Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A influência da mídia na sociedade atual

 

20/12/2009

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Juliana Gomes de Souza Dias

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta Rosangela Menta Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • análise do discurso em diversas mídias (impressa, audiovisual e web)
  • criar narrativas com base em fatos reais
  • analisar fatos e tomar decisões
  • sintetizar informações da mídia
  • compreender as diferenças nas linguagens audiovisuais (documentário, ficção, animação, vídeoarte, etc.)
Duração das atividades
03 a 05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • gêneros textuais e suas características
  • roteiro para audiovisual
  • relações do Brasil com os países da América do Sul e América Central
Estratégias e recursos da aula

Objetivos específicos:

  • identificar o momento social e político de Honduras;
  • identificar as relações econômicas, sociais e políticas entre Brasil e Honduras
  • compreender o papel do Brasil na crise política por qual passa o país de Honduras
  • avaliar se as decisões tomadas pelos governantes envolvidos estão contribuindo para resolução do problema.
  • analisar de que forma a mídia aborda as informações sobre o tema
  • compreender a influência da mídia na formação da opinião pública

Prática social inicial do conteúdo:

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre os assuntos polêmicos abordados na mídia atualmente. O professor deverá anotar no quadro as indicações dos alunos.

Após as discussões quando os alunos informarem sobre a situação do país de Honduras o professor deverá apresentar a temática da aula. “A influência da mídia na sociedade atual”

Apresentar o mapamúndi para turma identificando os países envolvidos no “caso de Honduras”. Nesse momento, questione a turma sobre os países que estão a favor e contra o golpe militar de Honduras, as principais relações econômicas (importação e exportação), etc.

Após essa primeira reflexão sobre a situação social, política e econômica o professor deverá apresentar a turma:

  • A reportagem da Revista Veja:

O pesadelo é nosso. Revista Veja – Edição 2132 – 30 de Set. 2009. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/300909/pesadelo-nosso-p-116.shtml> Acesso em 04 de Out. de 2009.

  • A reportagem da Folha de São Paulo:

LAGE, J. Lula afirma não dever explicações a "golpistas" de Honduras. Publicado em 24 de Set. 2009. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u628522.shtml> Acesso em 04 de Out. de 2009.

  • A reportagem da Folha Online:

Governo interino recua e convida missão da OEA; Zelaya apela à Assembleia da ONU. Publicado em 29 de Set. de 2009. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u630600.shtml> Acesso em 04 de Out. de 2009.

  • A imagem:

Disponível em: <http://www.blogalvarodias.com/2009/09/mi-casa-mi-vida/> Acesso em 04 de Out. de 2009.

Agora questione:

- Qual a influência desses meios de comunicação para compreensão do tema? Eles estão informando, induzindo ou confundindo o leitor?

- Quais características exemplificam essa opinião?

- Identificar os meios de comunicação que proporcionam essas situações:

a)     Informação parcial

b)     Oposição ao governo

c)      A favor do governo

Instrumentalização/desenvolvimento

Aula 01: Analisando a mídia

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre os assuntos polêmicos da atualidade.

Ao citarem o Golpe político em Honduras apresentar o mapa múndi e identificar os países que se relacionam com Honduras.

Para identificar essas relações o professor deverá levar para sala de aula reportagens de jornais, revistas, vídeos e áudios sobre o tema.

A turma será dividida em pequenos grupos para análise do material:

- países que fazem fronteira com Honduras

- aliados políticos

- países contra Honduras

- relações comerciais e políticas

- influência política

Todas essas informações deverão ser sinalizadas no mapa mundi e apresentadas para a turma.

Após o debate os alunos deverão analisar o meio de comunicação utilizado para adquirir as informações:

Qual a mídia analisada:

(  ) Jornal       (  ) Revista     (  ) Vídeo internet    

(  ) Programa de televisão  (  ) Áudio

O meio de comunicação analisado apresenta-se contra ou a favor ao tema abordado?

O meio de comunicação está apoiando a ação relatada, criticando a ação ou informando a ação?

Você concorda como o meio de comunicação abordou a reportagem?

Reescreva a reportagem de forma imparcial, para ser ‘transmitida’ na sala de aula.

Após responder as questões os alunos deverão apresentar para turma os materiais analisados e as decisões tomadas. Durante as apresentações o professor deverá questionar os alunos de que forma a mídia influência na compreensão do leitor.

Os alunos deverão elaborar individualmente um artigo de opinião sobre o tema.

Aula 02: Os jornalistas são vocês!

Agora os alunos deverão escolher um fato polêmico e um meio de comunicação para apresentar para turma. Ou seja, poderão criar uma matéria jornalística para material impresso ou web, um programa de televisão ou de rádio.

Para realizar essa atividade a t urma será dividida em pequenos grupos e seguir o roteiro sugerido:

  • escolha do tema
  • aprofundamento do tema
  • criar a pauta/roteiro
  • elaborar a notícia e correções
  • registrar o material (áudio ou vídeo)
  • edição do material
  • finalização e publicação

Atenção Professor! Reserve mais duas aulas para conclusão dessa atividade.

Oriente seus alunos na elaboração da reportagem, para todas as mídias é importante que os grupos sigam o roteiro sugerido. Para escrever a reportagem indicamos o Google Docs, uma ferramenta gratuita de escrita colaborativa que permite que várias pessoas editem o mesmo documento ao mesmo tempo, dúvidas em como utilizar a ferramenta consulte o tutorial: Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs. Disponível em: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR

Para os programas de áudio e vídeo eles podem utilizar celulares, gravadores e câmeras fotográficas digitais para capturar som e imagem. A edição do material pode ser feita nos softwares Windows Movie Maker e Cinelerra (software livre). Para o áudio indicamos o Audacity (software livre) específico para edição de áudio. Em Recursos Complementares indicamos alguns tutoriais.

O professor deverá apresentar para turma alguns estilos de narrativa, por exemplo:

- vídeo documentário: Regime militar

Portal do Professor. Regime militar. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=866> Acesso em 05 de Out. de 2009.

Regime Militar

Professor argumente com os alunos as diferenças entre um documentário e um filme de ficção, as principais características de um documentário e a forma como o narrador trata os fatos, a intenção das imagens e vídeos de época inseridos na narrativa.

- Ficção: trechos do Filme “Era uma vez no México”

A história é sobre a realização de uma revolução no México, e cada vilão tem um interesse diferente em torno dela. É um conto bem “Tarantiniano” mesmo, confundindo interesses de personagens e, eventualmente, fazendo-os chocarem-se entre si.

Cineplayers. Disponível em: <http://www.cineplayers.com/filme.php?id=296> Acesso em 05 de Out. de 2009.

Professor destacar o momento que Antonio Bandeiras e seu bando invadem o prédio onde o presidente do México está escondido. Faça relações com o contexto histórico do filme e da situação de Honduras.

- Jornalístico: Alexandre Garcia fala da crise política em Honduras.

Disponível em: <http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1136101-7823-ALEXANDRE+GARCIA+FALA+DA+CRISE+POLITICA+EM+HONDURAS,00.html> Acesso em 05 de Out. de 2009.

Professor chame a atenção dos alunos para os momentos que o jornalista inseri sua opinião sobre o tema da reportagem. A ênfase como trata o tema, a ironia, etc .

Aula 05: Apresentação das reportagens

Os grupos deverão apresentar para turma os materiais produzidos. O professor deverá comandar as discussões e os alunos poderão participar do processo de avaliação, preenchendo o seguinte questionário:

Catarse

Após as apresentações os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influência do conteúdo na prática social, o que mudou após a atividade.

Prática social final do conteúdo

Os alunos deverão elaborar um questionário para entrevistar a comunidade escolar e verificar de que maneira a mídia influência a vida das pessoas. Após a pesquisa e contabilização dos dados os alunos deverão apresentar para turma o resultado da pesquisa.

Sugestão de questionário:

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Regime Militar Vídeo
Recursos Complementares

Portal do Professor. Controles básicos do Audacity. Disponível em: <http://www.webwritersbrasil.com.br/detalhe.asp?numero=189> Acesso em 05 de Out. de 2009.

Portal do Professor. Inserindo música de fundo no Audacity. Disponível em: <http://www.escolabr.com/projetos/podescola/tutorial/videoaulas/audacity/musica_fundo.htm> Acesso em 05 de Out. de 2009.

Microsoft. Cortando Clipes de Áudio e Vídeo com o Windows Movie Maker. Disponível em: <http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/using/moviemaker/learnmore/trimmingclips.mspx> Acesso em 05 de Out. de 2009.

Editando com o cinelerra. Disponível em: <http://cinelerra.org/docs/split_manual_pt_BR/cinelerra_cv_manual_pt_BR_7.html> Acesso em 05 de Out. de 2009.

Avaliação

Além dos critérios propostos na aula 05, o professor deverá avaliar:

  • participação do aluno durante as discussões
  • envolvimento com as atividades
  • responsabilidade com o trabalho
  • capricho, criatividade e inovação
  • prazo de entrega
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 7/9 - 77.78%
  • Quatro estrelas 1/9 - 11.11%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 1/9 - 11.11%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Bianca, CPII/TIJUCA , Rio de Janeiro - disse:
    ghibianca@yahoo.com.br

    05/08/2013

    Cinco estrelas

    Esta aula deu ideias criativas para participação dos alunos em atividades que tocam no tema dos meios de comunicação e relações de hegemonia/contra hegemonia.


  • karine Almeida, EECR , Bahia - disse:
    karialsan@r7.com

    16/10/2011

    Cinco estrelas

    Excelente!!Obrigada Juliana e a sua equipe que sempre nos trazem criativas sugestões para tornar mais dinâmicas as nossa aulas.


  • Mariana, Argentina - disse:
    mariseif@yahoo.com.ar

    04/08/2011

    Cinco estrelas

    Acho excelente essa aula...gostei!!! Obrigada


  • Eliara Célia da Silva Paula, CIEP Brizolão 488 - Ezequiel Freire , Rio de Janeiro - disse:
    eliaracelia@hotmail.com

    10/09/2010

    Cinco estrelas

    Achei a sugestão de aula muito interessante, pode-se trabalhar de forma interdisciplinar e abrange vários tópicos, conteúdos e aproveita aas diversas mídias


  • Martha Brasil, Centro de Ensino Maria Monica Vale , Maranhão - disse:
    marthafb31@hotmail.com

    19/08/2010

    Cinco estrelas

    Adorei o roteiro da aula. O tema é amplo e vc pode adaptar para qualquer conteúdo. Parabéns. Eu também procuro investir em sala de aula o que eu posso imaginar (se vc imaginar, voce vai realizar) para que o aprendizado seja relevante, suficiente e duradouro. Um abraço.


  • Elizabete Witcel, Escola Nova Sociedade - assentamento da reforma agrária , Rio Grande do Sul - disse:
    betieduc@yahoo.com.br

    23/05/2010

    Cinco estrelas

    excelente a sugestão de conteúdos, de metodologia e de apresentação. são aulas muito dinâmicas e que realmente provoca os educandos a pesquisar e produzir seus próprios conhecimentos sobre o tema. é de fundamental importancia refletir e produzir uma crítica dialética sobre os meios de comunicação, uma vez que estes estão todos os dias em nossas casas, determinando os assuntos do cotidiano e as posições sobre os mesmos. o olhar crítico é de importancia suma, para que realmente haja conhecimento.


  • Lucelireis barbosa oliveira, Colegio Estadual Leonidio castro Silva , Goiás - disse:
    oliveiraluceli@gmail.com

    25/03/2010

    Quatro estrelas

    As aulas que eu observei foram ótimas,sou Dinamizadora e professora e tenho a missão de um professor de para procurar sites interativo para aula de história do ensino médio e ainda naõ consegui se vcs tiverem por favor me de sugestão


  • gil, Colégio São Sebastião , Bahia - disse:
    renigil@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula é de excelente qualidade permite aos alunos à reflexão sobre o tema, a discussão e a construção do seu conhecimento.


  • Simone Maciel guedes, Liceu de Artes e Ofício Francisco Sobrinho,Acopiara ,Ce , Ceará - disse:
    macielsimone1@hotmail.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Adorei essa sugestão para trabalhar a mídia em sala !!!!Queria saber ser poderia me enviar por email algumas dicas de trabalhar formação cidadã em sala!!!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.