icosaedro (20 faces). Além de apresentar os sólidos o professor também pode decompor a figura para que os alunos vejam com quantas faces é formado o Poliedro. O recurso ainda permite alterar as cores das faces, do fundo e até mesmo das arestas. O programa digital Mathsolid está disponível no endereço eletrônico:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3365

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/955/imagens/alunos_na_atividade_de_Poliedros.JPG

Alunos participando da atividade com o programa Mathsolid

Validando o conceito:
Após os alunos simularem a construção de alguns poliedros com o Mathsolid, peça que procurem refletir como seriam estes Poliedros se fossem abertos, ficando todas as suas faces em um mesmo plano. Após isto, distribua para eles uma folha com o desenho de alguns poliedros em uma coluna e a forma decomposta destes sólidos, fora da ordem. Solicite aos alunos que liguem cada poliedro à sua forma decomposta e peça também que os alunos indiquem o número de faces de cada poliedro. O modelo da atividade segue abaixo.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/955/imagens/ativpoli.bmp

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/955/imagens/aluno_respondendo_a_atividade.JPG

Aluno trabalhando com a atividade proposta

Recursos Complementares
Educador, estimule a resolução de exercícios contidos nos livros didáticos para que o aluno possa exercitar o conteúdo assimilado.
Avaliação
Para avaliar se houve aprendizagem quanto às formas dos poliedros e suas características, o professor pode utilizar todas as atividades que foram desenvolvidas, entre elas: a folha onde os alunos ligaram os ítens das colunas e classificaram o número de faces dos poliedros, a pesquisa, a classificação e a planificação de objetos trazidos para a aula, seguida do questionamentos sobre o número de faces e nome do poliedro.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ailton Lima, Escola Benjamin Cosntant , Pernambuco - disse:
    ailton1618@hotmail.com

    18/08/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom...os estudantes das Ejas tem uma lacuna enorme em relação a geometria e essa aula é simples e eficaz...nota 10


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.