02/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
O aluno poderá desenvolver suas habilidades na realização de operações com os números inteiros.
É necessário que o aluno já tenha aprendido a operar no conjunto dos inteiros.
A proposta dessa aula é que os alunos desenvolvam suas habilidades na resolução de operações com os números inteiros. O jogo possui um tabuleiro e cartas de cores variadas que apresentam as operações que deverão ser resolvidas. Os três tipos de cartas diferem-se pelo grau de dificuldade.
Cartas amarelas – Nível I
Cartas Azuis – Nível II
Cartas vermelhas – Nível III
Para a realização do jogo, será necessário um dado e pinos que representem a posição do jogador no tabuleiro. As cartas deverão ficar separadas por cor, mas com as operações viradas para baixo. A sugestão é que a atividade seja realizada em dupla. Após definirem a ordem de quem iniciará a partida, o primeiro participante joga o dado e percorre a quantidade de casas correspondente ao valor retirado no dado. A cor da casa onde ele parou define a que nível de operação ele terá que resolver. Ele então, sorteia entre as cartas da referida cor, a que ele terá que calcular. O parceiro de jogo confere os cálculos realizados, e se a resposta estiver correta, o jogador permanece nessa casa. Caso contrário, ele retorna para a posição anterior, que no caso seria o início. Desse modo, a vez passa ao segundo jogador que repetirá o mesmo procedimento. Sempre que o aluno acerta, ele avança e descarta a operação que já foi realizada por ele e corrigida pelo colega. Todas as vezes que errar, o participante se mantém na posição em que estava na rodada anterior.
Tabuleiro
Cartas com as operações
O professor terá a oportunidade de observar os alunos durante toda a realização do jogo e registrar dúvidas freqüente, ou até mesmo falas interessantes dos próprios alunos em quanto eles trabalham para promover uma discussão posterior.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/09/2012
Quatro estrelasE muito legal ! Utilizarei em um trabalho de faculdade mas farei algumas adaptoções como por exemplo colocar cartas bônus e ilustrações .
18/10/2010
Cinco estrelasAchei a aula muito interessante, pois o aluno pode desenvolver as operações com números positivos e negativos de uma forma descontraida.