10/12/2009
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Conhecer os deuses da mitologia grega, através da narrativa da Ilíada e Odisséia do poeta Homero na versão para o público infanto-junvenil.
Vivenciar expriências de leitura individual e coletiva.
Identificar os personagens da história lida.
Este estudo sobre a mitologia pode ser realizado com crianças de 3 a 4 anos de idade. Nesta fase da vida as crianças transitam entre a fantasia e a realidade devido às características egocêntricas do pensamento presente nesta etapa da vida. Assim, como os contos de fada , os mitos são significativos no universo das identificações e elaborações subjetivas das crianças.
A hora da história é um momento privilegiado da rotina da escola em que as crianças atuam como leitoras iniciantes, experimentando estratégias de leitura, acionando seus conhecimentos prévios e experiências com o ato de ler. Aproveite este momento e apresente a obra de escritores que falam sobre a mitologia grega. Assim, o professor sugere a leitura do livro A Ilíada, A Odisséia da escritora Marcia Williams.
Para essa aula o professor ler a primeira história do livro.
Durante a semana o professor deverá ler as outras histórias, já que é um livro extenso.
Fonte:Relatório da Prática Pedagógica. Turma 3. NEI-CAp/UFRN. 2009
AS leituras devem permear todo o estudo e em algumas situações /oa professor/a seleciona o texto a ser lido, em outras, se dispõe todo o material na roda para as crianças, em duplas, escolherem o livro que querem ver/ler, depois trocar entre elas, comentarem.
Após as leituras da história proponha a produção de um texto coletivo retomando a história da Ilíada. As crianças irão desenhar e o professor escrever o texto numa cartolina. Durante todo o processo de leitura e conversas procure envolver as crianças, leia informações sobre os deuses gregos. Sugerimos a leitura do texto da Revista Recreio. O professor poderá baixar do site e fazer a leitura Online ou imprimir e levar para ler na sala de aula.
recreionline.abril.com.br/fique_dentro/conhecimento/historia/conteudo_131700.shtml
recreioonline.abril.com.br/fique_dentro/conhecimento/historia/conteudo_131700.shtml?/vc_sabia/vocesabia_131701.sh
Após a leitura,o/a professor/a organiza um painel com informações e desenhos dos alunos sobre os deuses gregos.
LIVRO: A Ilíada, A Odisséia. Marcia Williams.Ática.
O professor irá avaliar se o/a aluno/a:
Relata oralmente fatos relacionados a narrativa da Ilíada.
Identifica os acontecimentos que provocaram a guerra de Tróia.
Reconhecem os principais personagens que participaram da guerra de Tróia como Aquiles, Páris, Heitor, Agamenon, Ulisses, Helena e Menelau.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/10/2013
Quatro estrelasola eu não sou professora mas adorei o seu método de ensino