Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Salvando espécies: o valor da preservação da vida no Planeta Terra

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Reconhecer a importância de cada espécie na preservação da vida no Planeta Terra;

2- Identificar  espécies ameaçadas de extinção.

3- Comparar as idéias de cientistas de diferentes áreas de conhecimento a respeito da extinção das espécies.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre a biodiversidade e sua importância para a vida na Terra

Estratégias e recursos da aula
Estratégias e recursos da aula
  • Aula interativa;

  • Uso do laboratório de informática ou sala de vídeo.

Motivação – Mapa das espécies brasileiras em extinção

No início da primeira aula, o/a professor/a poderá apresentar aos alunos/as o mapa da extinção de espécies brasileiras nos mares e rios do Brasil, segundo o IBGE, exibido no Jornal Nacional de 10 de junho de 2009 (Mapa das Espécies em Extinção - IBGE Junho, 2009 - trecho do JN, 10 jun 2009) disponibilizado no endereço: <http://www.youtube.com/watch?v=0Sr5fVX2DEU> . Acesso em 15 out 2009.

Figura 1: Imagens da reportagem “Mapa da extinção....”). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0Sr5fVX2DEU

Posteriormente faça alguns questionamentos para os/as alunos/as:

Dica para o/a professor/a:

Reforçar que a matéria só aborda a extinção de animais aquáticos. Destacar, então, a importância de se preservar outras espécies de animais, vegetais, fungos, microrganismos, enfim, todas as formas de vida, uma vez que todas têm seu papel ambiental.

ATIVIDADE 1:

Após essa primeira discussão exibir o vídeo “Alimentos em extinção: preserve!”, que enfoca a questão dos vegetais usados na alimentação humana e que se encontram em extinção. Disponível no endereço: <http://www.youtube.com/watch?v=KDQ0FUKAM9E>. Acesso em 15 out. 2009. Esse vídeo possui uma duração de dois minutos e cinco segundos.

Figura 2: Imagens da reportagem “Alimentos em extinção”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=KDQ0FUKAM9E>

Após a apresentação do vídeo o/a professor/a discutirá com os/as alunos/as a opinião destes quanto aos aspectos tratados no mesmo, tais como:

  • Qual é a relação existente entre a extinção de espécies e a culinária basileira?

  • Que fatores têm provocado a extinção de seres vivos que fazem parte da nossa culinária?

  • Quais são alimentos típicos do Brasil considerados ameaçados de extinção no documentário?

ATIVIDADE 2: Exibição do documentário

Objetivando um aprofundamento acerca da temática das aulas, o professor exibirá o documentário intitulado “Planeta Terra: O futuro – Salvando Espécies”. O DVD poderá ser adquirido pela internet ou em revistarias (Planeta Terra: O Futuro - Salvando Espécies BBC/Editora Globo, 2008).

Caso o/a professor/a tenha o interesse de saber mais informações e/ou adquirir o documentário acesse:

http://www.documentarios.org/serie/detalhar/306/planeta_terra___o_futuro


Alguns apontamentos sobre a série de documentários “Planeta Terra”

O episódio “Salvando Espécies” é o primeiro de três do DVD “Planeta Terra: o futuro”, produzido pela BBC em parceria com a Editora Globo.

Esse episódio apresenta um debate sobre a extinção das espécies no Planeta Terra, envolvendo cientistas de diversas áreas de conhecimento, representantes de associações de preservacionistas, bem como de comunidades que vivem em áreas consideradas selvagens e que apresentam muitas espécies ameaçadas de extinção.

Todo esse debate é enriquecido pelas imagens e depoimentos de profissionais diversos que trabalharam nas filmagens e produção da série “Planeta Terra”, com cinco DVDs, contendo onze filmes. Cada um desses onze documentários tem como foco um bioma (ou grande ecossistema) da Biosfera, destacando a ameaça à extinção das espécies naturais.

undefined

Figura 3: Trecho do documentário “Planeta Terra: o futuro”. Episódio “Salvando espécies”. Disponível em:

http://www.documentarios.org/serie/detalhar/306/planeta_terra___o_futuro

Atenção:

Professor/a, a seguir selecionamos algumas dicas para facilitar o norteamento dessa atividade, tais como:

Sugestões de Instruções aos alunos/as

1- Assista ao documentário Planeta Terra: O Futuro - Salvando Espécies com bastante atenção.

2- Fique bem atento/a ao ponto de vista de cada pessoa que faz depoimentos.

3- Faça seus registros sobre o que lhe chamar mais atenção.

4- O termo “espécime” é usado o tempo todo nesse documentário e se refere a cada indivíduo de uma espécie, ou seja, cada ser vivo. Não confunda com “espécie”.

5- Leia os destaques a serem discutidos em sala e que devem aparecer nos relatórios; eles direcionarão seus registros.

Atividade 2: DISCUSSÃO E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS EM GRUPOS

Após a exibição do filme o/a professor/a deverá organizar grupos compostos por, no máximo, cinco alunos/as, para uma nova discussão e elaboração do relatório que contará com as seguintes sugestões orientadas pelo/a professor/a:

Sugestões de itens a serem abordados:

1- Fatores que têm levado à extinção de espécies de seres vivos no Planeta Terra (pelo menos três).

2- Espécies – ou grupos – de seres vivos ameaçados de extinção e o motivo (pelo menos três).

3- Medidas que têm sido tomadas para a preservação de espécies animais (Pelo menos duas).

4- Por que a preservação de vegetais é importante.

5- Somente animais e vegetais devem ser preservados? Justifique tendo como referência depoimentos do documentário.

6- Desafios/dificuldades para a preservação das espécies no Planeta Terra.

Atividade 3: MONTAGEM DOS PAINÉIS

Com o intuito de finalização, das atividades, o/a professor/a solicitará que os mesmos grupos, constituídos anteriormente, deverão montar um painel com imagens representativas e frases que chamem a atenção da comunidade, sensibilizando para a importância da biodiversidade e da necessidade de preservá-la e colaborando para a construção da consciência do papel de cada cidadão/ã nesse sentido.

Professor/a, para efetivação dessa atividade, peça que os/as alunos/as tragam gravuras de espécies de seres vivos ameaçadas de extinção para montagem de um painel a ser exposto nos locais de maior visibilidade da escola, a fim de sensibilizar a toda a comunidade a respeito da temática.

O/a professor/a pode sugerir que cada grupo faça um painel sobre um subtema específico (por exemplo: animais ameaçados de extinção no Brasil/mundo; vegetais ameaçados de extinção no Brasil/mundo), para que haja ampliação de conhecimentos e os painéis não fiquem repetitivos.


Recursos Complementares
Avaliação
Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos alunos, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:
* Respostas aos questionamentos;
* Participação nas discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
* Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo;

* Construção dos relatórios e dos painéis

Lembre-se: O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir a temática.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.