Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A arte Grega

 

22/10/2008

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Apresentar aos alunos a Arte Grega ressaltando a sua importância e influência na atualidade.
Duração das atividades
3 a 6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário conhecer a história da arte dos povos: egípcios, sumérios, assírios, persas,minóica e micênica.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: O professor deverá iniciar a aula contextualizando os alunos sobre a história dos gregos, sua cultura, política e educação.

Como sugestão segue o vídeo “Navegantes: Gregos  - Grécia”. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2035 ou no site http://br.youtube.com/watch?v=cfSiFBvxtdw

No vídeo o professor deverá chamar atenção dos alunos para identificar os deuses, as pinturas, a arquitetura, os ofícios, etc.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/966/imagens/videos.gif

Outras sugestões de vídeo são:

Arte grega - http://br.youtube.com/watch?v=O5dY4FlLiTc

Arte grega - desenho - http://br.youtube.com/watch?v=lC-A07_sE74

Aula 02: Agora é hora de construir o conhecimento através da pesquisa. A turma será dividida em grupos para pesquisar sobre a arte grega.
Sugerimos alguns temas para pesquisa:

Tema 1: cerâmica grega
- período geométrico
- período orientalizante
- proto-ático
- protocoríntia
- pintura cerâmica arcaica
- figuras negras
- figuras vermelhas

Tema 2: Escultura
- escultura arcaica
- escultura arquitetural
- escultura clássica
- contraposto
- estilo severo
- o movimento nas estátuas
- o estilo de fídias
- escultura helenística
- os retratos
- as moedas

Tema 3: Arquitetura
- ordem dórica, jônica e coríntia
- a planta dos templos: dóricos e jônicos
- planejamento urbano dos teatros

Tema 4: Pintura clássica
- suportes (onde eram feitas as pinturas, tipos de pinturas)
- domínio do escorço

Os alunos além de pesquisar sobre a arte grega deverão identificar a influência dos temas na atualidade, isto é, na cerâmica grega pode-se fazer alusão as louças Oxsford; na arquitetura a relação com os prédios históricos, igrejas e teatros; na escultura analisar as praças e monumentos históricos; etc.
Para apresentar o resultado da pesquisa os alunos poderão utilizar fotos, documentários, animações, jornais, revistas, etc.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/966/imagens/sugestoes.gif Verifique em Recursos Complementares alguns softwares livres que podem ser utilizados na edição dos recursos.

Aula 03: Apresentação dos resultados! (Como os eixos temáticos são extensos o professor poderá reserva uma aula para apresentação de cada tema).

Cada grupo deverá apresentar o resultado de sua pesquisa e a contextualização.

O professor deverá ficar atento para complementar os conteúdos não contemplados pelos alunos.
 

Sugestão de avaliação

Critérios 100 80 60
Participação Participou das atividades e contribuiu para discussão Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão Realizou algumas atividades, mas não contribuiu para o grupo
Qualidade na pesquisa Pesquisou todos os conteúdos do tema escolhido, variedade de exemplos e articulação entre autores e atualidade Pesquisou alguns conteúdos do tema escolhido, poucos exemplos e dificuldade de articular o conteúdo com a atualidade Pesquisa incompleta, faltou abordar os conteúdos principais, poucos autores e não citou exemplos relacionados com a atualidade
Apresentação Postura correta, coerência durante o discurso e soube utilizar os recursos Postura correta, dificuldades na coerência durante o discurso e na utilização dos recursos Postura dispersa, incoerência no discurso e poderia explorar melhor o recurso escolhido

 

Recursos Complementares
Essa atividade envolve o trabalho em equipe, colaboração e autoria. Nesse caso, indicamos para elaboração das atividades os seguintes recursos: Editor de vídeo on-line de forma colaborativa: http://www.jumpcut.com/ Editor de imagens de diferentes formatos, disponível para plataforma Linux e Windows. No site há dicas sobre o programa e tutorias.: http://www.ogimp.com.br/ Para publicar o resultado da produção dos alunos indicamos o blog multimídia que possibilita a inserção de imagens, áudios e vídeos, diponível em: http://www.spaceblog.com.br/ Atenção professor, caso seus alunos tenham dúvidas de como criar um blog no SpaceBlog consulte “O Blog da Bia”, e navegue pelos artigos “Criando um Blog partes 1, 2, 3, 4 e 5”. Disponível em: http://bia.blogorama.com.br/91669/Criando-um-Blog-Parte-1/ http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=43 Breve resumo sobre a arte grega em geral. http://www.historiadaarte.com.br/artegrega.html Breve resumo sobre a arte grega com exemplos na arquitetura. http://www.pitoresco.com.br/art_data/arte_grega/index.htm breve resumo sobre a arte da Grécia. http://greciantiga.org/art/ Aborda toda a arte grega: escultura, arquitetura e pintura.
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho para turma, é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisaram desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor pode propor uma avaliação em conjunto com a turma, isto é, os alunos também podem avaliar o trabalho dos colegas, dessa forma irão desenvolver senso crítico.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 1/4 - 25%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Josy Oliveira, Escola Municipal Eumar Pereira , Bahia - disse:
    josianecarlosoliveira@hotmail.com

    11/06/2013

    Quatro estrelas

    Ótima sugestão!


  • Paulo Lani Campoi, Escola Estadual 12 de Outubro , Mato Grosso - disse:
    paulocampoi@hotmail.com

    29/04/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom o planejamento apresentado. Me ajudou muito. Obrigado!!!


  • Gerusa Carla, Centro de Ensino Newton Barjonas Lobão , Maranhão - disse:
    gerusacarlajor@gmail.com

    03/06/2012

    Cinco estrelas

    Aprovei a aula, bastante diversificada, mas sem perder o foco. Abordar o lúdico em prol da aprendizagem escolar. A atuação em grupos também é boa, pois possibilita aos alunos trabalharem em equipe e a dividirem responsabilidades.


  • Almir Tavares da Silva, Secretaria de Educação do Estado de Sergipe , Sergipe - disse:
    almiraltasi@universia.com.br

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Acredito que é uma aula onde os alunos são direcionados a pesquisar e fazer toda a aula excluindo-se a atuação do professor, que não precisará conhecer o conteúdo com profundidade, nem elaborar aulas, ou planos de aula. Por detalhar todas os temas, talvez não seja necessária a intervenção do professor, além disso, faltou uma linguagem artística muito poderosa que é o teatro. No sistema de avaliação, mesmo os alunos que nao contribuiram com o grupo conseguem 60 pontos, acima da média.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.