Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A pop art brasileira

 

22/10/2008

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver nos alunos a interpretação, reflexão e senso crítico em relação ao período da ditadura, e o que esse movimento representou/transformou no cenário artístico brasileiro.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É interessante que os alunos já tenham conhecimento sobre os movimentos: Dadá, Expressionismo Abstrato, Movimento Construtivista no Brasil e no Mundo, Ready Made e Marcel Duchamp. Para compreender as transformações na arte e na sociedade ao longo da história.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: O professor pode iniciar a aula contextualizando a situação econômica e política do Brasil a partir da década de 1960.
Sugerimos o vídeo Regime Militar onde o historiador Boris Fausto narra os acontecimentos desde o início da Ditadura Militar até a década 1980 com a Diretas Já!

Regime Militar

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/959/imagens/sugestoes.gif Atenção professor! Chame atenção dos seus alunos para os Atos Institucionais, principalmente o AI 5º. , a música: “Eu te amo, meu Brasil” de Dom e Ravel e as propagandas “Brasil ame-o ou deixe-o”.


Depois de analisar o filme o professor deverá dividir a turma em grupos para discutir os seguintes textos: “A Ditadura Militar” <http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/Ditadura%20militar.pdf>, “Regime Militar AI 5” <http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/REgime%20AI%205.pdf>, “Vanguarda e a Ditadura” <http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/Vanguarda%20e%20a%20Ditadura.pdf> e “A Pop Art no Brasil” <http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/A%20pop%20art%20no%20brasil.pdf>.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/959/imagens/jornais_copy.jpg

Após a leitura os grupos deverão relacionar os fatos históricos com os artísticos traçando um panorama da realidade do país na época.

Aula 02: No laboratório de informática os alunos deverão explorar a animação sobre Arte Efêmera disponível no site Itaú Cultural. http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2751

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/959/imagens/Arte_efemera_copy.jpg

Os alunos deverão escolher um artista e pesquisar sobre suas obras e sua contribuição para as artes visuais. Além da pesquisa deverão apresentar a releitura de uma obra do artista escolhido.
Para apresentação da pesquisa os alunos poderão utilizar as seguintes mídias: jornal ou vídeo. Para a releitura das obras a técnica é livre.

Aula 03: Os alunos apresentaram o resultado das pesquisas e suas releituras.
Caso a escola tenha disponibilidade, sugerimos que o professor organize uma exposição com todos os trabalhos de todas as turmas.

Sugestão de avaliação

Critérios 100 80 60
Participação  Participou das atividades e contribuiu para discussão  Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão  Realizou algumas atividades, mas não contribuiu para o grupo
Qualidade  Articulou bem as idéias, trabalho bem acabado  Dificuldades de articular as idéias, precisa melhorar acabamento  Idéias desarticuladas e deve melhorar acabamento
Criatividade, interpretação e técnica  Aplicou de forma adequada a técnica e os conceitos da pop art brasileira  Aplicou de forma adequada o conceito, porém teve dificuldades com as técnicas  Dificuldade de aplicar as técnicas e conceitos


 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Regime Militar Vídeo
Recursos Complementares
http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2002/eleicoes/historia-1969.shtml Reportagem sobre o governo de Emílio Garrastazu Médici em 1969. http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2751 Percursos da Arte Brasileira - http://www.culturabrasil.pro.br/ditadura.htm texto sobre a ditadura militar. http://www.mundovestibular.com.br/articles/4273/1/REGIME-MILITAR-AI-5/Paacutegina1.html Texto sobre o AI 5.
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho para turma, é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisaram desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor pode propor uma avaliação em conjunto com a turma, isto é, os alunos também podem avaliar o trabalho dos colegas, dessa forma irão desenvolver senso crítico. Verifique a sugestão de atividades.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.