Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cidadania

 

24/11/2008

Autor e Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Avaliar aspectos de responsabilidades no âmbito escolar, de emprego e pessoal. • Verificar motivos de demissões em locais de trabalho
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais dos alunos sobre o tema
Estratégias e recursos da aula

Professor, você pode começar a aula contando a seguinte estória aos alunos:

Um guarda-noturno trabalhava numa empresa especializada em lapidação de diamantes... Uma manhã ele contou a seu chefe um sonho que tivera na noite anterior. Disse-lhe que o avião que ele iria tomar com destino à Rússia sofreria um acidente e, em conseqüência, todos os passageiros morreriam. Seu chefe, jovem executivo, dinâmico e empreendedor, tinha verdadeiro pânico de aviões. Assustado com a informação do empregado, decidiu cancelar o vôo. Três dias mais tarde, leu nas manchetes dos principais jornais que o avião que ele deveria ter tomado caíra no mar e, até o momento, não havia notícias de sobreviventes. Imediatamente, chamou o guarda-noturno, mostrou a notícia do jornal, agradeceu-lhe efusivamente o aviso que lhe salvara a vida e, a seguir, sem nenhuma explicação, despediu-o da companhia. O guarda não compreendeu porque tinha sido despedido depois de salvar a vida do seu chefe.

Após contar a estória lance a seguinte pergunta:


- Por que o guarda foi mandado embora?

Nesse momento o professor fará um debate com os alunos e verificará as respostas deles (Resposta: - O empregado era guarda-noturno, se teve um sonho à noite, é porque estava dormindo em serviço), se não encontrar a seguinte resposta comente com eles a resposta correta e aproveite as colocações que eles fizeram..

Logo depois pergunte: Quem estava certo, o chefe ou o funcionário? Por quê? Ou muitas vezes os funcionários não cumprem suas tarefas com êxito?

A partir das respostas sobre as perguntas feitas anteriormente, converse com os alunos sobre questões referentes a responsabilidade, particularmente no tocante a importância do cumprimento de suas tarefas.

Nesse momento o aluno deve compreender que as responsabilidades são importantes e fazem parte da formação do ser humano, e que para se tornar uma pessoa aceita pela sociedade deve cumprir suas responsabilidades.

Depois pedir aos alunos que entrem no site

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/961/imagens/emprego1.JPG

 

que explicita as razões que originam demissões, ou no site

http://carreiras.empregos.com.br/carreira/parceiros/vencer/070108-responsabilidade_assusta.shtm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/961/imagens/emprego2.JPG,

que aborda questões relativas aos porquês das fugas das responsabilidades, ou pode procurar sites relacionados.
Esses sites devem surgir como auxilio ao entendimento de que a falta de responsabilidades ou o não cumprimento de tarefas pode levar ao “fracasso profissional”.

Peça aos alunos que montem uma lista com 5 tarefas que realizam em casa ou na escola e qual o grau de dificuldade de cada uma (Você poderá criar parâmetros para numerar o grau de dificuldade, como por exemplo 1 – muito fácil, 2 – apresenta certa dificuldade, 3 – difícil, 4 – muito difícil) Depois compare com os colegas e relacione os motivos de demissões, e mesmo na dificuldade a necessidade de se ter responsabilidades.

A partir dessa atividade o aluno poderá comparar as tarefas realizadas em casa e as tarefas realizadas em uma empresa, por exemplo, e verificar que independente do local de atuação as responsabilidades existem e devem ser cumpridas.


Pedir aos alunos que criem um blog e escrevam:


• sugestões para o cumprimento de suas responsabilidades
• importância do cumprimento das responsabilidades
• problemas enfrentados pelos irresponsáveis


Temas correlatos:

O professor poderá falar das diferenças entre chefe e líder ou como praticar a cidadania.

Recursos Complementares
Avaliação
• da participação qualificada nos debates em sala; • da participação qualificada no blog em relação as respostas sobre a importância do cumprimento das responsabilidades
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • FRANCISCA DAS CHAGAS ALVES, EEEFM CELSO MARIZ , Paraíba - disse:
    daschagalves@gmail.com

    07/11/2011

    Três estrelas

    Gostei bastante, aproveitei e ministrei uma aula parecida.Pois atualmente no nosso estado esta havendo muitas demissões e poucos conhecem o que é cidadania.


  • Ivone Menezes Lutz, ESC EST ENS FUN OSMAR HERMANN , Rio Grande do Sul - disse:
    ivone_lutz@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Este assunto nos faz pensar e redicionar nossos objetivos com relação ao nosso trabalho.


  • Durival José Gasparoto, JOAO ALVES DOS SANTOS DR EMEF , São Paulo - disse:
    djgasparoto@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente o recurso utilizado, pois, além de aguçar a curiosidade, incita a criatividade para chegar na mensagem final desejada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.