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Trabalho: O que este conceito Físico nos ensina!

 

11/11/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno compreenderá o que é o Trabalho de alguma Força e como ele está presente no nosso cotidiano.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

* Trigonometria (cosseno e seno); * Segunda lei de Newton.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática;
• Desenvolvimento de um experimento. Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1 abaixo) necessários para a realização do experimento nestas aulas.

Tabela 1 – Lista de Materiais

Materiais Comentários
2 pedaços de papelão Os papelões serão usados para formarem rampas.
Suportes Os suportes são utilizados para elevarem as rampas. Deverão ser iguais para ambas as rampas.
Caixa Utilizamos uma caixa de "chá mate", de 200g, do tipo granel.
Massas Qualquer material para pôr nas caixas. Por exemplo: massa de modelar, moedas etc.
Barbante Ou qualquer outro tipo de linha.
Dinamômetro Para medir a Força exercida na caixa. Adquirido em lojas de balanças.
Fita adesiva

Motivação:

Sugerimos que o professor, após pedir para que os alunos formem grupos de quatro a cinco integrantes, demonstre em sala de aula um macaco mecânico (Fig. 1) em ação. Em seguida, o professor deverá levantar sua mesa ou um balde grande com terra usando para isso o macaco mecânico. O professor poderá pedir, se preferir, que um aluno tente fazer tal atividade.

Figura 1 – Macaco mecânico.
Imagem disponível em: http://www.testedos100dias.com.br/fusion/wp-content/uploads/2009/07/macaco-520x390.jpg. Acesso em: 07 Out 2009

Após isto, promova uma discussão com os alunos, tendo as seguintes questões como norteadoras desta:

• Como o macaco mecânico funciona?

• Ele pode levantar um carro?

• Quais conceitos físicos estão envolvidos?

• Qual a importância deste equipamento para a humanidade?

É importante que o professor ouça as opiniões dos alunos e favoreça com que eles possam concluir que temos as Forças de Atrito, Peso, Contato, além da ação da gravidade e de Energias (Potencial e Cinética) envolvidas no trabalho realizado pelo macaco mecânico. Ressalte, entretanto, que iremos focar na ação do Trabalho do macaco mecânico, assim sendo o professor deverá dizer que este conceito será estudado e esclarecido no decorrer destas aulas.

Atividade 1

Pensando no funcionamento do macaco mecânico, sugerimos que o professor, após dividir os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas, peça para que eles (os grupos) imaginem e construam um sistema parecido com o macaco mecânico, e que este sistema auxilie com que as pessoas consigam levantar objetos muito pesados, como por exemplo, um cavalo que se feriu e que deverá ser colocado sobre um caminhão ou, até mesmo, para erguer um container (Fig. 2). É importante informar aos alunos que neste sistema somente poderemos utilizar equipamentos simples (cordas, ganchos, placa de madeira, roldanas etc.). Ressaltamos que o professor deverá levar estes materiais para a aula, de forma a propocionar a realização desta atividade.

Figura 2 – Container.
Imagem disponível em: http://www.greenhomebuilding.com/weblog/uploaded_images/container16-771995.jpg. Acesso em: 10 Nov. 2009

Peça para que cada grupo apresente aos demais alunos da sala suas ideias e que eles opinem sobre o funcionamento desta. É importante que o professor promova com os alunos uma discussão sobre a efetividade do que foi construído pelos grupos para resolver os problemas propostos!! Feito isto, explique aos alunos que na próxima atividade será desenvolvido um experimento que ilustra este sistema - Trabalho.

Atividade 2

Na atividade anterior foi discutido a formação de um sistema idêntico ao macaco mecânico, ou seja, que utilizasse os mesmo conceitos de funcionamento, neste momento, o professor deverá apresentar o recurso que aborda uma experiência que trata sobre o mesmo assunto - Trabalho, como postado abaixo.

Recurso:Economia de força 2

Link do Recurso no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13629/economia_de_forca_2.pdf

Este experimento (Fig. 3) consiste em demonstrar o estudo do Trabalho num plano inclinado.

Figura 3 – Representação da experiência.

Neste experimento poderá ser visto q ue com o uso adequado de um plano inclinad o, podemos realizar o mesmo trabalho realizando menos força. O trabalho em questão é levantar uma caixa a uma determinada altura.

O experimento consiste em utilizar duas rampas feitas com papelão, uma caixa de "chá mate", barbante, suportes, dinamômetro e massas.

Em relação à montagem do experimento, o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:

• Cortem uma das rampas de papelão com 60 cm de comprimento e a outra rampa com 30 cm (Fig.4)

Figura 4 – Demonstração.

• Façam dois suportes – com as tampas requisitadas na tabela 1. Os suportes devem ser do mesmo tamanho e formato, se possível com os mesmos materiais para ambos.

• Coloquem uma das rampas em um suporte e a outra no outro suporte (Fig. 4).

• Fixem com fita adesiva as rampas na borda dos suportes, para que estas não se desloquem.

• Furem dois lados da caixa de chá. Passem uma das extremidades do barbante nos furos e amarrem-no na outra ponta (Fig. 5).

Figura 5 – Caixinha com o barbante.

• Coloquem massas na caixa.

• Com o uso do dinamômetro, levantem a caixa até que seu fundo atinja o topo do suporte, mas dividindo este de três modos (Fig. 6): primeiramente sem o uso das rampas, depois na rampa mais curta (de maior inclinação) e finalmente na rampa mais longa (de menor inclinação).

Figura 6 – Sistema dinamômetro e caixa.

Pergunte aos alunos o que eles notaram de diferente nos dados obtidos pelo dinamômetro enquanto faziam as três etapas do experimento. Ajude-os a compreender que quanto maior a distância de deslocamento do objeto menor será a força para deslocá-lo. Assim, o mesmo Trabalho é feito usando-se menos Força, ocasionando, assim, um aumento na distância percorrida.

Neste momento, retome a pergunta inicial (do macaco mecânico) e favoreça com que os alunos compreendam que o macaco consegue erguer o carro pela ralação entre força e deslocamento. A medida da distância percorrida pela mão que gira a manivela é dezenas de vezes maior que a elevação sofrida pelo automóvel em decorrência desse movimento. A redução da força é exatamente o inverso do aumento do deslocamento: se este se torna dezenas de vezes maior, a força exercida por quem opera o macaco se torna dezenas de vezes men or (1).

SUGESTÃO

Sugerimos que o professor leve os alunos para o laboratório de informática ou à sala de vídeo e apresente o seguinte vídeo (Fig. 7):

Recurso: http://www.youtube.com/watch?v=1nprO5JZu8U (Acesso em: 07 Out. 2009)

Figura 7 – Imagem do vídeo.

Observação: O vídeo sugerido acima é a primeira parte de uma aula que contem cinco (5) partes. Nesta primeira parte é discutido o Trabalho de uma força, assim sendo sugerimos somente a exibição da primeira parte desta aula, mas fica a cargo do professor trabalhar as demais partes.

Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

Este vídeo explica o conceito de Trabalho detalhadamente e a sua relação com a Energia Cinética.

Após a apresentação do vídeo, pergunte aos alunos qual a importância do estudo do Trabalho nas nossas vidas. Além disso, pergunte se o Trabalho tem alguma relação com o macaco mecânico discutido no início destas aulas.

Referências Bibliográficas

(1) – Gaspar, Alberto. Física 1º Edição. p. 135, 2008.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Economia de força 2 Experimento prático
Recursos Complementares
Avaliação

Avalie a participação dos alunos nas discussões, na exploração do recurso, e peça para eles pesquisem em livros e na internet cinco (5) outras máquinas que utilizem o conceito de Trabalho em seu funcionamento.

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