24/11/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Conquista do lugar como conquista da cidadania |
Professor, você pode começar a aula contando a seguinte estória aos alunos:
Um guarda-noturno trabalhava numa empresa especializada em lapidação de diamantes... Uma manhã ele contou a seu chefe um sonho que tivera na noite anterior. Disse-lhe que o avião que ele iria tomar com destino à Rússia sofreria um acidente e, em conseqüência, todos os passageiros morreriam. Seu chefe, jovem executivo, dinâmico e empreendedor, tinha verdadeiro pânico de aviões. Assustado com a informação do empregado, decidiu cancelar o vôo. Três dias mais tarde, leu nas manchetes dos principais jornais que o avião que ele deveria ter tomado caíra no mar e, até o momento, não havia notícias de sobreviventes. Imediatamente, chamou o guarda-noturno, mostrou a notícia do jornal, agradeceu-lhe efusivamente o aviso que lhe salvara a vida e, a seguir, sem nenhuma explicação, despediu-o da companhia. O guarda não compreendeu porque tinha sido despedido depois de salvar a vida do seu chefe.
Após contar a estória lance a seguinte pergunta:
- Por que o guarda foi mandado embora?
Nesse momento o professor fará um debate com os alunos e verificará as respostas deles (Resposta: - O empregado era guarda-noturno, se teve um sonho à noite, é porque estava dormindo em serviço), se não encontrar a seguinte resposta comente com eles a resposta correta e aproveite as colocações que eles fizeram..
Logo depois pergunte: Quem estava certo, o chefe ou o funcionário? Por quê? Ou muitas vezes os funcionários não cumprem suas tarefas com êxito?
A partir das respostas sobre as perguntas feitas anteriormente, converse com os alunos sobre questões referentes a responsabilidade, particularmente no tocante a importância do cumprimento de suas tarefas.
Nesse momento o aluno deve compreender que as responsabilidades são importantes e fazem parte da formação do ser humano, e que para se tornar uma pessoa aceita pela sociedade deve cumprir suas responsabilidades.
Depois pedir aos alunos que entrem no site
que explicita as razões que originam demissões, ou no site
http://carreiras.empregos.com.br/carreira/parceiros/vencer/070108-responsabilidade_assusta.shtm
,
que aborda questões relativas aos porquês das fugas das responsabilidades, ou pode procurar sites relacionados.
Esses sites devem surgir como auxilio ao entendimento de que a falta de responsabilidades ou o não cumprimento de tarefas pode levar ao “fracasso profissional”.
Peça aos alunos que montem uma lista com 5 tarefas que realizam em casa ou na escola e qual o grau de dificuldade de cada uma (Você poderá criar parâmetros para numerar o grau de dificuldade, como por exemplo 1 – muito fácil, 2 – apresenta certa dificuldade, 3 – difícil, 4 – muito difícil) Depois compare com os colegas e relacione os motivos de demissões, e mesmo na dificuldade a necessidade de se ter responsabilidades.
A partir dessa atividade o aluno poderá comparar as tarefas realizadas em casa e as tarefas realizadas em uma empresa, por exemplo, e verificar que independente do local de atuação as responsabilidades existem e devem ser cumpridas.
Pedir aos alunos que criem um blog e escrevam:
• sugestões para o cumprimento de suas responsabilidades
• importância do cumprimento das responsabilidades
• problemas enfrentados pelos irresponsáveis
Temas correlatos:
O professor poderá falar das diferenças entre chefe e líder ou como praticar a cidadania.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/11/2011
Três estrelasGostei bastante, aproveitei e ministrei uma aula parecida.Pois atualmente no nosso estado esta havendo muitas demissões e poucos conhecem o que é cidadania.
24/03/2010
Cinco estrelasEste assunto nos faz pensar e redicionar nossos objetivos com relação ao nosso trabalho.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente o recurso utilizado, pois, além de aguçar a curiosidade, incita a criatividade para chegar na mensagem final desejada.