11/11/2009
Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Expressar através da pintura dois tipos de intemperismo: químico e físico; envolver-se na atividade realizando-a com satisfação; organizar por meio da escrita o que sabem sobre intemperismo.
Intemperismo químico e físico.
Atividade - Desenhar e pintar as impressões sobre o intemperismo.
1º Momento: O professor sugere que as crianças expressem o conhecimento que têm desse fenômeno por intermédio da pintura. Antes de fazer a pintura, as crianças discutem e combinam, previamente, quais os elementos que devem estar presentes na obra e quais materiais serão utilizados.
Caso exista no pátio da escola tanques de areia, o professor leva as crianças para recolher esse material, com a finalidade de representar as rochas, para isso é necessário que elas levem baldinhos e peneiras no sentido de armazenar a areia que será utilizada também na pintura.
Crianças recolhendo material para a pintura
2º Momento: Com o material selecionado, as crianças iniciam a pintura como forma de expressão dos seus conhecimentos. Como pode ser observado nas fotos do exemplo abaixo.
MATERIAL
Crianças no momento da realização da pintura.
3º Momento: O professor e as crianças constroem um texto coletivo, para expor paralelamente às pinturas, no espaço da escola. Para a produção do texto, o professor deve:
O professor avalia se houve:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/04/2010
Cinco estrelasExcelente integração entre os eixos citados.