Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Monteiro Lobato e os contadores de histórias

 

24/10/2008

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer a biografia de um dos maiores escritores brasileiro; Conhecer o universo literário infanto-juvenil de Monteiro Lobato; Despertar o prazer pela leitura; Proporcionar que os alunos transformem-se em contadores de histórias e seduzam alunos e crianças para a leitura.
Duração das atividades
1 bimestre
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Descobrir que os alunos sabem sobre o escritor do Sítio do Pica-pau Amarelo; Validar procedimentos para ser um bom contador de história.
Estratégias e recursos da aula

Monteiro Lobato para muitas crianças foi apresentado através da TV, com o Sítio do Pica Pau Amarelo. No entanto perde muito que ainda não leu sua obra e não teve a oportunidade de sonhar com o mundo mágico que ele criou. Esse projeto tem a intenção de apresentar esse mundo e ainda possibilitar que os alunos transformem-se em contadores de histórias, quem é que não gosta de ouvir uma boa história? E ainda pode-se modificar o recreio escolar, com as próprias crianças protagonizando essa mudança. Quem conta um conto, aumenta um ponto. Senta que lá vem história!

Seqüência didática:

Apresente a animação que introduz a biografia de Monteiro Lobato.

 


Após a exibição converse com os alunos sobre o que eles conhecem sobre esse escritor.
Faça uma estante temática na sala com livros de Monteiro Lobato.
Prepare uma roda de histórias, torne-a o mais lúdico possível, prepare um boneco tamanho família de Monteiro Lobato e deixe na sala, isso já vai intrigar e despertar o interesse da classe. Comece a roda de história, e conte um trecho de um livro do autor, inicie uma história que será contada em capítulos. A estratégia sempre deixará um gosto de quero mais. Para enriquecer, convide uma merendeira ou alguém da comunidade a prepararam bolinhos de chuva para os alunos, como a Tia Anastácia, eles com certeza irão se deliciar.
Entre neste site e conheça os personagens do sítio do Pica-pau amarelo http://sitio.globo.com/Sitio/0,25203,8562,00.html
Cada dupla de alunos pode escolher um personagem e criar o boneco do mesmo. Estimule a criatividade, utilize retalhos, sucatas, etc.

Quando as crianças já estiverem totalmente envolvidas com o projeto. Passe para 2ª fase, no qual elas irão se dividir em grupos de contadores de histórias.
Entre em contato com comunidades virtuais de contadores de histórias e estimule os alunos a entrevistarem outros contadores que dividam sua experiência com eles.
Crie coletivamente um quadro de orientações para se contar uma história com a ajuda dos alunos.
Planeje com eles a utilização de diversas formas para contar as histórias, por exemplo: a leitura, teatro de fantoches, dedoches, os alunos podem gravar histórias com efeitos sonoros e colocarem para os outros ouvirem, etc.

3ª fase
Inicie a divulgação do projeto, crie cartazes, faixas, etc. Espalhe pela escola para gerar o interesse dos outros alunos.
Marque o dia para a grande estréia, prepare os alunos e peça que eles coloquem-se em uma posição estratégica no pátio, organize o ambiente com os bonecos feitos pelos alunos.
Divida as tarefas entre os alunos, por exemplo: um pode falar sobre a biografia do Monteiro Lobato, o outro ir organizando os alunos na roda e os outros serem os contadores. Um outro pode tocar violão, etc.

A cada novo dia, reveze as tarefas e os grupos, assim todos podem participar e vivenciar diferentes papéis.
Escolha novas estratégias para contar as histórias, para sempre surpreender o público.
Avalie com os alunos, para que estes identifiquem o que precisam melhorar. Se for possível, filme a atuação dos alunos, assim eles podem ser ver e identificarem o que está ótimo e o que precisa ser melhorado. Enfatize os avanços.

Pode-se ampliar a contação de histórias para outras escolas, orfanatos e asilos. Os alunos se sentirão muito motivados a terem diferentes públicos.

Os alunos ainda podem criar jogos sobre o tema, este link pode servir de inspiração. http://redeglobo.globo.com/Sitio/0,25203,8566-p-240486,00.html
Os jogos podem servir para introduzir as rodas de história.

A cada novo bimestre os alunos podem escolher, um novo escritor e mergulhar em sua obra. Boa Leitura! O recreio nunca mais será o mesmo.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Monteiro Lobato Vídeo
Recursos Complementares
http://pt.wikipedia.org/wiki/Monteiro_Lobato http://www.projetomemoria.art.br/MonteiroLobato/index2.html http://www.suapesquisa.com/biografias/monteirolobato/ http://www.suapesquisa.com/biografias/obras_monteiro_lobato.htm http://lobato.globo.com/rede_link.asp
Avaliação
Identificar o envolvimento dos alunos, o despertar de diferentes habilidades e capacidades. Ampliação de vocabulário e criatividade nas produções textuais. Interesse por outros autores em função da realização do projeto.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 16 classificações

  • Cinco estrelas 13/16 - 81.25%
  • Quatro estrelas 3/16 - 18.75%
  • Três estrelas 0/16 - 0%
  • Duas estrelas 0/16 - 0%
  • Uma estrela 0/16 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • PAULO MORAIS, PUC-GOIÁS , Goiás - disse:
    paulomorais.advocacia@hotmail.com

    20/04/2012

    Quatro estrelas

    Ótimo. É um tema que me interessa, uma preocupação. Despertar nas crianças o interesse pela leitura. Lembrando que dia 18/04 comemora-se o dia nacional do livrolivro infanto-juvenil. Sou autor de um livro infanto-juvenil: ZAPTY O EXTRATERRESTRE e o projeto:VIVO...LENDO E APRENDENDO.


  • Giovana, Colégio Santo André , São Paulo - disse:
    giovanadomingues@yahoo.com.br

    16/03/2011

    Cinco estrelas

    Perfeito...faço contação de histórias e amooo o Sítio e as obras de Lobato ...adorei..


  • mirelle melo, Escola Municipal Tereza Brito , Rio Grande do Norte - disse:
    mmiira@hotmail.com

    30/05/2010

    Cinco estrelas

    na escola q atuo desde 2000 tem um projeto de leitura com nome de eu conto canto e recito ja ganhou um premio nacional como um pontinho de cultura em 2009,e fico feliz com o prazer q os alunos demonstram para ler


  • Nubia Borges, EMEF Gumercindo Gomes Pereira , Pará - disse:
    nmaria.borgesxavier5@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professora, amei sua aula, sou fascinada por contação de história. Posso copiar sua idéia? Abraços fraternos.


  • NOEME FRANCISCA SOUSA BATISTA , ESCOLA MUNICIPAL MANOEL JOSÉ LINO , Minas Gerais - disse:
    noemesal@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente....nao conhecia esta pagina


  • sueli ossuna, iINCENTIVO A LEITURA DE Monteiro Lobato , Mato Grosso - disse:
    sueliossuna@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei a experiência desta aula de incentivo a leitura a historia de Monteiro Lobato pois, é importante desenvolver projeto de incentivo de contadores de história, assim,desperta nos alunos o gosto pela a leitura desenvolvendo suas habilidades e ampliando sua capacidade de pensar, de criar e produzir text.


  • Marta Emilia Soares Placideli, IDALINA CANOVA DE BARROS PROFA EMEF E SUPLETIVO , São Paulo - disse:
    martaesoares@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Fazer com que os alunos sintam prazer e criem o hábito da leitura é uma das tarefas mais difíceis e importantes para um professor de Português, e este projeto sobre a literatura de monteiro Lobato é envolvente, eu já fiz um projeto parecido, onde os alunos liam os livros ,na classe e no pátio, posteriormente contavam as histórias , no final fomos conhecer o sítio do Pica pau amarelo em Taubaté. Achei muito interessante o trabalho de montagem dos bonecos e a criação de peça teatral.


  • Rita de Cássia Silva Fonseca, Escola Jamil Elias Jasmin , Sergipe - disse:
    ritafonseca555@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gosto muito de novidade em aula de leitura e a sua sera mais uma novidade que vou leva para munha sala de aula.


  • NARA CORTINAZ, E. E. E. MEDIO SETEMBRINA , Rio Grande do Sul - disse:
    naracortinaz@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei ótimo o projeto .


  • Alessandra , EDWALDO ROQUE BIANCHINI PROF EMEF , São Paulo - disse:
    acpblanco@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Permitir que as crianças conheçam o mundo fantásticos das histórias de Monteiro Lobato apenas através da TV é inaceitável. Tenho paixão por suas produções e tento levá-las também para a sala de aula de maneira prazerosa. Muito interessante essas sugestões.


  • lucinete de Medeiros Torres, ESC MUL PROF MARIA DALVA GOMES BEZERRA , Rio Grande do Norte - disse:
    lumaguga2@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei suas estratégias para incentivar a leitura da obra de Monteiro Lobato! Apesar da divulgação televisiva, falta muito aprofundamento ainda até mesmo aos professores, acerca deste importante escritor. O que mais chamou atenção nas sugestões apresentadas foi a questão da formação de contadores de histórias. Trabalhei com este objetivo em um projeto intitulado "Palavra encantada" e percebí a importância de valorizar e resgatar o gosto pela contação de histórias.


  • Ótimo!!!, CEE/MT. , Mato Grosso - disse:
    srmontenegro@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei, porém acredito ser para séries iniciais do Ensino Fundamental.


  • luiz carlos batista, Escola estadual Antonio Fernandes , Mato Grosso do Sul - disse:
    lcb.prof@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito. Pode ter certeza que vou tentar mudar o recreio aqui tambem.


  • Camila Rezende Ramos, Acácio de Paula , São Paulo - disse:
    camilarezenderamos@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula... muito bem bolada e inspiradora... com certeza usarei! Até breve! ;)


  • amanda lemes lustig, ESCOLA ESTADUAL "DOM GALIBERT" , Mato Grosso - disse:
    souza_lustig@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Analisei sua sugestão de aula para um curso que eu estou fazendo "Mídias na educação" e, simplesmente amei.... estou até tentando viabilizar esse projeto na escola em que eu trabalho.


  • nadir lidia perez de souza, Escola Municipal Frei Eucario Schimitt , Mato Grosso do Sul - disse:
    nadir.lidiaperez@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    As sugestoes que o projeto da sao riquissimas pois proporcionam momentos de leitura diferentes e motivadores para novas leituras e tambem motiva para as futuras produçoes.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.