Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Mundo invisível dos plânctons

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agroecologia
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Produção Aquícola
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o que é e como é constituído o plâncton.
Compreender a importância deste grupo de indivíduos na cadeia alimentar
Avaliar os fatores que interferem e de que maneira interferem no ciclo de vida e equilíbrio populacional deste grupo

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ecossistemas, cadeia alimentar.
Estratégias e recursos da aula


A mídia noticiou mês passado sobre o aporte de lixo que navios estrangeiros estariam deixando no litoral brasileiro. Ou seja, querem transformar nossos mares em lixões internacionais. Isto representa um grave crime ambiental causador de grande desequilíbrio. E na base desse desequilíbrio encontramos um grupo de organismos não muito conhecidos. O Plâncton. A reportagem a seguir trata desses organimos e como eles estão associados com o equilíbrio da vida aquática. Jornal Cruzeiro do Sul, Lixo ao Mar, disponível em: http://www.cdcc.usp.br/exper/medio/biologia/7microscopia_al.pdf (acessado dia 13/10/09).

O que é o plancton mencionado na reportagem? De que maneira o lixo influencia a sobrevivência destes organismos? Qual a importância destes organismos para o resto da cadeia alimentar?
O professor poderá pedir aos alunos que montem um breve mapa conceitual com o que sabem sobre este tema.



A reportagem da Revista FAPESP “Reciclagem marinha alterada” trata de pesquisa que relaciona bactérias provenientes de material orgânico e sua influencia no equilíbrio ecológico marinho. Disponícel em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/11034/especiais/reciclagem-marinha-alterada.htm (acessado dia 13/10/09).
Qual a relação que as bactérias do estudo têm com o plâncton? Qual a importância do trabalho feito por elas para o ecossistema marinho?
Para conhecer mais sobre estes organismos leve os alunos ao laboratório de informática.

O plâncton é constituído de fitoplancton e zooplâncton, e um grupo importante que o constitui é o Protista. Acesse o recurso do Portal do Professor, Organelas Citoplasmáticas – Protozoários, que apresenta o funcionamento deste organismo unicelular. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10147  (Acessado dia 13/10/09).
.

.

.Organelas citoplasmáticas: protozoários    

.

.


Que variações estruturais este grupo pode apresentar na composição do plâncton?
Um vídeo muito interessante é “A vida invisível na lagoa”, que mostra os diversos organismos que compõem o fito e zooplâncton, além de outros grupos. Acesse o vídeo pelo endereço: http://wms.emm.usp.br/ib/O_Mundo_Invisivel_da_Lagoa_multi.wmv (acessado dia 09/10/09).
Identifique os animais mencionados no vídeo, e correlacione seu grupo taxonômico e função ecológica que desempenha no ecossistema Lagoa.

Colete água para visualizar os microorganismos que constituem o plâncton. Para isto, o professor poderá fazer uma excursão com os alunos em locais que tenham corpos d’água. Planeje toda a logística necessária para uma saída à campo como essa, desde a autorização dos pais ou responsáveis (para alunos menores de 18 anos) até os cuidados necessários para que não ocorra acidentes. Um vídeo que explica o passo-a-passo dessa atividade encontra-se disponível no endereço a seguir: http://wms.emm.usp.br/ib/Cultivando_Microorganismos_multi.wmv (acessado dia 17/11/09). Lembrete: ao acessar este endereço, abrirá uma janela "pop-up" com o programa padrão que roda vídeos em seu computador, e o vídeo começa a passar.
Peça que os alunos redijam um relatório de toda a atividade, e depois montem uma breve apresentação sobre os organismos que foram encontrados em cada amostra de água. Eles devem não somente elencar os organismos encontrados, mas também pesquisar sobre suas características, fisiologia e ecologia.

Retome com os alunos a discussão feita no início da aula. De que forma a poluição das águas afeta a população de plâncton? Quais as repercussões disto? Peça que eles pesquisem um pouco mais sobre eutrofização. Após a pesquisa, discuta quais são as fontes que alimentam este fenômeno nas águas pluviais e fluviais. De que maneira podemos ajudar a evitar desequilíbrios ecológicos aquáticos como esses?

Para finalizar a aula, peça aos alunos que retomem seus mapas conceituais e os complementem. Além disso, instrua que eles se reúnam em grupos de 3 integrantes para desenvolver um slogan que conscientize a comunidade local quanto aos riscos que o aporte indevido de lixo nas águas causa ao ambiente e saúde. Após a exposição dos trabalhos, selecione alguns para ficar a mostra na escola.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares


O CINTED da UFRS disponibiliza um sítio com informações sobre plâncton e ecologia, em: http://www.cinted.ufrgs.br/projetos/cesta/plancton.swf (Acessado dia 13/10/09).
O sítio “Biociência”, traz informações sobre as algas, em: http://biociencia.org/index.php?option=com_content&task=view&id=74&Itemid=169 (Acessado dia 13/10/09).
Projeto Brasil das Águas, disponível em: http://360graus.terra.com.br/extremoss/brasildasaguas_mostra.asp?did=10377 (acessado dia 13/10/09).
Sítio “Saco de Idéias”, reportagens e fotografias sobre plânton, disponível em: http://www.sacodeideias.com/plancton-incrivel-vida-microscopica-marinha-fotos.html (Acessado dia 13/10/09).

Avaliação

A avaliação pode ser feita sobre as produções individuais e coletivas dos alunos. Lembre de elencar critérios e deixá-los explícitos aos educandos com antecedência.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.