29/10/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Aula 01: Apresentar aos alunos o vídeo “A arte de entoar versos – parte II” onde o poeta César Magalhães explica como apreciar e interpretar um poema.
Para contextualizar sugerimos o poema “Batmacumba” de Gilberto Gil e Caetano Veloso criado no período da Tropicália.
batmacumbaiéié batmacumbaobá
batmacumbaiéié batmacumbao
batmacumbaiéié batmacumba
batmacumbaiéié batmacum
batmacumbaiéié batman
batmacumbaiéié bat
batmacumbaiéié ba
batmacumbaié
batmacumba
batmacum
batman
bat
bá
bat
batman
batmacum
batmacumba
batmacumbaié
batmacumbaiéié
batmacumbaiéié ba
batmacumbaiéié bat
batmacumbaiéié batman
batmacumbaiéié batmacum
batmacumbaiéié batmacumbao
batmacumbaiéié batmacumbaobá
A interpretação da música está disponível em: <http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/baianidade.pdf>
“Já o primeiro olhar conseuge distiguir a base da letra que consiste em combinações estranhas. Referências aos valores da cultura de massa americana (batman) se misturam com o vocabulário das religiõs afro-brasileiras, típicas da Bahia. A palavra “macumba” é bastante conhecida mas o poema a cheio de outras alusões: bem no cento se encontra “bá” que significa “pai de santo”. No final da primeira e a última linha vemos ”obá” que é um dos ministros do orixá Xangô. Mais, o baobá é a ávore sagrada para candomblistas. A evocação dos rituais da macumba é profundada pela a parte musical por que a palavra “bat” é acompanhada pela batida dos tambores. Além de “batman”, temos aida uma alusão aos elementos não-brasileiros. É termo “ié-ié” que designa a música pop internacional dos anos 60. Interessante é também a utilização da linha melódica repetitiva que é diminuída ou aumentada de acordo com o formato visual to texto.”
É interessante que o professor apresente para os alunos a música, para que eles façam a associação das palavras, com o significado em relação ao som. |
Para compreender o que foi o movimento de Arte Concreta e a poesia concreta sugerimos a leitura dos textos “50 anos de poesia concreta” de Camila Diniz Ferreira, a definição de “Arte Concreta” do site Itaú Cultural e um breve histórico da poesia concreta no Brasil “A poesia concreta”. <http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/poesia%20concreta.pdf>
Após a leitura o professor pode utilizar o vídeo do Haroldo de Campos no programa Roda Viva explicando o que é poesia concreta. http://br.youtube.com/watch?v=0oKlfa0bVWs
Outras obras também podem ser analisadas como o poema concreto de Décio Pignatari, Eduardo Kac, Waldemar Cordeiro, Arnaldo Antunes, etc.
Beba coca cola de Décio Pignatari - http://br.youtube.com/watch?v=JrKG0xfPLj0
Nascemorre de Haroldo de Campos - http://br.youtube.com/watch?v=0PiZ7WL-TDs
Cordeiro – poema de Augusto de Campos com imagens de Waldemar Cordeiro - http://br.youtube.com/watch?v=-PQo3XPdj0A
Caso seja necessário, essa explanação pode se extender em duas aulas, conforme o desenvolvimento da turma.
Aula 02: Agora é hora de exercitar os conteúdos aprendidos!
Os alunos deverão criar seus poemas concretos, a atividade pode ser realizada individualmente ou em grupos de no máximo três alunos. A criatividade deve permear desde a construção do poema até a sua apresentação, para isso os alunos podem utilizar os celulares para registrar vídeos ou fotos, fazer animações no computador, colagem com revistas, etc.
O desenvolvimento e resultado da pesquisa deve ser apresentado em um blog, sugerimos o SpaceBlog (http://www.spaceblog.com.br/) por permitir a inserção de recursos de áudio, vídeo e imagens.
O professor deve acompanhar o andamento dos trabalhos e fazer comentários sobre os resultados, se possível indicar artistas que trabalharam os mesmo temas escolhidos pelos alunos.
Sugestão de atividades
Critério | 100 | 80 | 60 |
Participação | Participou das atividades e contribuiu para discussão | Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão | Realizou algumas atividades, mas não contribuiu para o grupo |
Criatividade | Inovador | Criativo | Precisa desenvolver mais a criatividade |
Recursos e objetivos | Soube utilizar os recursos alcançando o objetivo da proposta | Soube utilizar os recursos, porém alcançou parcialmente o objetivo da proposta | Dificuldades em utilizar os recursos e não atingiu o objetivo da proposta |
Nome | Tipo |
---|---|
A arte de entoar versos: parte 2 [Categorias Literárias] | Áudio |
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/06/2013
Cinco estrelasMuitoo Boom *---*
24/03/2010
Cinco estrelasA aula é de grande relevância, Já que aborda culturas diferenciadas tais como: amaricana e afro-brasileira; sendo que a metodologia apresentada favorece o interesse do aluno, pois através da música as atividades tornam-se prazerosas, possibilitando uma aprendizagem significativa.