19/10/2009
Solange Kátia Epifânio Soares e Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 4 anos, poderão:
Para iniciar a discussão/sensibilização sobre o tema do Tubarão o professor deverá reunir o grupo de crianças e questionar o que eles sabem sobre esse animal, investigando assim os seus conhecimentos prévios, através do questionamento do que as crianças entendem sobre:
• O que é o tubarão?
Estes conhecimentos prévios poderão ser registrados em um painel que ficará exposto no mural da sala.
1º MOMENTO -Conversa Inicial
Nesse momento o professor apresenta para as crianças o cartaz que traz as idéias iniciais das crianças sobre o tubarão. Depois dessa exposição o professor conduz a conversa com o intuito de levantar com as crianças o que poderão saber sobre este animal, ou seja, de posse do que o grupo já conhece, o professor provoca o grupo para buscar os aspectos sobre o Tubarão que ainda não são conhecidos. Essas questões poderão, também, ser resgistradas em um painel que ficará exposto no mural da sala, para nortearem a pesquisa e serem retomadas sempre que necessário.
Depois dessa construção o professor poderá apresentar para as crianças fotografias de tubarões e a medida que as crianças vão observando essas imagens ele vai apresentando informações do tipo: o habitat do tubarão, as suas características externas, de que o tubarão se alimenta, etc.
2º MOMENTO - Registrando essa aula
Depois de apresentar essas imagens e contruir o painel, o professor solicitará que as crianças registrem livremente, através do desenho o que aprenderam naquela aula. É interessante professor instigar as crianças antes de iniciarem a atividade nas mesas ou seja, lembrar os tubarões que foram mostrados, como eles eram, onde estavam, o que havia ao seu redor etc.
Site sobre tubarões: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tubar%C3%A3o
SZPILMAN, Marcelo, 1961 – Tubarões no Brasil: guia prático de identificação/ Marcelo Szpilman. – Rio de Janeiro: M. Szpilman, 2004. 160 p.: Il. ;18x26cm.
Ao final da aula o professor deverá observar:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/09/2010
Cinco estrelasMaravilhosa todas as aulas, isso mostra que podemos sim trabalhar com a educação infantil o ensino ciências de modo significativo, saindo do senso comum para a construção científica realmente. Penso que idéias assim deveriam ser mais publicadas.