Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Consciência Negra

 

12/01/2009

Autor e Coautor(es)
margarete santos de santana
imagem do usuário

SALVADOR - BA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR RICARDO PEREIRA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Ter consciência do que é ser negro. •Conhecer e reconhecer o papel do negro na construção da história da humanidade. •Conhecer as várias etnias que influenciaram na formação do povo brasileiro. •Valorizar o negro e do afro-descendente nesta sociedade racista e excludente.
Duração das atividades
05 dias
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Levantar informações acerca do conhecimento do aluno em relação a formação do povo brasileiro através do questinamento: Por que será que na nossa sala de aula existem crianças com diferentes características? ( cor da pele, tipos de cabelo, lábios,nariz etc ).
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão

  • Construção de painel : “Como eu me percebo”
  • Utilização do laboratório de informática.
  • Atividades em pequenos grupos em sala de aula.           
  •  Observação do quadro Tarsila do Amaral

 

 

ATIVIDADE 1

 Trabalhar um pequeno texto:  "Formação do povo Brasileiro"  do livro  Aja Bahia em seguida discutir e refletir em cima do texto. A partir de situações levantadas os alunos deverão se dividir em grupo e construir o perfil do povo brasileiro. Em seguida individualmente cada aluno deverá montar o seu perfil “como eu me percebo."

ATIVIDADE 2

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/988/imagens/tarsila_do_amaral.jpg

Observação do quadro de Tarsila do Amaral

Identificar a relação que a artista faz com a formação do povo brasileiro

ATIVIDADE 3

Levar os alunos  ao laboratório de informática para uma pesquisa  sobre Contos africanos. Cada equipe deverá escolher um conto africano  e transformá-lo  em um outro gênero ( História em quadrinhos).

ATIVIDADE 4

Em equipe os alunos deverão desenhar os personagens que farão parte da história em quadrinhos. Desenhar o cenário, ou seja, o local onde a história acontecerá, sempre tendo como base o conto que foi pesquisado no laboratório de informática. Escolher as partes que serão representadas nos quadrinhos. Escrever os textos de cada quadrinho.

ATIVIDADE 5

Cada representante da equipe deverá ir ao laboratório de informática utilizando dos recursos tecnológicos para montar suas revistas em quadrinho. Com ajuda da professora se fará a revisão final do texto e exposição para a comunidade escolar das produções feitas pelos alunos.

 

 

Recursos Complementares
Livro Aja Bahia ( lendo e escrevendo)- Educar para Vencer Sites: htpp://www.portaalafro.com.br
Avaliação
A avaliação aconterá durante todo o trabalho desenvolvido será continua e processual
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 17 classificações

  • Cinco estrelas 9/17 - 52.94%
  • Quatro estrelas 8/17 - 47.06%
  • Três estrelas 0/17 - 0%
  • Duas estrelas 0/17 - 0%
  • Uma estrela 0/17 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • brasilene vaz, ESCOLA MUNICIPAL LAURA RIBEIRO. , Pará - disse:
    lenavaz62@yahoo.com

    19/11/2012

    Cinco estrelas

    MUITO BOM ESSE TRABALHO SOBRE CONSCIÊNCIA M]NEGRA.


  • REJANE ARAÚJO COSTA, ESCOLA ESTADUAL DOM PRUDENCIO , Goiás - disse:
    rejaneptc@hotmail.com.br

    11/11/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito, pois é um plano prático, simples, onde se realiza no tempo previsto, com recursos variados.


  • Berenice e Neuma, Escola Municipal Judity Lintz Guedes Machado , Minas Gerais - disse:
    berenicediasdasilva@gmail.com.br

    01/10/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula. Gostaríanos que você enviasse outras sugestoes de atividades para nós, pois nossa disciplina é Educação Religiosa e desde já agradecemos. Abraços


  • RAQUEL GONÇALVES DE MORAIS DO AMARANTE, EE ERNESTO RODRIGUES , Mato Grosso do Sul - disse:
    LEUQUARMORAIS@HOTMAIL.COM

    07/12/2010

    Quatro estrelas

    Ótimo plano de aula. O uso das tecnologias foi muito importante no projeto, pois, agilizou a pesquisa e também a criação das histórias em quadrinhos, que sem o computador tudo teria que ser feito manual e gastaria o dobro de tempo.


  • Ana Margarete c Poltronieri, ESC EST ENSINO MEDIO ANTONIO STELLA , Rio Grande do Sul - disse:
    ana-margarete@bol.com.br

    20/09/2010

    Quatro estrelas

    Excelente a proposta educativa!


  • Marcio Barros, Escola Estadual Castro Alves , Mato Grosso do Sul - disse:
    bembedito@hotmai.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito das atividades propostas.


  • Cremilda da Silva Ribeiro Passos, ESC MUNICIPAL TEOTONIO PEREIRA COIMBRA , Bahia - disse:
    tiacreme22@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Margarete, parabéns pela aula. É uma proposta bacana, eu pretendo por em prática. De que forma foi explorado de Tarsila do Amaral?


  • Rosilda Correia Gama e Silva, Escola Abdias João Inácio , Pernambuco - disse:
    rosilda.gama@yaoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente a sugestão de aula gstaria de receber em meu email mais sugestões de aulas de história do Brasil.


  • marcia, Escola Estadual Joaquim Murtinho , Mato Grosso do Sul - disse:
    marcia.arevalos@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente! adorei, é tudo que preciso para desenvolver o meu projeto sobre a consciencia negra. Obrigada!


  • maria, Zimbabwe - disse:
    maria.dasilva@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    exelente,sugestivo bom para desenvolver atividades propostas para a a identidade cultural


  • Rosilda Correia Gama e Silva, Escola Abdias João Inácio , Pernambuco - disse:
    rosilda.gama@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente!


  • Cilvane Adriane Marotz, ESC EST ENS MEDIO CURUPAITI , Rio Grande do Sul - disse:
    cilvane@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a tua aula e me deu subsídios de como trabalhar o tema África na sala de aula, isto porque eu não tinha idéia de como fazer isto, até porque na minha região, a presença de afro descendentes é pouca devido ao modelo de colonização mas, acho o tema super importante.


  • Jamerson Gomes, Escola Municipal Professor Solano Magalhães , Pernambuco - disse:
    virgulinoferreiradasilva@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Acredito que a escravidão na Bahia deve ter feito com que surgissem neste estado muitos quilombos. Será que a professora poderia também indagar os alunos sobre a remanescência de descendentes dos que participaram nestes focos de resistência e como eles encaram ainda hoje a vida em um país que por conta de sua colonização intensionava a implantação do regime escravista como mola econômica do país? E que aspectos então, se modificaram neste pensamento além da abolição da escravidão? Agradecido.


  • ermelina jardim costa, EEFM.RAIMUNDO NOGUEIRA , Ceará - disse:
    milenaejc@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    gostei muito do assunto abordado, a forma de se trabalhar com os alunos foi boa, no simples ato de se identificar mostra realmente se eles se eceitam como negro.


  • MARCIA S. CAMPELA FIGUEIREDO, Escola Aurora Pedroso de Camargo , Mato Grosso do Sul - disse:
    figueiredo-mc@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei interessante o aluno irá participar bastante desse trabalho .


  • Vilma Decleva, Escola E.E.F. Jardim das Pedras , Rondônia - disse:
    vmdeca@gmail.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá professor, gostei muito dessa aula, já trabalhei o assunto, porém, de uma forma diferente, utilizando o mesmo quadro, foi um trabalho gratificante. Parabéns.


  • Vera lucia Alves da Silva, MEF Prof Francisca Weinmann , Rio Grande do Sul - disse:
    proverasil@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Proposta excelente.Parabéns pelo trabalho.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.