10/11/2009
Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Desenvolver a habilidade de interagir com base no conhecimento verbalizado; ampliar os conhecimentos sobre o intemperismo.
Tipos de intemperismo; por que a água do mar é salgada.
Atividade 1 - Entrevistar um especialista
Observação
O professor combina com as crianças para convidar um profissional para um bate papo com elas. A pessoa convidada pode ser alguém da família de alguma criança da turma ou algum conhecido do professor ou de algum pai. Essa entrevista diz respeito à ação do tempo, da água, da temperatura, do vento, dos seres vivos em processo de interação entre si e com os demais elementos da natureza.
1º Momento: Antes da visita do especialista, o professor e as crianças devem elaborar um roteiro de perguntas relacionadas às curiosidades e as dúvidas das crianças.
2º Momento: O especialista realiza uma aula expositiva e dialogada, explicando os três tipos de intemperismo, através de exemplos e imagens para uma melhor compreensão por parte das crianças.
Tipos de intemperismo:
Intemperismo físico: Os principais agentes são variação de temperatura, cristalização de sais, congelamento da água, o vento, atividades de seres vivos.
Intemperismo químico: Implica transformações químicas dos minerais que compõem a rocha. O principal agente do intemperismo químico é a água.
Intemperismo biológico: Produzido por bactérias.
FIGURA 1- Foto da visita de um especialista
3º Momento: As crianças fazem seus questionamentos em relação ao tema. A medida que o especialista for respondendo o professor assume o papel de escriba, registrando as informações que serão guia para novas discussões.
Atividade 2 - Reviver a experiência tomando como base a discussão com o especialista.
1° Momento: As crianças devem sentar-se em uma grande roda para discutir a respeito do que foi exposto. Nesse momento, o professor deve ajudá-las na elaboração de suas explicações sobre como ocorre esse fenômeno natural . Em seguida, o professor aos alunos que registrem esse momento através da escrita e do desenho, destacando o que mais gostaram de conhecer.
Avaliar se as crianças conseguiram:
a) fazer perguntas, escutar e voltar a perguntar, utilizando uma linguagem que expressasse a sua familiarização com o tema;
b) participaram com atenção, concentração e interesse;
c) registrar a vivência por meio de desenho.
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