17/12/2009
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
1- Reconhecer a importância de cada espécie na preservação da vida no Planeta Terra;
2- Identificar espécies ameaçadas de extinção.
3- Comparar as idéias de cientistas de diferentes áreas de conhecimento a respeito da extinção das espécies.
Noções sobre a biodiversidade e sua importância para a vida na Terra
Aula interativa;
Uso do laboratório de informática ou sala de vídeo.
Motivação – Mapa das espécies brasileiras em extinção
No início da primeira aula, o/a professor/a poderá apresentar aos alunos/as o mapa da extinção de espécies brasileiras nos mares e rios do Brasil, segundo o IBGE, exibido no Jornal Nacional de 10 de junho de 2009 (Mapa das Espécies em Extinção - IBGE Junho, 2009 - trecho do JN, 10 jun 2009) disponibilizado no endereço: <http://www.youtube.com/watch?v=0Sr5fVX2DEU> . Acesso em 15 out 2009.
Figura 1: Imagens da reportagem “Mapa da extinção....”). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0Sr5fVX2DEU
Posteriormente faça alguns questionamentos para os/as alunos/as:
Cite alguns “papéis” ambientais desempenhados por tais espécies?
Quais outras consequências da ação antrópica no ecossistema apresentado?
Essas possuem alguma importância ambiental para o ecossistema marinho?
Após essa primeira discussão exibir o vídeo “Alimentos em extinção: preserve!”, que enfoca a questão dos vegetais usados na alimentação humana e que se encontram em extinção. Disponível no endereço: <http://www.youtube.com/watch?v=KDQ0FUKAM9E>. Acesso em 15 out. 2009. Esse vídeo possui uma duração de dois minutos e cinco segundos.
Figura 2: Imagens da reportagem “Alimentos em extinção”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=KDQ0FUKAM9E>
Após a apresentação do vídeo o/a professor/a discutirá com os/as alunos/as a opinião destes quanto aos aspectos tratados no mesmo, tais como:
Qual é a relação existente entre a extinção de espécies e a culinária basileira?
Que fatores têm provocado a extinção de seres vivos que fazem parte da nossa culinária?
Quais são alimentos típicos do Brasil considerados ameaçados de extinção no documentário?
ATIVIDADE 2: Exibição do documentário
Objetivando um aprofundamento acerca da temática das aulas, o professor exibirá o documentário intitulado “Planeta Terra: O futuro – Salvando Espécies”. O DVD poderá ser adquirido pela internet ou em revistarias (Planeta Terra: O Futuro - Salvando Espécies BBC/Editora Globo, 2008).
Caso o/a professor/a tenha o interesse de saber mais informações e/ou adquirir o documentário acesse:
http://www.documentarios.org/serie/detalhar/306/planeta_terra___o_futuro
Alguns apontamentos sobre a série de documentários “Planeta Terra”
O episódio “Salvando Espécies” é o primeiro de três do DVD “Planeta Terra: o futuro”, produzido pela BBC em parceria com a Editora Globo.
Esse episódio apresenta um debate sobre a extinção das espécies no Planeta Terra, envolvendo cientistas de diversas áreas de conhecimento, representantes de associações de preservacionistas, bem como de comunidades que vivem em áreas consideradas selvagens e que apresentam muitas espécies ameaçadas de extinção.
Todo esse debate é enriquecido pelas imagens e depoimentos de profissionais diversos que trabalharam nas filmagens e produção da série “Planeta Terra”, com cinco DVDs, contendo onze filmes. Cada um desses onze documentários tem como foco um bioma (ou grande ecossistema) da Biosfera, destacando a ameaça à extinção das espécies naturais.
Figura 3: Trecho do documentário “Planeta Terra: o futuro”. Episódio “Salvando espécies”. Disponível em:
http://www.documentarios.org/serie/detalhar/306/planeta_terra___o_futuro
Sugestões de Instruções aos alunos/as
1- Assista ao documentário Planeta Terra: O Futuro - Salvando Espécies com bastante atenção.
2- Fique bem atento/a ao ponto de vista de cada pessoa que faz depoimentos.
3- Faça seus registros sobre o que lhe chamar mais atenção.
Atividade 2: DISCUSSÃO E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS EM GRUPOS
Sugestões de itens a serem abordados:
1- Fatores que têm levado à extinção de espécies de seres vivos no Planeta Terra (pelo menos três).
2- Espécies – ou grupos – de seres vivos ameaçados de extinção e o motivo (pelo menos três).
3- Medidas que têm sido tomadas para a preservação de espécies animais (Pelo menos duas).
4- Por que a preservação de vegetais é importante.
6- Desafios/dificuldades para a preservação das espécies no Planeta Terra.
Atividade 3: MONTAGEM DOS PAINÉIS
Planeta Terra – O futuro. disponível em: http://www.documentarios.org/serie/detalhar/306/planeta_terra___o_futuro
Salvando Espécies – Material Fácil. disponível em: http://www.materialfacil.com.br/documentario/mostrar/2055/salvando_especies
BBC: Planeta Terra: O futuro. disponível em:
http://obairrodassobreiras.blogspot.com/2009/07/bbc-planeta-terra-o-futuro.html
Planeta Terra – O futuro : http://www.documentarios.org/serie/detalhar/306/planeta_terra___o_futuro
Salvando Espécies – Material Fácil: http://www.materialfacil.com.br/documentario/mostrar/2055/salvando_especies
BBC: Planeta Terra: O futuro
http://obairrodassobreiras.blogspot.com/2009/07/bbc-planeta-terra-o-futuro.html
A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos alunos, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:
* Respostas aos questionamentos;
* Participação nas discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
* Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo;
* Construção dos relatórios e dos painéis
Lembre-se: O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir a temática.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!