24/10/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Monteiro Lobato para muitas crianças foi apresentado através da TV, com o Sítio do Pica Pau Amarelo. No entanto perde muito que ainda não leu sua obra e não teve a oportunidade de sonhar com o mundo mágico que ele criou. Esse projeto tem a intenção de apresentar esse mundo e ainda possibilitar que os alunos transformem-se em contadores de histórias, quem é que não gosta de ouvir uma boa história? E ainda pode-se modificar o recreio escolar, com as próprias crianças protagonizando essa mudança. Quem conta um conto, aumenta um ponto. Senta que lá vem história!
Seqüência didática:
Apresente a animação que introduz a biografia de Monteiro Lobato.
Após a exibição converse com os alunos sobre o que eles conhecem sobre esse escritor.
Faça uma estante temática na sala com livros de Monteiro Lobato.
Prepare uma roda de histórias, torne-a o mais lúdico possível, prepare um boneco tamanho família de Monteiro Lobato e deixe na sala, isso já vai intrigar e despertar o interesse da classe. Comece a roda de história, e conte um trecho de um livro do autor, inicie uma história que será contada em capítulos. A estratégia sempre deixará um gosto de quero mais. Para enriquecer, convide uma merendeira ou alguém da comunidade a prepararam bolinhos de chuva para os alunos, como a Tia Anastácia, eles com certeza irão se deliciar.
Entre neste site e conheça os personagens do sítio do Pica-pau amarelo http://sitio.globo.com/Sitio/0,25203,8562,00.html
Cada dupla de alunos pode escolher um personagem e criar o boneco do mesmo. Estimule a criatividade, utilize retalhos, sucatas, etc.
Quando as crianças já estiverem totalmente envolvidas com o projeto. Passe para 2ª fase, no qual elas irão se dividir em grupos de contadores de histórias.
Entre em contato com comunidades virtuais de contadores de histórias e estimule os alunos a entrevistarem outros contadores que dividam sua experiência com eles.
Crie coletivamente um quadro de orientações para se contar uma história com a ajuda dos alunos.
Planeje com eles a utilização de diversas formas para contar as histórias, por exemplo: a leitura, teatro de fantoches, dedoches, os alunos podem gravar histórias com efeitos sonoros e colocarem para os outros ouvirem, etc.
3ª fase
Inicie a divulgação do projeto, crie cartazes, faixas, etc. Espalhe pela escola para gerar o interesse dos outros alunos.
Marque o dia para a grande estréia, prepare os alunos e peça que eles coloquem-se em uma posição estratégica no pátio, organize o ambiente com os bonecos feitos pelos alunos.
Divida as tarefas entre os alunos, por exemplo: um pode falar sobre a biografia do Monteiro Lobato, o outro ir organizando os alunos na roda e os outros serem os contadores. Um outro pode tocar violão, etc.
A cada novo dia, reveze as tarefas e os grupos, assim todos podem participar e vivenciar diferentes papéis.
Escolha novas estratégias para contar as histórias, para sempre surpreender o público.
Avalie com os alunos, para que estes identifiquem o que precisam melhorar. Se for possível, filme a atuação dos alunos, assim eles podem ser ver e identificarem o que está ótimo e o que precisa ser melhorado. Enfatize os avanços.
Pode-se ampliar a contação de histórias para outras escolas, orfanatos e asilos. Os alunos se sentirão muito motivados a terem diferentes públicos.
Os alunos ainda podem criar jogos sobre o tema, este link pode servir de inspiração. http://redeglobo.globo.com/Sitio/0,25203,8566-p-240486,00.html
Os jogos podem servir para introduzir as rodas de história.
A cada novo bimestre os alunos podem escolher, um novo escritor e mergulhar em sua obra. Boa Leitura! O recreio nunca mais será o mesmo.
Nome | Tipo |
---|---|
Monteiro Lobato | Vídeo |
Quatro estrelas 16 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/04/2012
Quatro estrelasÓtimo. É um tema que me interessa, uma preocupação. Despertar nas crianças o interesse pela leitura. Lembrando que dia 18/04 comemora-se o dia nacional do livrolivro infanto-juvenil. Sou autor de um livro infanto-juvenil: ZAPTY O EXTRATERRESTRE e o projeto:VIVO...LENDO E APRENDENDO.
16/03/2011
Cinco estrelasPerfeito...faço contação de histórias e amooo o Sítio e as obras de Lobato ...adorei..
30/05/2010
Cinco estrelasna escola q atuo desde 2000 tem um projeto de leitura com nome de eu conto canto e recito ja ganhou um premio nacional como um pontinho de cultura em 2009,e fico feliz com o prazer q os alunos demonstram para ler
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns professora, amei sua aula, sou fascinada por contação de história. Posso copiar sua idéia? Abraços fraternos.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente....nao conhecia esta pagina
24/03/2010
Cinco estrelasadorei a experiência desta aula de incentivo a leitura a historia de Monteiro Lobato pois, é importante desenvolver projeto de incentivo de contadores de história, assim,desperta nos alunos o gosto pela a leitura desenvolvendo suas habilidades e ampliando sua capacidade de pensar, de criar e produzir text.
24/03/2010
Cinco estrelasFazer com que os alunos sintam prazer e criem o hábito da leitura é uma das tarefas mais difíceis e importantes para um professor de Português, e este projeto sobre a literatura de monteiro Lobato é envolvente, eu já fiz um projeto parecido, onde os alunos liam os livros ,na classe e no pátio, posteriormente contavam as histórias , no final fomos conhecer o sítio do Pica pau amarelo em Taubaté. Achei muito interessante o trabalho de montagem dos bonecos e a criação de peça teatral.
24/03/2010
Cinco estrelasGosto muito de novidade em aula de leitura e a sua sera mais uma novidade que vou leva para munha sala de aula.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei ótimo o projeto .
24/03/2010
Cinco estrelasPermitir que as crianças conheçam o mundo fantásticos das histórias de Monteiro Lobato apenas através da TV é inaceitável. Tenho paixão por suas produções e tento levá-las também para a sala de aula de maneira prazerosa. Muito interessante essas sugestões.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei suas estratégias para incentivar a leitura da obra de Monteiro Lobato! Apesar da divulgação televisiva, falta muito aprofundamento ainda até mesmo aos professores, acerca deste importante escritor. O que mais chamou atenção nas sugestões apresentadas foi a questão da formação de contadores de histórias. Trabalhei com este objetivo em um projeto intitulado "Palavra encantada" e percebí a importância de valorizar e resgatar o gosto pela contação de histórias.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei, porém acredito ser para séries iniciais do Ensino Fundamental.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito. Pode ter certeza que vou tentar mudar o recreio aqui tambem.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula... muito bem bolada e inspiradora... com certeza usarei! Até breve! ;)
24/03/2010
Cinco estrelasAnalisei sua sugestão de aula para um curso que eu estou fazendo "Mídias na educação" e, simplesmente amei.... estou até tentando viabilizar esse projeto na escola em que eu trabalho.
24/03/2010
Quatro estrelasAs sugestoes que o projeto da sao riquissimas pois proporcionam momentos de leitura diferentes e motivadores para novas leituras e tambem motiva para as futuras produçoes.