Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De perímetros às áreas

 

12/11/2008

Autor e Coautor(es)
Enio Freire de Paula
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF

Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O conceito de perímetro e área de figuras geométricas planas.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O sistema de medidas convencionais e não convencionais e Polígonos.
Estratégias e recursos da aula

Sala de aula

O Professor pode iniciar a aula com as seguintes questões:
O que é uma Área Urbana?
O que é Perímetro Urbano?
Como material de apoio, para um debate com os alunos, o educador pode encontrar estas definições no seguinte endereço eletrônico:
http://www.cetic.br/usuarios/tic/2007/area-urbana.htm  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/976/imagens/cetic.bmp

Tela do endereço eletrônico http://www.cetic.br

Em seguida o professor pode propor aos alunos um trabalho com pedaços de barbante em um determinado piso do ambiente escolar. Para este trabalho é necessário que o professor corte em pedaços um barbante, selecionando uma metragem total de acordo com o perímetro e a área do piso a ser utilizada, com o comprimento de um metro cada pedaço, ou tamanhos de barbantes com a mesma medida, sendo os pedaços que formarão o perímetro coloridos de forma diferente dos que formarão os quadrados ao interior do perímetro. A atividade, por exemplo, pode ser desenvolvida usando o piso da sala de aula, da seguinte forma: Peça para os alunos construírem quadrados iguais utilizando todo o espaço do piso da sala de aula com os pedaços de barbantes, sendo que, os barbantes posicionados na junção do piso com a parede ou rodapé devem ser os de colorações diferentes, como ilustra a figura abaixo.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/976/imagens/sala_de_aula.bmp

figura ilustrativa do trabalho em uma sala de aula

Concluído o trabalho da construção de quadrados na superfície do piso da sala de aula, o professor pode exemplificar o conceito de perímetro como sendo a soma dos pedaços de barbante que compõe o contorno da sala de aula, ou seja, os barbantes afixados na junção da parede com o piso, que na figura acima é representado pelas linhas de cor verde e a área como a soma de todos os quadrados que estão contidos dentro do quadrado maior representado pela superfície do piso da sala de aula. Professor, caso este trabalho não seja possível em sua sala de aula, use qualquer outro ambiente dentro da sua escola. Logo após, o educador pode utilizar o experimento prático denominado por Um Pastor Esperto. Este apresenta alguns problemas envolvendo os conceitos de perímetro e área de figuras planas, por meio de uma situação em que um pastor precisa acomodar um rebanho de ovelhas em um cercado. O experimento está disponível nos seguintes endereços eletrônicos:

http://educar.sc.usp.br/experimentoteca/matematica/matematica_fundamental/7f_pastor_esperto_a.pdf

Um pastor esperto - Material do aluno

http://educar.sc.usp.br/experimentoteca/matematica/matematica_fundamental/7f_pastor_esperto_p.pdf

Um pastor esperto - Material do professor

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/976/imagens/PICT0021.JPG

Alunos trabalhando na proposta do experimento Um Pastor Esperto

Recursos Complementares
Professor, utilize as questões do livro didático para a prática dos conceitos assimilados.
Avaliação
Como forma de avaliar o desenvolvimento dos conceitos referentes a perímetros e áreas de figuras planas, o professor poderá usar enquanto instrumento de avaliação, desde a participação dos alunos na aula, enquanto envolvimento, motivação, cooperação com os colegas e também as questões propostas para os alunos para validar conceitos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.