08/12/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
O aluno será capaz de identificar os princípios norteadores do esporte hóquei na grama, bem como adaptar materiais para a execução do mesmo.
Aula “O Que esporte é esse professor?”
Reunir os alunos em sala com recurso multimídia e apresentar os principais aspectos históricos, regras e equipamentos do hóquei na grama (sugerimos os vídeos contidos em e os sites http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%B3quei_em_campo , http://esporte.hsw.uol.com.br/pan-hoquei-sobre-a-grama.htm , http://www.hoqueirj.com/ ), bem como as imagens que se seguem (imagens criadas e adaptadas pelo autor da aula):
Questionar os alunos como podemos criar materiais para esta prática e propor aos discentes que construam o taco (sugerimos que sejam construídos os materiais tal como propomos abaixo). Além disto, propomos que seja usada uma bolinha do tipo “dente de leite”).Propor aos alunos que vivenciem o jogo, com as principais regras e adaptando as mesmas de acordo com as necessidades do grupo.
Atividade 3: pegando a manha do hóquei na grama:
propor aos alunos algumas vivências para a familiarização dos mesmos com o implemento:
Atividade 4 : jogando o hóquei na grama:
dividir os alunos em equipes de no máximo 7 jogadores e propor uma prática adaptada do hóquei na grama. Segue uma sugestão:
Usando a quadra de handebol, determinar as áreas de chute (sugerimos a linha pontihada) e a área onde o goleiro poderá defender com as mãos (sugerimos que seja desenhada um semcírculo nos limites das traves). Cada jogador poderá fpermanecer ocm a posse da bolinha por 3 segundos, não sendo permitido que o taco seja elevado acima da altura dos ombros nem qualquer forma de contato físico, sendo marcado, assim falta. Após 10 minutos de prática, trocar as equipes, de forma aleatória.
Ao fim da atividade, discutir com os alunos a respeito da prática: o que vocês acharam do jogo? Porque vocês acham que este esporte não é tão conhecido no Brasil?
(direcionando as resostas no sentido de que o material para sua prática é muito caro e por conta da cultura brasileira)
Construção de cartazes apresentando as dimensões apresentadas nas aulas (regras básicas, histórico, material adaptado para o jogo na escola)
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/07/2013
Quatro estrelasMuito bom a elaboração da aula
24/03/2010
Quatro estrelasinteressante e dinamico este esporte e o processo de ensino vou aplicar aos meus alunos, ja tenho os tacos que reciclarei da ultima Festa de Natal foram utilizados como cajados em uma peça teatral.
24/03/2010
Quatro estrelasmuito boa sua sugestão de aula. Vou ensinar para meus alunos. Parabéns!