22/10/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Aula 01: O professor deverá iniciar a aula contextualizando os alunos sobre a história dos gregos, sua cultura, política e educação.
Como sugestão segue o vídeo “Navegantes: Gregos - Grécia”. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2035 ou no site http://br.youtube.com/watch?v=cfSiFBvxtdw
No vídeo o professor deverá chamar atenção dos alunos para identificar os deuses, as pinturas, a arquitetura, os ofícios, etc.
Outras sugestões de vídeo são: |
Arte grega - http://br.youtube.com/watch?v=O5dY4FlLiTc
Arte grega - desenho - http://br.youtube.com/watch?v=lC-A07_sE74
Aula 02: Agora é hora de construir o conhecimento através da pesquisa. A turma será dividida em grupos para pesquisar sobre a arte grega.
Sugerimos alguns temas para pesquisa:
Tema 1: cerâmica grega
- período geométrico
- período orientalizante
- proto-ático
- protocoríntia
- pintura cerâmica arcaica
- figuras negras
- figuras vermelhas
Tema 2: Escultura
- escultura arcaica
- escultura arquitetural
- escultura clássica
- contraposto
- estilo severo
- o movimento nas estátuas
- o estilo de fídias
- escultura helenística
- os retratos
- as moedas
Tema 3: Arquitetura
- ordem dórica, jônica e coríntia
- a planta dos templos: dóricos e jônicos
- planejamento urbano dos teatros
Tema 4: Pintura clássica
- suportes (onde eram feitas as pinturas, tipos de pinturas)
- domínio do escorço
Os alunos além de pesquisar sobre a arte grega deverão identificar a influência dos temas na atualidade, isto é, na cerâmica grega pode-se fazer alusão as louças Oxsford; na arquitetura a relação com os prédios históricos, igrejas e teatros; na escultura analisar as praças e monumentos históricos; etc.
Para apresentar o resultado da pesquisa os alunos poderão utilizar fotos, documentários, animações, jornais, revistas, etc.
Verifique em Recursos Complementares alguns softwares livres que podem ser utilizados na edição dos recursos. |
Aula 03: Apresentação dos resultados! (Como os eixos temáticos são extensos o professor poderá reserva uma aula para apresentação de cada tema).
Cada grupo deverá apresentar o resultado de sua pesquisa e a contextualização.
O professor deverá ficar atento para complementar os conteúdos não contemplados pelos alunos.
Sugestão de avaliação
Critérios | 100 | 80 | 60 |
Participação | Participou das atividades e contribuiu para discussão | Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão | Realizou algumas atividades, mas não contribuiu para o grupo |
Qualidade na pesquisa | Pesquisou todos os conteúdos do tema escolhido, variedade de exemplos e articulação entre autores e atualidade | Pesquisou alguns conteúdos do tema escolhido, poucos exemplos e dificuldade de articular o conteúdo com a atualidade | Pesquisa incompleta, faltou abordar os conteúdos principais, poucos autores e não citou exemplos relacionados com a atualidade |
Apresentação | Postura correta, coerência durante o discurso e soube utilizar os recursos | Postura correta, dificuldades na coerência durante o discurso e na utilização dos recursos | Postura dispersa, incoerência no discurso e poderia explorar melhor o recurso escolhido |
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/06/2013
Quatro estrelasÓtima sugestão!
29/04/2013
Cinco estrelasMuito bom o planejamento apresentado. Me ajudou muito. Obrigado!!!
03/06/2012
Cinco estrelasAprovei a aula, bastante diversificada, mas sem perder o foco. Abordar o lúdico em prol da aprendizagem escolar. A atuação em grupos também é boa, pois possibilita aos alunos trabalharem em equipe e a dividirem responsabilidades.
24/03/2010
Duas estrelasAcredito que é uma aula onde os alunos são direcionados a pesquisar e fazer toda a aula excluindo-se a atuação do professor, que não precisará conhecer o conteúdo com profundidade, nem elaborar aulas, ou planos de aula. Por detalhar todas os temas, talvez não seja necessária a intervenção do professor, além disso, faltou uma linguagem artística muito poderosa que é o teatro. No sistema de avaliação, mesmo os alunos que nao contribuiram com o grupo conseguem 60 pontos, acima da média.