12/11/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
O aluno poderá perceber e experimentar:
• Aprofundamento em conceitos e vivências rítmicas importantes principalmente no trabalho da dança;
• Associar diferentes ritmos e movimentos a aspectos próprios da dança de salão;
• Desenvolver a percepção do movimento rítmico em duplas para o desenvolvimento de passos de dança;
• A criatividade na formação de movimentos corporais;
• Consciência corporal dentro do ritmo;
• Desenvoltura e colaboração durante as vivências.
Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre a cadência (aula publicada no portal - Explorando a cadência);
Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre som e movimento (aula publicada no portal - Aliando som e movimento);
Aula com vivências e discussões aprofundadas sobre ritmos e movimentos (aula publicada no portal - Uma diversidade de ritmos e movimentos).
Atividade 01: “O Espelho”
Iniciar a atividade com a seguinte experiência:
O professor deverá levar um pequeno espelho de 30x30cm para uma pequena experiência (caso não seja possível poderá apenas fazer a reflexão).
• Escrever em uma folha de papel uma palavra e mostrar aos alunos. Após a leitura, colocar a palavra na frente do espelho e perguntar o que se pode perceber. (O espelho reflete a palavra ao contrário)
Dividir a turma em duplas. Cada um da dupla possui uma função: pessoa e espelho (imagem). Todo movimento que a pessoa fizer o espelho deverá reproduzir como se fosse a imagem do colega refletida.
(Após um tempo de atividade os papéis se invertem).
Após a atividade reunir a turma para algumas reflexões acerca da vivência:
• Assim como aconteceu na experiência que fizemos com o espelho, na atividade, quem fez o papel de espelho deveria repetir os movimentos do colega ao contrário, ou seja, se o colega levantasse o braço direito, o espelho deveria levantar o braço esquerdo.
• Essa atividade nos ajuda a refletir sobre um tipo de dança muito popular que se faz a dois (Dança de Salão). Quando dançamos sozinhos, podemos fazer qualquer movimento sem muitas preocupações, porém se dançamos colados com alguém, o movimento que faço interfere diretamente com o movimento da outra pessoa, por isso o movimento dessa pessoa deverá ser espelhado ao meu evitando assim o choque de movimentos. (Na dança de Salão os movimentos se encaixam como em uma engrenagem, se movimento a perna esquerda para frente meu par deve fazer o oposto, movimentar a direita para trás). Esse é um dos princípios da Dança de Salão. Existem outros que oportunamente veremos, por enquanto vamos apenas dar um enfoque nesse.
Atividade 02: “Seguindo os passos”
Utilizando ainda a divisão das duplas, o professor apresentará o desafio:
• Ficando de frente um para o outro (sem sair dessa posição), segurando os braços do colega e estando no máximo a 30cm do mesmo, será que as duplas conseguiriam se locomover de um ponto a outro (distância determinada pelo professor), utilizando movimentos como: passos para frente, para trás e laterais sem repetir seguidamente os passos? (ex: Se dei um passo à frente, o meu próximo passo não pode ser novamente para frente).
Atividade 03:
• Repetir a mesma atividade só que agora os movimentos deverão seguir a cadência de uma música (previamente selecionada pelo professor).
OBS. As músicas utilizadas na aula “Aliando som e movimento” por terem uma estrutura simples facilitariam a atividade.
Discutir com a turma aspectos relacionados às atividades vivenciadas. Como: Quais as impressões acerca de movimentos espelhados? Quais são os elementos que dificultam o movimentar-se a dois? Foi difícil sincronizar o movimento dos dois integrantes do grupo e associá-lo ao ritmo? Quais são as qualidades e/ou defeitos que uma pessoa pode ter que facilita ou dificulta o movimento a dois? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades?
Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de criação e vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, desenvoltura, raciocínio, criatividade, expressividade e consciência corporal durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/09/2014
Cinco estrelasAdorei a aula, excelente, obrigada, me ajudou muito.
16/10/2012
Cinco estrelasestou cursando ed física, e neste semestre estou tendo a disciplina de ritmo e dança. resolivi pesquisar alguns planos de aula e encontrei este que achei muito interessante, inclusive o portal, meus parabéns!
13/06/2012
Quatro estrelasDetalhada e muito criatica, estimulando a criança ao mesmo tempo a refletir sobre o som e o movimento, como adequar-se e criar diante de desafios no caso, como a dica do espelho! Parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns, para quem não é formado em dança essas aulas são de grande e eficiente ajuda.
24/03/2010
Cinco estrelasOtimo