Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lutas e os movimentos gerais: socos e chutes

 

10/11/2009

Autor e Coautor(es)
OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as técnicas de socos e chutes que estão presentes em diversas formas de lutas (movimentos gerais), mas com execuções diferentes. Aproximaremos-nos do Karatê, boxe, may-tay nas atividades das aulas.

Reconhecer os movimentos das lutas como culturalmente desenvolvidos pelo homem, vivenciando e compreendendo como esses movimentos estão presentes em nossa cultura.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; 1 (uma) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor poderá consultar os sites abaixo que contém informações sobre o universo das lutas.

Links para consultas:

http://members.fortunecity.co.uk/lutasamadoras/historia.htm

http://www.olimpiadas.etc.br/historia-das-lutas-e-artes-marciais

http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_marciais

O professor deverá aplicar em seus alunos, o plano de aula do portal que tem como título “Lutas e os movimentos gerais”, (técnicas de amortecimento de quedas), anteriormente a este plano.

Estratégias e recursos da aula
Para segunda rodada de chutes, o professor deverá demonstrar o chute no karatê, para acertar o colchão.

Chute com a perna da frente

undefined

http://www.acbj.com.br/alianca/img_palavras/karate%201.png

Chute com a perna de trás (muay thai)

undefined

http://muaythainobrasil.blogspot.com/

As atividades deverão ser feitas até o professor sentir que a turma compreendeu o exercício.

Existem inúmeros tipos de lutas e movimentos de chutes e socos, mas com esses exercícios propostos os alunos viverão uma boa parte desse  rico mundo que são as artes marciais.

Avaliação

Ao final, o professor deverá avaliar se a turma conseguiu compreender sobre algumas formas de utilização dos chutes e socos nas mais diferentes formas de lutas, distinguindo sua utilização fora das regras e dos ambientes aproproados para sua prática.

Solicitar que realizem uma pesquisa sobre lutas para ser apresentada em uma próxima aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.