06/12/2009
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Sistema alfabético e ortográfico |
Usar palavras cruzadas e outros jogos para revisar e fixar o conteúdo estudado, ampliar o vocabulário, adquirir novos conhecimentos e escrever diferentes palavras; jogar na internet; ler textos instrucionais.
Determinados conhecimentos não precisam ser trabalhados previamente, mas o professor poderá usar os jogos para revisar e fixar conteúdos já ensinados. O aluno deverá saber usar o computador e a internet.
Recursos
cópias de cruzadas do tipo Coquetel
Computador
Aulas 1 e 2
Atividade 1 – em dupla
Motivação
O objetivo é desenvolver uma aula lúdica, diferente, em que os alunos conheçam outros suportes, a partir dos quais pode-se aprender novas palavras e conhecimentos gerais, ou ainda, revisar ou fixar conteúdos já ensinados. Para isso, o professor seleciona dois ou mais jogos do "Coquetel"- manual de passatempo, por exemplo, e faz cópias (dependendo da turma, o nível de dificuldade poderá ser de fácil para médio) de um dos jogos: cruzada direta; caça-palavras; bolsão de letras; criptograma; duplex; diagrama; cruzada silábica; silabox; cruzada direta autodefinida; o dominox ou ainda de um jogo de problemas de lógica e de desafios da língua. Distribui uma cópia, para cada aluno e pede que a dupla tente resolvê-lo. Dependendo do jogo, a dupla poderá consultar o dicionário, que deve estar disponível em sala de aula, ou mesmo um colega de outra dupla e também o professor, que terá a cópia das respostas.
Atividade 2
O professor faz a correção das respostas e os alunos colam a folha do jogo no caderno.
Aulas 3 e 4
Laboratório de Informática
Atividade em dupla
As duplas jogam na internet. O professor seleciona os jogos que devem ser resolvidos, de acordo com o conteúdo que deseja revisar ou fixar; ou aqueles que ele tem como objetivo ampliar o vocabulário e os conhecimentos gerais dos alunos. Para isso, pode-se acessar:
http://guida.querido.net/jogos/index.html
http://ludotech.eu/quadradinhos/
http://cvc.instituto-camoes.pt/jogoemlinha/cruzadas/cruzadas07.html
http://cvc.instituto-camoes.pt/jogoemlinha/cruzadas/cruzadas07.html
http://cvc.instituto-camoes.pt/jogoemlinha/cruzadas/in dex.html
No sítio Google o professor encontrará várias opções de jogos.
O professor fica atento quanto à participação e ao interesse dos alunos durante as atividades e avalie em que medida o jogo contribui para que o aluno aprenda novos conhecimentos, revise e fixe o conteúdo já estudado, de uma forma lúdica. A experiência com esse tipo de material didático tem mostrado que os alunos participam da aula com interesse e prazer.
Quatro estrelas 1 classificações
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28/06/2010
Quatro estrelasmuito interessante... é dificil tornar o ensino da lingua portuguesa atraente mas é possível.. parabens