22/10/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Aula 01: O professor pode iniciar a aula contextualizando a situação econômica e política do Brasil a partir da década de 1960.
Sugerimos o vídeo Regime Militar onde o historiador Boris Fausto narra os acontecimentos desde o início da Ditadura Militar até a década 1980 com a Diretas Já!
Atenção professor! Chame atenção dos seus alunos para os Atos Institucionais, principalmente o AI 5º. , a música: “Eu te amo, meu Brasil” de Dom e Ravel e as propagandas “Brasil ame-o ou deixe-o”. |
Depois de analisar o filme o professor deverá dividir a turma em grupos para discutir os seguintes textos: “A Ditadura Militar” <http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/Ditadura%20militar.pdf>, “Regime Militar AI 5” <http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/REgime%20AI%205.pdf>, “Vanguarda e a Ditadura” <http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/Vanguarda%20e%20a%20Ditadura.pdf> e “A Pop Art no Brasil” <http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/A%20pop%20art%20no%20brasil.pdf>.
Após a leitura os grupos deverão relacionar os fatos históricos com os artísticos traçando um panorama da realidade do país na época.
Aula 02: No laboratório de informática os alunos deverão explorar a animação sobre Arte Efêmera disponível no site Itaú Cultural. http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2751
Os alunos deverão escolher um artista e pesquisar sobre suas obras e sua contribuição para as artes visuais. Além da pesquisa deverão apresentar a releitura de uma obra do artista escolhido.
Para apresentação da pesquisa os alunos poderão utilizar as seguintes mídias: jornal ou vídeo. Para a releitura das obras a técnica é livre.
Aula 03: Os alunos apresentaram o resultado das pesquisas e suas releituras.
Caso a escola tenha disponibilidade, sugerimos que o professor organize uma exposição com todos os trabalhos de todas as turmas.
Sugestão de avaliação
Critérios | 100 | 80 | 60 |
Participação | Participou das atividades e contribuiu para discussão | Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão | Realizou algumas atividades, mas não contribuiu para o grupo |
Qualidade | Articulou bem as idéias, trabalho bem acabado | Dificuldades de articular as idéias, precisa melhorar acabamento | Idéias desarticuladas e deve melhorar acabamento |
Criatividade, interpretação e técnica | Aplicou de forma adequada a técnica e os conceitos da pop art brasileira | Aplicou de forma adequada o conceito, porém teve dificuldades com as técnicas | Dificuldade de aplicar as técnicas e conceitos |
Nome | Tipo |
---|---|
Regime Militar | Vídeo |
Cinco estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/09/2011
Cinco estrelasGostei muito, estava na dúvida de como trabalhar este assunto e esta aula me ajudou bastante. Obrigado
16/09/2010
Cinco estrelasexcelenteeeeeeeeeee!
24/03/2010
Cinco estrelasO tema foi muito bem abordado,situando aluno no espaço/tempo.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei bastante da aula. Esta troca de experiências nos ajuda a aperfeiçoar nossas aulas.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente este tema, trabalhei com os alunos o pop art e estou com algumas colegas montando uma atividade interdisciplinar sobre a ditadura e pensei justamente m pop art...sua aula ajudará muito...gostei demais, vejo que estou no caminho certo.