21/10/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
• A finalidade do gênero anúncio publicitário;
• os tipos de linguagem que o compõem;
• quais recursos o produtor desse gênero utiliza para produção de sentido;
• os suportes nos quais o gênero se realiza e as diferentes estratégias exigidas conforme a mídia.
O aluno deverá, necessariamente, já ter tido um primeiro contato com o gênero anúncio publicitário, mesmo informalmente.
• Laboratório de informática;
• data-show (opcional);
• atividades em duplas e grupos.
Aula 1
Atividade 1
A aula deverá ser realizada no laboratório de informática. Caso a escola não ofereça o local, o professor poderá trabalhar a aula, com as devidas adequações, na própria sala, utilizando o data-show.
Após a sensibilização inicial da constituição textual do gênero anúncio publicitário com os discentes (ver item Conhecimentos Prévios), o professor, no laboratório de informática, entregará aos alunos – que podem trabalhar em duplas – um handout, contendo a instrução para a aula:
1) Acessem os links abaixo e vejam com atenção os anúncios disponibilizados:
B. http://brunozdesign.files.wordpress.com/2009/04/propagandaoficial.jpg
C. http://img503.imageshack.us/i/1196689807pecaarcoirissq0.jpg/#q=anúncio%20publicitário%20jornal
D. http://paulinotarraf.files.wordpress.com/2008/05/t1100_10322.jpg
E. http://www.propagandamt.com.br/eventos/a-bola-vai-rolar/
F. http://www.youtube.com/watch?v=sG7XUlA2Lhc
Atividade 2
Observados os anúncios, os alunos sentarão em círculo e discutirão com o professor os questionamentos apresentados abaixo.
Importante: o professor deverá no momento da discussão estar com o data-show ligado para, se precisar, exibir algum anúncio. Ainda, se preferir, o professor poderá passar por escrito as perguntas e, em momento posterior, abrir a discussão para toda classe.
1. Todas as publicidades anunciam um produto?
2. Podem anunciar também uma ideia?
3. Digam o que cada publicidade visitada anuncia.
4. Qual o objetivo das publicidades ao anunciarem produtos e/ou ideias?
5. Todos os anúncios contêm o mesmo tipo de linguagem?
6. Podemos pensar em um tipo de linguagem mais importante do que a outra nestes anúncios? Expliquem.
7. O público desses anúncios é o mesmo? O que muda? Por quê?
8. O registro verbal denuncia o tipo de público? Exemplifiquem.
9. Quais outros recursos (gráficos, de layout, sonoros etc) os produtores dos anúncios utilizam para atrair a atenção das pessoas? Vejam cada anúncio.
10. As mídias utilizadas nos anúnci os foram as mesmas? Comentem sobre o possível lugar onde cada anúncio foi veiculado e o que lhes possibilitou chegar a essa conclusão.
Importante: os anúncios foram veiculados nos seguintes suportes:
A. Revista
B. Cartaz
C. Panfleto/Folder
D. Outdoor
E. Site (link)
F. Televisão (também disponibilizada na internet)
11. O suporte textual (meio no qual o anúncio foi divulgado) alterou de alguma maneira a construção da publicidade? Expliquem comparando os anúncios.
12. Na sua opinião, qual é o melhor suporte para divulgar a publicidade? Por quê?
13. Agora, digam: o que se observa de semelhante nos 6 anúncios publicitários? Identifiquem.
14. Qual chamou mais sua atenção, ou seja, qual melhor conseguiu vender o produto? Por quê?
Atividade 3
Após o debate, os alunos formarão 6 grupos e cada um ficará encarregado de comentar DETALHADAMENTE um dos anúncios publicitários aos colegas.
Importante: o professor deverá intervir na exposição discente de modo a tornar os comentários ainda mais produtivos.
As perguntas que propõem a discussão sobre a finalidade e o suporte do gênero anúncio publicitário serão o termômetro para o professor avaliar a intervenção de cada aluno. Dessa forma, os alunos terão que compreender o objetivo dos anúncios bem como os suportes em que eles podem veicular com abordagens distintas pelos publicitários, conforme a mídia.
A avaliação, então, consistirá no empenho da turma na discussão sobre os anúncios publicitários apresentados e a contribuição de cada aluno será determinante para sua avaliação.
Três estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/01/2011
Três estrelasmuito bom ! amo homens ;)
24/03/2010
Três estrelasBem legal e criativa! Gostei muito!
24/03/2010
Cinco estrelasVocê é muito gata, professora!