09/11/2009
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Saber utilizar o instrumento para medir
Atividade 1- Observação atenta de um espaço da escola e fazer estimativa a olho nu.
1º Momento
O professor pede aos alunos que façam a suposição da metragem do comprimento e da metragem da largura de sua sala; procurem uma outra sala da escola, com medidas aproximadas as de sua sala de aula. Para a realização dessa atividade, o professor organiza as crianças em pequenos grupos; cada uma observa individualmente o espaço da sala de aula; em seguida as crianças discutem no pequeno grupo, fazendo estimativa referente a medida do espaço: quantos metros podem ter a sala no comprimento e na largura? depois no grande grupo, as crianças verbalizam as suas suposições. Em seguida o professor faz uma grande roda e mede o espaço e as crianças observam e contam quantas vezes o metro se repete.
2º Momento
O professor orienta as crianças para medir os objetos da sala, para isso é preciso escolher alguns objetos, dentre eles, a mobília. Nesse momento, solicita que elas observem as mesas e pensem como elas sabem medir as laterais e a altura (mesas quadradas). O professor incentiva as crianças para imaginar uma fita métrica e imaginar que está medindo uma mesa, e dizer quantos metros tem cada lado e qual a altura da mesa. Depois da suposição, discussão e verbalização no grande grupo, as crianças se dividem em duplas e com uma fita métrica regulada (marcada ou cortada) com um metro, fazem as constatações.
Atividade 2 - Retratar, por meio de desenho e pintura, o espaço da sala de aula.
O professor entregará uma folha em branco, lápis grafite e de cor às crianças e pede que elas representem, por meio de desenho e pintura, a sala de aula, prestando atenção na forma, nas cores e na posição em que os objetos se encontram dentro do ambiente, assim como na localização dos “cantinhos da sala”.
Atividade 3 - Fazer estimativa da medida de pequenos espaços na sala de aula.
1º momento
O professor solicita que as crianças observem o canto do faz de conta e falem quantos metros têm, da parede até a parte limite desse espaço. Elas fazem estimativas e depois medem com uma fita métrica regulada (o professor c oloca um marcador ou recorta a fita) com a medida de um metro, mas as crianças devem ter vivência com o tamanho real da fita metrica.
2º momento
O professor utiliza outro instrumento de medida que não seja convencional, toma como referência o palmo (uma parte do corpo), e conversa com as crianças sobre essa prática de medida pelos mais antigos. Ensina como medir com a mão: solicita que abram a mão direita (destro ) ou a esquerda (quanhoto) e ensina a medir, da ponta do dedo mínimo à ponta do dedo polegar. Assim, as crianças medem a altura, dos armários do faz de conta e anuncia a medida dessa dimensão. Ensina ás crianças, que altura mede na direção de cima para baixo ou vice-versa.
O professor irá avaliar se as crianças conseguem:
Cinco estrelas 1 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasAmei pis percebi que o professor deixou que os alunos participassem efetivamente das atividades tornando a aula dinâmica e lúdica que muito mais atrante.