Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Apresentando um “novo” esporte: o lacrosse.

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de identificar os princípios norteadores do esporte lacrosse, bem como adaptar materiais para a execução do mesmo.

Duração das atividades
3 aulas (150 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aula “O Que esporte é esse professor?”

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: CONHECENDO O LACROSSE:

Reunir os alunos em sala com recurso multimídia e apresentar os principais aspectos históricos, regras e equipamentos do lacrosse e do intercrosse (sugerimos os vídeos contidos em http://www.youtube.com/watch?v=YXO1lPc3p38 e os sites http://pt.wikipedia.org/wiki/Lacrosse , http://www.mingaudigital.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=289 e http://lusumprototus.blogspot.com/search/label/Esporte%20para%20Todos), bem como a exibição das imagens que se seguem:

undefined

undefined

undefinedundefinedundefinedundefinedundefinedundefinedundefined

(material produzido e adaptado pelo professor autor da aula)

Questionar os alunos como podemos criar materiais para esta prática e propor aos discentes que construam o stick (sugerimos que sejam construídos os materiais tal como propomos abaixo)

(imagem produzida pelo autor da aula)

ATIVIDADE 2: "PEGANDO O JEITO" DO STICK:

Proporcionar aos alunos alguns momentos de vivência prática do manuseio do stick e das técnicas de pegada e laçamento da bolinha. Eis algumas possibilidades:

  • lançamento para o alto da bolinha com o stick, pegando a mesma, sem deixa-la cair no chão;
  • lançar a bolinha para um companheiro, de modo que este consiga pegar e lançar de volta para o primeiro;
  • lançar de um para o outro em corrida;
  • lançar a bolinha em um alvo desenhado em uma parede;

ATIVIDADE 3: O JOGO DOS 10 PASSES:

Dividir os alunos em duas equ ipes e propor o jogo d os 10 passes. O objetivo do jogo é que uma equipe realize 10 pesses entre os integrantes desta, sem que deixe c air no chão. Caso isto ocorra, a posse da bola passa para a equipe adversária. Não será permitido nenhuma forma de contato físico voluntário de forma a prejudicar qualquer uma das equipes, podendo haver interceptações (com o stick) e marcação. Além disso, um mesmo jogador não poderá fazer mais de 3 passes por tentativa de realização de ponto.

ATIVIDADE 4: JOGANDO O LACROSSE:

Propor aos alunos que vivenciem o jogo, com as principais regras e adaptando as mesmas de acordo com as necessidades do grupo. Sugeerimos, como parãmetro para esta montagem, que a turma seja divididas em várias equipes de 7 alunos, sendo um deles designado para ser o goleiro. Deverá ser marcado um "GOL" com cones ou até mesmo os gols da quadra de futsal. O objetivo do jogo é fazer gols, usando somente os sticks para conduzir a bola até este fim. Caso a bolinha caia no chão, a posse de bola é daquele que cobrir a mesma com o stick primeiro. Cada alu no só pode ficar com a bolinha no seu stick por 3 segundos, para que haja uma maior participação de todos. Qualquer forma de contato físico considerado intencional será punido com falta.

ATIVIDADE 5: DISCUTINDO O LACROSSE

Após a vivência, questionar aos alunos se eles gostaram do jogo e quais os motivos que levam este jogo (esporte) não ser conhecido no Brasil, tentando direcionar para o fato da pouca divulgação, principalmente pelos meios de comunicação e o custo do material oficial para a prática.

Recursos Complementares
Avaliação

Construção de cartazes apresentando as dimensões apresentadas nas aulas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sérgio Azevedo Bernardino, Uniesp , São Paulo - disse:
    sergio_200_S2@hotmail.com

    28/08/2012

    Cinco estrelas

    Obrigado, essas informações serão muito útil. Estou fazendo um trabalho da faculdade sobre esta modalidade, não estava conseguindo achar nada adaptado sobre esta modalidade, eis que apareceu este portal. Muito obrigado mais uma vez, e garanto a você que quando eu estiver formado estarei divulgando esta modalidade pelas escolas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.