24/11/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Professor comece sua aula conversando com os alunos sobre a importância da água no nosso dia-a-dia. Para isso, aborde as seguintes questões:
• Vocês precisam de água para sobreviver? Por quê? Onde está essa água?
• Para que serve o sol?
• Vocês se alimentam? Por quê?De onde vêm esses alimentos?
Relacione essas respostas a fim de identificar às condições para existência da vida na Terra. Conduza os alunos a perceber que a água, em estado líquido, a atmosfera e temperatura adequada são as principais condições para existência da vida na terra.
Você poderá explicar o porquê dessas condições a partir de situações cotidianas. Como exemplo sugere-se os seguintes argumentos:
• porque não viveríamos sem água;
• quais são as utilidades da água;
• lembrar que o corpo humano possui cerca de 70% d’água em sua composição
• considerar que os seres vivos precisam de oxigênio para respirar.
Em seguida conduza a conversa para questões relativas aos condicionantes de vida. Leve o aluno ao entendimento de que a Terra reúne as condições necessárias para a vida na Terra. São conhecidos até o momento, planetas que também reunem essas características?
Depois dessa conversa, peça aos alunos que escolham qualquer animal, um mamífero talvez, e expliquem por que ele consegue viver no nosso Planeta. Depois do exercício, peça que eles leiam suas respostas,
Atenção professor: nesse momento você deve estar atento para verificar se as respostas dos alunos conferem com os pressupostos teóricos estabelecidos. Certifique-se que os conceitos estão compreendidos e usados de modo adequado. Em caso contrário essa é a hora da correção.
Após a conferência das respostas peça aos alunos que leiam o texto disponível em http://www.brasilescola.com/geografia/terra-planeta-vida.htm,
que trata das características da biosfera.
Professor, retome a conversa e explicite o conceito de biosfera, a partir dos exemplos apontados ate o momento. Reforce o conceito de biosfera. Enfatize que é ai que a vida ocorre.
Algumas sugestões de vídeos para serem trabalhados com os alunos são:
objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1886
objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1942
Por fim, como dever de casa, peça aos alunos que desenhem, em uma folha A4, uma paisagem da biosfera e escrevam quais são as condições, ali desenhadas, que asseguram a vida na terra.
Esse desenho deverá ser analisado na aula seguinte, num exercício de comparação/identificação com todos os desenhos produzidos pela turma.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/06/2012
Cinco estrelasMuito bom, é pena que nas nossas escolas não temos condições fícicas e psicológicas de agirmos de tal forma. Devido, principalmente ao comportamento dos alunos.
22/09/2011
Cinco estrelasachei o conteudo bem abrangente e com certeza irá me auxiliar muito no desenvolvimento da aula. gostaria de agradecer.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante a aula e com certeza usarei com meus alunos. O conteúdo é bem abrangente, fazendo o aluno refletir e desenvolver mais o assunto. Agradeço a sugestão. Abraço.