11/11/2009
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Nesta aula o aluno compreenderá o que é o Trabalho de alguma Força e como ele está presente no nosso cotidiano.
* Trigonometria (cosseno e seno); * Segunda lei de Newton.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática;
• Desenvolvimento de um experimento. Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1 abaixo) necessários para a realização do experimento nestas aulas.
Tabela 1 – Lista de Materiais
Materiais | Comentários |
2 pedaços de papelão | Os papelões serão usados para formarem rampas. |
Suportes | Os suportes são utilizados para elevarem as rampas. Deverão ser iguais para ambas as rampas. |
Caixa | Utilizamos uma caixa de "chá mate", de 200g, do tipo granel. |
Massas | Qualquer material para pôr nas caixas. Por exemplo: massa de modelar, moedas etc. |
Barbante | Ou qualquer outro tipo de linha. |
Dinamômetro | Para medir a Força exercida na caixa. Adquirido em lojas de balanças. |
Fita adesiva |
Motivação:
Sugerimos que o professor, após pedir para que os alunos formem grupos de quatro a cinco integrantes, demonstre em sala de aula um macaco mecânico (Fig. 1) em ação. Em seguida, o professor deverá levantar sua mesa ou um balde grande com terra usando para isso o macaco mecânico. O professor poderá pedir, se preferir, que um aluno tente fazer tal atividade.
Figura 1 – Macaco mecânico.
Imagem disponível em: http://www.testedos100dias.com.br/fusion/wp-content/uploads/2009/07/macaco-520x390.jpg. Acesso em: 07 Out 2009
Após isto, promova uma discussão com os alunos, tendo as seguintes questões como norteadoras desta:
• Como o macaco mecânico funciona?
• Ele pode levantar um carro?
• Quais conceitos físicos estão envolvidos?
• Qual a importância deste equipamento para a humanidade?
É importante que o professor ouça as opiniões dos alunos e favoreça com que eles possam concluir que temos as Forças de Atrito, Peso, Contato, além da ação da gravidade e de Energias (Potencial e Cinética) envolvidas no trabalho realizado pelo macaco mecânico. Ressalte, entretanto, que iremos focar na ação do Trabalho do macaco mecânico, assim sendo o professor deverá dizer que este conceito será estudado e esclarecido no decorrer destas aulas.
Atividade 1
Pensando no funcionamento do macaco mecânico, sugerimos que o professor, após dividir os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas, peça para que eles (os grupos) imaginem e construam um sistema parecido com o macaco mecânico, e que este sistema auxilie com que as pessoas consigam levantar objetos muito pesados, como por exemplo, um cavalo que se feriu e que deverá ser colocado sobre um caminhão ou, até mesmo, para erguer um container (Fig. 2). É importante informar aos alunos que neste sistema somente poderemos utilizar equipamentos simples (cordas, ganchos, placa de madeira, roldanas etc.). Ressaltamos que o professor deverá levar estes materiais para a aula, de forma a propocionar a realização desta atividade.
Figura 2 – Container.
Imagem disponível em: http://www.greenhomebuilding.com/weblog/uploaded_images/container16-771995.jpg. Acesso em: 10 Nov. 2009
Peça para que cada grupo apresente aos demais alunos da sala suas ideias e que eles opinem sobre o funcionamento desta. É importante que o professor promova com os alunos uma discussão sobre a efetividade do que foi construído pelos grupos para resolver os problemas propostos!! Feito isto, explique aos alunos que na próxima atividade será desenvolvido um experimento que ilustra este sistema - Trabalho.
Atividade 2
Na atividade anterior foi discutido a formação de um sistema idêntico ao macaco mecânico, ou seja, que utilizasse os mesmo conceitos de funcionamento, neste momento, o professor deverá apresentar o recurso que aborda uma experiência que trata sobre o mesmo assunto - Trabalho, como postado abaixo.
Recurso:Economia de força 2
Link do Recurso no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13629/economia_de_forca_2.pdf
Este experimento (Fig. 3) consiste em demonstrar o estudo do Trabalho num plano inclinado.
Figura 3 – Representação da experiência.
Neste experimento poderá ser visto q ue com o uso adequado de um plano inclinad o, podemos realizar o mesmo trabalho realizando menos força. O trabalho em questão é levantar uma caixa a uma determinada altura.
O experimento consiste em utilizar duas rampas feitas com papelão, uma caixa de "chá mate", barbante, suportes, dinamômetro e massas.
Em relação à montagem do experimento, o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:
• Cortem uma das rampas de papelão com 60 cm de comprimento e a outra rampa com 30 cm (Fig.4)
Figura 4 – Demonstração.
• Façam dois suportes – com as tampas requisitadas na tabela 1. Os suportes devem ser do mesmo tamanho e formato, se possível com os mesmos materiais para ambos.
• Coloquem uma das rampas em um suporte e a outra no outro suporte (Fig. 4).
• Fixem com fita adesiva as rampas na borda dos suportes, para que estas não se desloquem.
• Furem dois lados da caixa de chá. Passem uma das extremidades do barbante nos furos e amarrem-no na outra ponta (Fig. 5).
Figura 5 – Caixinha com o barbante.
• Coloquem massas na caixa.
• Com o uso do dinamômetro, levantem a caixa até que seu fundo atinja o topo do suporte, mas dividindo este de três modos (Fig. 6): primeiramente sem o uso das rampas, depois na rampa mais curta (de maior inclinação) e finalmente na rampa mais longa (de menor inclinação).
Figura 6 – Sistema dinamômetro e caixa.
Pergunte aos alunos o que eles notaram de diferente nos dados obtidos pelo dinamômetro enquanto faziam as três etapas do experimento. Ajude-os a compreender que quanto maior a distância de deslocamento do objeto menor será a força para deslocá-lo. Assim, o mesmo Trabalho é feito usando-se menos Força, ocasionando, assim, um aumento na distância percorrida.
Neste momento, retome a pergunta inicial (do macaco mecânico) e favoreça com que os alunos compreendam que o macaco consegue erguer o carro pela ralação entre força e deslocamento. A medida da distância percorrida pela mão que gira a manivela é dezenas de vezes maior que a elevação sofrida pelo automóvel em decorrência desse movimento. A redução da força é exatamente o inverso do aumento do deslocamento: se este se torna dezenas de vezes maior, a força exercida por quem opera o macaco se torna dezenas de vezes men or (1).
SUGESTÃO
Sugerimos que o professor leve os alunos para o laboratório de informática ou à sala de vídeo e apresente o seguinte vídeo (Fig. 7):
Recurso: http://www.youtube.com/watch?v=1nprO5JZu8U (Acesso em: 07 Out. 2009)
Figura 7 – Imagem do vídeo.
Observação: O vídeo sugerido acima é a primeira parte de uma aula que contem cinco (5) partes. Nesta primeira parte é discutido o Trabalho de uma força, assim sendo sugerimos somente a exibição da primeira parte desta aula, mas fica a cargo do professor trabalhar as demais partes.
Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Este vídeo explica o conceito de Trabalho detalhadamente e a sua relação com a Energia Cinética.
Após a apresentação do vídeo, pergunte aos alunos qual a importância do estudo do Trabalho nas nossas vidas. Além disso, pergunte se o Trabalho tem alguma relação com o macaco mecânico discutido no início destas aulas.
Referências Bibliográficas
(1) – Gaspar, Alberto. Física 1º Edição. p. 135, 2008.
Nome | Tipo |
---|---|
Economia de força 2 | Experimento prático |
Teoria e experimentos:
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/trabalho.php
Vídeos da continuação da aula:
Aula 2 - http://www.youtube.com/watch?v=3ILXCnEKHUc&feature=related
Aula 3 - http://www.youtube.com/watch?v=aAKsTihDrNg&feature=related
Aula 4 - http://www.youtube.com/watch?v=o_MmF9VZWFY&feature=related
Aula 5 - http://www.youtube.com/watch?v=cfMpIMUhixY&feature=related
Avalie a participação dos alunos nas discussões, na exploração do recurso, e peça para eles pesquisem em livros e na internet cinco (5) outras máquinas que utilizem o conceito de Trabalho em seu funcionamento.
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