22/10/2008
Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Sala de aula:
Educador inicie a aula revisando as características dos Polígonos. Para isso, pergunte aos alunos:
• O que significa o termo polígono? O que é um Polígono regular?
• Quantos lados têm um quadrilátero? E um heptágono?
• Qual é o nome do Polígono de três lados? E o de dez lados?
Logo após, comente sobre Platão e seus estudos com os Poliedros. Vale também comentar a existência dos Poliedros de Arquimedes entre outros. Para saber mais, o Professor poderá utilizar como material de apoio um texto com a história de platão disponível no endereço eletrônico: http://www.suapesquisa.com/
Platão e Arquimedes
Outros recursos são os vídeos do programa Mão na forma, que trazem como tema os Poliedros de Platão. Estes podem ser utilizados como materiais de apoio ao professor ou mesmo como recursos complementares, após as atividades no laboratório de informática. O vídeos estão disponíveis no endereço eletrônico:
http://www.youtube.com/watch?v=soMZjpyx5t4&feature=related
Programa Mão na Forma
Laboratório de Informática:
Leve os alunos ao laboratório de informática para que acessem o recurso Mathsolid. Com este recurso o professor pode apresentar aos alunos alguns Poliedros de Platão, tais como: O Hexaedro (6 faces), o Tetraedro (4 faces), o Octaedro (8 faces), o Dodecaedro (12 faces) e o Icosaedro (20 faces). Além de apresentar os sólidos o professor também pode decompor a figura para que os alunos vejam com quantas faces é formado o Poliedro. O recurso ainda permite alterar as cores das faces, do fundo e até mesmo das arestas. O programa digital Mathsolid está disponível no endereço eletrônico:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3365
Alunos participando da atividade com o programa Mathsolid
Validando o conceito:
Após os alunos simularem a construção de alguns poliedros com o Mathsolid, peça que procurem refletir como seriam estes Poliedros se fossem abertos, ficando todas as suas faces em um mesmo plano. Após isto, distribua para eles uma folha com o desenho de alguns poliedros em uma coluna e a forma decomposta destes sólidos, fora da ordem. Solicite aos alunos que liguem cada poliedro à sua forma decomposta e peça também que os alunos indiquem o número de faces de cada poliedro. O modelo da atividade segue abaixo.
Aluno trabalhando com a atividade proposta
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/08/2011
Cinco estrelasMuito bom...os estudantes das Ejas tem uma lacuna enorme em relação a geometria e essa aula é simples e eficaz...nota 10