Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Anúncio publicitário: finalidade e suporte textual

 

21/10/2009

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• A finalidade do gênero anúncio publicitário;
• os tipos de linguagem que o compõem;
• quais recursos o produtor desse gênero utiliza para produção de sentido;
• os suportes nos quais o gênero se realiza e as diferentes estratégias exigidas conforme a mídia.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá, necessariamente, já ter tido um primeiro contato com o gênero anúncio publicitário, mesmo informalmente.

  • O professor poderá oportunizar um contato mais significativo com o gênero a partir de uma roda de conversa na qual os discentes coloquem suas opiniões sobre a configuração do anúncio publicitário. Isso poderá ser feito a partir de diferentes suportes textuais nos quais o gênero foi realizado. Para tanto, o docente poderá pedir aos alunos que, na cidade, fotografem, com câmeras digitais, outdoors (um dos tipos de suporte do gênero anúncio publicitário) e levem o arquivo para a sala de informática a fim de apresentarem-no aos colegas.
  • O professor poderá também pedir que os discentes tragam para a sala de aula anúncios publicitários localizados em revistas e/ou jornais. Isso possibilitará um primeiro contato mais minucioso com o gênero, além da construção de muitas hipóteses sobre sua realização. Esse levantamento de hipóteses poderá, em momento posterior, ser confirmado ou refutado.
Estratégias e recursos da aula

• Laboratório de informática;
• data-show (opcional);
• atividades em duplas e grupos.

Aula 1
Atividade 1

A aula deverá ser realizada no laboratório de informática. Caso a escola não ofereça o local, o professor poderá trabalhar a aula, com as devidas adequações, na própria sala, utilizando o data-show.
Após a sensibilização inicial da constituição textual do gênero anúncio publicitário com os discentes (ver item Conhecimentos Prévios), o professor, no laboratório de informática, entregará aos alunos – que podem trabalhar em duplas – um handout, contendo a instrução para a aula:

1) Acessem os links abaixo e vejam com atenção os anúncios disponibilizados:


A. http://2.bp.blogspot.com/_v2XsjBhqpgQ/Snx-W6ZUX3I/AAAAAAAAAQM/mn_EWlaC8UE/s400/anuncio-dia-dos-pais-17,7x16,5.jpg


B. http://brunozdesign.files.wordpress.com/2009/04/propagandaoficial.jpg


C. http://img503.imageshack.us/i/1196689807pecaarcoirissq0.jpg/#q=anúncio%20publicitário%20jornal

D. http://paulinotarraf.files.wordpress.com/2008/05/t1100_10322.jpg

E. http://www.propagandamt.com.br/eventos/a-bola-vai-rolar/

F. http://www.youtube.com/watch?v=sG7XUlA2Lhc

Atividade 2

Observados os anúncios, os alunos sentarão em círculo e discutirão com o professor os questionamentos apresentados abaixo.

Importante: o professor deverá no momento da discussão estar com o data-show ligado para, se precisar, exibir algum anúncio. Ainda, se preferir, o professor poderá passar por escrito as perguntas e, em momento posterior, abrir a discussão para toda classe.

1. Todas as publicidades anunciam um produto?
2. Podem anunciar também uma ideia?
3. Digam o que cada publicidade visitada anuncia.
4. Qual o objetivo das publicidades ao anunciarem produtos e/ou ideias?
5. Todos os anúncios contêm o mesmo tipo de linguagem?
6. Podemos pensar em um tipo de linguagem mais importante do que a outra nestes anúncios? Expliquem.
7. O público desses anúncios é o mesmo? O que muda? Por quê?
8. O registro verbal denuncia o tipo de público? Exemplifiquem.
9. Quais outros recursos (gráficos, de layout, sonoros etc) os produtores dos anúncios utilizam para atrair a atenção das pessoas? Vejam cada anúncio.
10. As mídias utilizadas nos anúnci os foram as mesmas? Comentem sobre o possível lugar onde cada anúncio foi veiculado e o que lhes possibilitou chegar a essa conclusão.

Importante: os anúncios foram veiculados nos seguintes suportes:
A. Revista
B. Cartaz
C. Panfleto/Folder
D. Outdoor
E. Site (link)
F. Televisão (também disponibilizada na internet)
11. O suporte textual (meio no qual o anúncio foi divulgado) alterou de alguma maneira a construção da publicidade? Expliquem comparando os anúncios.
12. Na sua opinião, qual é o melhor suporte para divulgar a publicidade? Por quê?
13. Agora, digam: o que se observa de semelhante nos 6 anúncios publicitários? Identifiquem.
14. Qual chamou mais sua atenção, ou seja, qual melhor conseguiu vender o produto? Por quê?

Atividade 3

Após o debate, os alunos formarão 6 grupos e cada um ficará encarregado de comentar DETALHADAMENTE um dos anúncios publicitários aos colegas.

Importante: o professor deverá intervir na exposição discente de modo a tornar os comentários ainda mais produtivos.

Avaliação

As perguntas que propõem a discussão sobre a finalidade e o suporte do gênero anúncio publicitário serão o termômetro para o professor avaliar a intervenção de cada aluno. Dessa forma, os alunos terão que compreender o objetivo dos anúncios bem como os suportes em que eles podem veicular com abordagens distintas pelos publicitários, conforme a mídia.
A avaliação, então, consistirá no empenho da turma na discussão sobre os anúncios publicitários apresentados e a contribuição de cada aluno será determinante para sua avaliação.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 2/3 - 66.67%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.