Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MOLUSCOS: o jogo da sobrevivência

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Identificar as características principais dos seres vivos pertencentes ao grupo dos moluscos;

2- Reconhecer aspectos relacionados à morfologia, alimentação, locomoção, defesa e reprodução nesse grupo de seres vivos.

3- Explicar as origens e a evolução dos moluscos numa perspectiva da evolução das espécies.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Evolução dos seres vivos.

Classificação dos seres vivos.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias utilizadas:

  • Aula interativa;

  • Uso do laboratório de informática e/ou sala de vídeo.

Motivação:

O/a professor/a poderá iniciar o estudo desse grupo de invertebrados exibindo uma coleção de imagens representativas dos diferentes grupos de moluscos. Tais imagens podem ser selecionadas em sites como o Google. Algumas sugestões:

Figura 1- imagem 1

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/revista/c12_molusco/c12_moluscos.html

undefinedundefined

 Figura -imagem 2 lula

http://www.infoescola.com/files/2009/08/16-e238ea97b8.jpg

Nesse momento o professor deve fazer um diagnóstico dos conhecimntos dos/as alunos/as a respeito dos moluscos, por meio de um diálogo pautado em questões preliminarmente pensadas ou outras que surgirem. Algumas sugestões:

1- Vocês conhecem esses animais?

2- O que esses animais têm em comum?

3- Onde eles vivem?

4- Há representantes desse grupo de animais terrestres?

Atividade 1: Exibição e discussão do documentário

O uso de documentários uma ótima sugestão estratégica para trabalhar as características dos diferentes grupos dos seres vivos. Para que uma aula nessa perspectiva seja exitosa é necessário que o/a professor/a assista o vídeo, no mínimo duas vezes, faça uma sinopse e prepare um roteiro destacando aquilo que considera mais importante, de acordo com seus objetivos ao abordar essa temática. A discussão em pequenos grupos de alunos/as após a exibição do documentário é fundamental para o bom aproveitamento desse material tão rico em informações reforçadas por imagens impressionantes, o que torna as aulas prazerosas e produtivas do ponto de vista do ensino e da aprendizagem.

Professor/a - com a finalidade de explorar a temáticas das aulas o/a professor/a exibirá o filme 6 do DVD 3 da "Série Origens da Vida: a evolução das espécies - Abril/National Geographic" tem como título " O JOGO DA SOBREVIVÊNCIA". Há uma síntese desse documentário disponibilizada no youtube que poderá ser acessada pelo endereço: <http://www.youtube.com/watch?v=b-bgkx9ovOc> Acesso em 15 out. 2009. Esse vídeo tem duração de 9:53 min.

Dica importante:

  • O DVD poderá ser adquirido pela internet ou em revistarias (Série Origens da Vida: a evolução das espécies - Abril/National Geographic. DVD 3).

Sinopse do documentário:

Além de exibir imagens maravilhosas de ambientes terrestres e aquáticos, tem como foco o grupo de seres vivos classificados como "moluscos", tratando de maneira clara e ricamente ilustrada, os aspectos evolutivos, a morfologia, alimentação, defesa e a reprodução nesse grupo.

Atenção:

Professor/a, a seguir selecionamos algumas dicas para facilitar o norteamento dessa atividade, tais como:

  • Combinar com os/as alunos/as que durante a exibição haverá pausas para explicações, esclarecimentos de dúvidas e registros. Programar esses tempos ao longo da exibição, de modo que não haja rupturas comprometedoras na linha de raciocínio que norteia o documentário.

  • Durante toda a exibição deve-se garantir esse espaço para o diálogo, não o restringindo ao final do documentário, pois uma dúvida inicial pode impedir/dificultar a compreensão de informações importantes ao longo do mesmo.

  • Com essa dinâmica serão necessárias duas aulas de exibição e discussão, apesar do documentário ter um tempo de um pouco mais do que 50 minutos e essa ser a duração, em média, de uma aula. O/a professor/a poderá, ainda, selecionar cenas mais demoradas que poderão ser sintetizadas, por meio de um breve relato.


Caso o/a professor/a tenha o interesse de saber mais informações e/ou adquirir o documentário acesse:

http://www.cinevideo1.com.br/dida/index.php?c=44&p=495

Professor/a caso não consiga o vídeo poderá acessar o trailer no seguinte link:

http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals

Figura 2- Imagens do vídeo

Após a exibição do documentário, o/a professor/a solicitará que os/as alunos/as façam um círculo para debater os seguintes pontos e outras curiosidades suscitadas:

  • Os animais mostrados estão adaptados a qual ambiente?

  • Eles são explorados pelo ser humano? Estão ameaçados?

  • Mencionem alguns comportamentos naturais dos moluscos apresentados no documentário?

ATIVIDADE 2: DISCUSSÃO E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS EM GRUPOS

Após a exibição do filme o/a professor/a deverá organizar grupos compostos por, no máximo, cinco alunos/as, para uma nova discussão e elaboração do relatório que deverá conter as informações apontadas no roteiro entregue na aula anterior.

Sugestões de itens a serem abordados

  • Hábitat dos moluscos.

  • Características principais dos indivíduos pertencentes a esse grupo de seres vivos

  • Exemplos (3) de predadores de moluscos marinhos.

  • O que é rádula? E para que serve?

  • Sobre as conchas dos moluscos: a) Função; b) todos os moluscos as possuem? Explique. c) Como e de que material são produzidas?

  • Características corporais das lulas que lhes possibilitam se deslocarem a grandes velocidades.

  • Duas vantagens estratégicas de sobrevivência (adaptações) dos polvos.

  • Por que esse documentário tem como título “O jogo da sobrevivência”?

Recursos Complementares

  • Professor/a caso não consiga o vídeo poderá acessar o trailer no seguinte link:

Televisão, DVD, Documentário: Série Origens da Vida: a evolução das espécies - Abril/National Geographic. DVD 3.

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos alunos, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:
* Respostas aos questionamentos;
* Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
* Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo.

  • Os relatórios produzidos pelos/as alunos/as poderá ser utilizado como instrumento de avaliação mais formal do conteúdo.

  • Lembre-se: O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • SAMIA ARRUDA, ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM NABUCO , Amapá - disse:
    samiabiologa@hotmail.com

    11/01/2015

    Cinco estrelas

    FOI EXCELENTE ESTE PLANEJAMENTO DE AULA. ME AJUDOU MUITO, POIS, NÃO ESTAVA CONSEGUINDO UMA MANEIRA DE PASSAR ESTE CONTEUDO QUE É TÃO RICO.OBRIGADA.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.