10/11/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer as técnicas de socos e chutes que estão presentes em diversas formas de lutas (movimentos gerais), mas com execuções diferentes. Aproximaremos-nos do Karatê, boxe, may-tay nas atividades das aulas.
Reconhecer os movimentos das lutas como culturalmente desenvolvidos pelo homem, vivenciando e compreendendo como esses movimentos estão presentes em nossa cultura.
O professor poderá consultar os sites abaixo que contém informações sobre o universo das lutas.
Links para consultas:
http://members.fortunecity.co.uk/lutasamadoras/historia.htm
http://www.olimpiadas.etc.br/historia-das-lutas-e-artes-marciais
http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_marciais
O professor deverá aplicar em seus alunos, o plano de aula do portal que tem como título “Lutas e os movimentos gerais”, (técnicas de amortecimento de quedas), anteriormente a este plano.
Chute com a perna da frente
http://www.acbj.com.br/alianca/img_palavras/karate%201.png
Chute com a perna de trás (muay thai)
http://muaythainobrasil.blogspot.com/
As atividades deverão ser feitas até o professor sentir que a turma compreendeu o exercício.
Existem inúmeros tipos de lutas e movimentos de chutes e socos, mas com esses exercícios propostos os alunos viverão uma boa parte desse rico mundo que são as artes marciais.
Ao final, o professor deverá avaliar se a turma conseguiu compreender sobre algumas formas de utilização dos chutes e socos nas mais diferentes formas de lutas, distinguindo sua utilização fora das regras e dos ambientes aproproados para sua prática.
Solicitar que realizem uma pesquisa sobre lutas para ser apresentada em uma próxima aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!