19/10/2009
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
• Conhecer a narrativa de Chico Buarque inspirada na releitura do clássico “Chapeuzinho Vermelho”;
• reproduzir uma narrativa cronológica somente com imagens;
• levantar hipóteses, confirmando-as ou refutando-as;
• comparar dois enredos diferentes;
• discutir sobre medos e anseios.
Os alunos deverão ter conhecimento da história “Chapeuzinho Vermelho”.
• Discussões orais com alunos organizados em círculo;
• projeção de imagens da história “Chapeuzinho Vermelho”;
• e-book da história “Chapeuzinho Amarelo”;
• folhas para desenho;
• produção textual.
Aula 1
Atividade 1
Em uma roda, a professora mostrará as imagens da história de “Chapeuzinho Vermelho” e pedirá aos alunos para ajudá-la a contar a história, tendo como base os desenhos.
O professor poderá xerocar as ilustrações de forma ampliada e afixá-las no quadro.
Disponível em:
Atividade 2
Depois de relembrada a história, o professor deverá conversar com os alunos. Para tanto, poderá ter como base as seguintes questões:
1. Vocês já imaginaram uma “Chapeuzinho” diferente?
2. Como ela seria? Vermelha?
3. Onde ela moraria?
4. Seria uma boa menina?
5. Teria uma vovó?
6. Morreria de medo do lobo?
Importante: estes questionamentos servem para o professor aguçar a criatividade dos alunos quanto à nova história que apresentará. Por isso, é importante deixar os alunos à vontade para usarem a criatividade.
Atividade 3
Neste momento, o professor falará aos alunos que conhece uma história um pouco diferente da história da “Chapeuzinho Vermelho”. É uma história que tem uma “Chapeuzinho”, no entanto, ela não é “Vermelha”; é “Amarela”. Logo, indagará:
• “Será por que a história que eu vou contar a vocês tem uma “Chapeuzinho Amarelo”?
Disponível em:
http://1.bp.blogspot.com/_RqkgBZ0ZZGw/SfctV7q0gBI/AAAAAAAAACg/eUHVkFif7tE/s400/chapeu_a.jpg Acesso em 16/10/09
Importante: os alunos, por meio da indagação, levantarão hipóteses que depois poderão ser confirmadas ou refutadas, como, por exemplo, o fato de a Chapeuzinho ser amarela porque morre de medo. Confirmando-as ou não, é importante que o professor ressalte a capacidade imaginativa discente para pensar nas hipóteses, especialmente na hipótese acertada, se for o caso.
Depois das hipóteses, os alunos, ainda em círculo, verão um “e-book” da história “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque, projetado em um data-show. O professor poderá deixar os alunos lerem silenciosamente primeiro, para, em seguida, ler a história em voz alta. O e-book é de autoria de Kate Weiss.
E-book disponível em:
http://recantodasletras.uol.com.br/visualizar.php?idt=1 02457
Acesso em 16/10/09
Importante: a vantagem do e-book é que ele pode ser salvo em qualquer armazenador digital e em seguida disponibilizado sem a conexão com a internet.
Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque
“Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa, não aparecia.
Não subia escada, nem descia.
Não estava resfriada, mas tossia.
Ouvia conto de fada, e estremecia.
Não brincava mais de nada, nem de amarelinha.
Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol, porque tinha medo da sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava sopa pra não ensopar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pé com medo de cair.
Então vivia parada, deitada, mas sem dormir, com medo de pesadelo.
Era a Chapeuzinho Amarelo…
E de todos os medos que tinha
O medo mais que medonho era o medo do tal do LOBO.
Um LOBO que nunca se via,
que morava lá pra longe,
do outro lado da montanha,
num buraco da Alemanha,
cheio de teia de aranha,
numa terra tão estranha,
que vai ver que o tal do LOBO
nem existia.
Mesmo assim a Chapeuzinho tinha cada vez mais medo do medo do medo do medo de um dia encontrar um LOBO.
Um LOBO que não existia.
E Chapeuzinho amarelo,
de tanto pensar no LOBO,
de tanto sonhar com LOBO,
de tanto esperar o LOBO,
um dia topou com ele
que era assim:
carão de LOBO,
olhão de LOBO,
jeitão de LOBO,
e principalmente um bocão
tão grande que era capaz de comer duas avós,
um caçador, rei, princesa, sete panelas de arroz…
E um chapéu de sobremesa.
Mas o engraçado é que,
assim que encontrou o LOBO,
a Chapeuzinho Amarelo
foi perdendo aquele medo:
o medo do medo do medo do medo que tinha do LOBO.
Foi ficando só com um pouco de medo daquele lobo.
Depois acabou o medo e ela ficou só com o lobo.
O lobo ficou chateado de ver aquela menina olhando pra cara dele,
só que sem o medo dele.
Ficou mesmo envergonhado, triste, murcho e branco-azedo,
porque um lobo, tirado o medo, é um arremedo de lobo.
É feito um lobo sem pÊlo.
Um lobo pelado.
O lobo ficou chateado.
Ele gritou: sou um LOBO!
Mas a Chapeuzinho, nada.
E ele gritou: EU SOU UM LOBO!!!
E a Chapeuzinho deu risada.
E ele berrou: EU SOU UM LOBO!!!!!!!!!!
Chapeuzinho, já meio enjoada, com vontade de brincar de outra coisa.
Ele então gritou bem forte aquele seu nome de LOBO umas vinte e cinco vezes,
Que era pro medo ir voltando e a menininha saber com quem não estava falando:
LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO
Aí, Chapeuzinho encheu e disse:
“Pára assim! Agora! Já! Do jeito que você tá!”
E o lobo parado assim, do jeito que o lobo estava, já não era mais um LO-BO.
Era um BO-LO.
Um bolo de lobo fofo, tremendo que nem pudim, com medo de Chapeuzim.
Com medo de ser comido, com vela e tudo, inteirim.
Chapeuzinho não comeu aquele bolo de lobo, porque sempre preferiu de chocolate.
Aliás, ela agora come de tudo, menos sola de sapato.
Não tem mais medo de chuva, nem foge de carrapato.
Cai, levanta, se machuca, vai à praia, entra no mato,
Trepa em árvore, rouba fruta, depois joga amarelinha,
Com o primo da viz inha, com a filha do jornaleiro,
Com a sobrinha da madrinha
E o neto do sapateiro.
Mesmo quando está sozinha, inventa uma brincadeira.
E transforma em companheiro cada medo que ela tinha:
O raio virou orrái;
barata é tabará;
a bruxa virou xabru;
e o dia bo é bodiá.
( Ah, outros companheiros da Chapeuzinho Amarelo: o Gãodra, a Jacoru, o Barão-tu, o Pão Bichô pa…
E todos os tronsmons.)
Disponível em: http://blog.mafaldacrescida.com.br/?p=30 Acesso em 16/10/09
Atividade 4
Conhecida a história da “nova Chapeuzinho”, o professor pedirá aos alunos que ilustrem as partes da narrativa assim como ele mostrou no início da aula, com a história da “Chapeuzinho Vermelho”.
Importante: o professor pode determinar junto com os alunos quantas e quais as partes seriam interessantes ilustrar. Depois, daria uma folha A4 para cada parte. Assim, se definirem 5 cenas, teriam os alunos 5 folhas ilustradas que, posteriormente, poderiam ser transformadas em um pequeno livro e disponibilizado na biblioteca da escola para outras turmas.
Aula 2
Atividade 1
• Sobre a história da “Chapeuzinho Vermelho”:
( ) O lobo come a vovó da Chapeuzinho.
( ) A Chapeuzinho sonhava com o lobo?
( ) Chapeuzinho vai levar picolés à vovó?
( ) Chapeuzinho encontrou com o lobo a caminho da casa da vovó.
( ) O lobo é muito sabido.
( ) O lobo se disfarçou de vovó da Chapeuzinho.
( ) A vovó foi resgatada pelo Corpo de Bombeiro.
( ) Chapeuzinho era uma menina muito sabida e não tinha medo do lobo.
( ) O lobo insiste com Chapeuzinho que é um lobo para ela ficar com medo dele.
( ) A Chapeuzinho é uma menina muito custosa.
• Sobre a história da “Chapeuzinho Amarelo”:
( ) O maior medo da Chapeuzinho era o lobo.
( ) A Chapeuzinho foi levar doces para sua vovó.
( ) O lobo morava num buraco da França.
( ) Não se sabe como Chapeuzinho encontrou com o lobo.
( ) A boca do lobo era muito grande.
( ) Assim que Chapeuzinho encontrou o lobo, foi perdendo o medo.
( ) O lobo gostou de saber que Chapeuzinho não tinha medo dele.
( ) O lobo da Chapeuzinho acabou se transformando num bolo.
( ) Chapeuzinho deixou de ter medo do lobo depois que encontrou com uma lebre.
( ) A vovó de Chapeuzinho foi engolida pelo lobo.
Atividade 2
Terminado o jogo, o professor pedirá aos alunos para escreverem uma história. Para tanto deverão se colocar no lugar da Chapeuzinho Amarelo e relatar os medos que teriam. Esta história pode ser escrita em prosa ou em forma de poema e deverá passar por reescritas até ser postada no mural da escola.
Importante: o professor incentivará os alunos a relatarem seus medos e anseios. Assim, poderá contribuir para uma produção detalhada e cheia de sentimentos.
O professor poderá sugerir ainda aos alunos assistirem ao desenho animado do Pernalongas que propõe uma nova releitura da história do “Chapeuzinho Vermelho”. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=ppjIPBsg4EA Acesso em 16/10/09
Essa atividade é interessante, porque o professor poderá explicar aos alunos que muitas outras releituras podem ser feitas a partir de uma história. Poderá confirmar essa afirmação por meio da narrativa que os próprios alunos criarão acerca da Chapeuzinho Amarelo. Logo, esta atividade propicia o início do trabalho com o intertexto.
Os alunos serão avaliados conforme sua contribuição no momento em que o professor requisita: a contagem da história do “Chapeuzinho Vermelho”; o levantamento de hipóteses sobre a “Chapeuzinho Amarelo”; a ilustração da história de Chico Buarque e o momento do jogo sobre as duas histórias. Na avaliação serão então privilegiados: o raciocínio cronológico para contar a história bem como a presença dos elementos que compõem a narrativa (narrador, espaço, tempo, personagens, lugar); a capacidade criativa para elaborar hipóteses; o empenho na composição dos desenhos e a habilidade para comparar os dois enredos.
Quatro estrelas 36 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/08/2015
Cinco estrelasmuito boa vou aproveita-la par criar aulgo parecido muito obrigado!
25/05/2015
Quatro estrelasA aula está bem elaborada e permite apenas que façamos as adequações necessárias para a turma que vai ser aplicada.
19/09/2014
Cinco estrelasexcelente excelente excelente excelente
28/07/2014
Cinco estrelasMuito bom. Fiz algumas adaptações neste plano inserindo matemática também. Parabéns
07/06/2014
Cinco estrelasUma sequência bem pensada e planejada, auxiliará as crianças a construírem com boas referencias, seus próprios textos. Parabéns!
31/07/2013
Cinco estrelasNossa adorei seu plano de aula, diferente, criativo e, com certeza irei aplicá-lo...
13/04/2013
Três estrelaseu gostaria de uma comparacao de chapeuzinho vermelho e chapeuzinho amarelo para um trabalho sobre elementos da textualidade
24/10/2012
Cinco estrelasUma atividade interessante e muito praserosa para se apreder.
25/08/2012
Cinco estrelasachei esta historia muito legal a professora deu eu atividade literatura e foi muito legal as diferença entre as duas chapeuzinho amarelo e vermelho e muitas diferença a professora patricia falou que esse texto tamben e legal tchau bj adorei a historia
14/04/2012
Cinco estrelasAdorei !!!!
02/03/2012
Cinco estrelasAchei muito interessante, um ótimo plano de aula. Podem me dizer qual o título do livro em que se encontra as imagens? Qual é essa versão? Por favor o mais rápido possível!
16/08/2011
Cinco estrelasesse siiute me ajudou muito no meu trabalho de portugueis é uma questao igual eu queria!!
09/08/2011
Cinco estrelasGostei da aula. Já desenvolvi um projeto com essas histórias, mas vou trabalhar com ilustrações;muito interessante!...
02/08/2011
Cinco estrelasaula muito criativa com muitos recursos e um amplo aprendizado.
19/06/2011
Cinco estrelasAtividade muito interessante, e pode ser incrementa com o Filme: "A garota da Capa Vermelha" bem como, "Deu a louca na chapeuzinho"
13/06/2011
Cinco estrelasAdoreii, as sugestões de atividades.
25/05/2011
Três estrelasAmiga professora adorei a sua metodologia,estou entusiasmadíssima para por em prática tabém aqui na minha escola com os meus aluninhos.
06/04/2011
Cinco estrelas10
30/12/2010
Quatro estrelasÉ muito importante levar os alunos a refletirem sobre diversos assuntos, formar uma opinião, pois alunos pensantes levarão este país os topo. Um abraço, Roberta
04/11/2010
Cinco estrelasAula ótima, pois faz com que os alunos pensem reflitam, fazendo assim com que trabalhem sua capacidade de pensar e se expressar.
25/10/2010
Quatro estrelasa criatividade em cima de algo tao simples como a estoria da chapeuzinho vermelho, é o fio da meada para se alcançar os objetivos educacionais.
19/10/2010
Cinco estrelasNa minha Escola eu trabalhei com esta historia contada a do chapeuzinho vermelho e a do chapeuzinho amarelo e dei ideias para que colocasse outras versao de historia e com cores e desenhos diferentes e tambem usamos os, fantoches, cartazes , fizemos um mural dos desenhos e depois colocando no quadro as palavras repetidas do texto que contribuiu muito na leitura e escritas dos alunos .onde os alunos puderam imaginar criar varias ideias para o ensino aprenndizagem atraves da leitura e escrit
21/09/2010
Cinco estrelasPARABÉNS!!! Gostei de sua prática pedagógica. Sugestiva para estimular a criatividade, fantasia, elaboração e organização de idéias. Sair do convencional é fundamental para ampliar o vocabulário das crianças. Você foi feliz em sua elaboração. Mais uma vez: PARABÉNS!!!
21/09/2010
Cinco estrelasAmei a aula, criativa, inovadora, atrtiva, colorida, com certeza vai cativar a atenção dos alunos e estimular a imaginação dos mesmos.
24/08/2010
Cinco estrelasAdorei porque era o que eu estava procurando para dar cotinuidade no trabalho da PRIMEIRA SERIE , LER PARA GOSTAR E APRECIAR VARIAS VERSÕES DA HISTORIA CHAPEUZINHO VERMELHO, DANDO ASSIM UMA SEQUENCIA DIDATICA NO MEU TRABALHO,ETC.
08/08/2010
Cinco estrelasOlá, sou a Kate Weiss a criadora do e-book da CHAPEUZINHO AMARELO. Que pena, o link esta quebrado, poderiam corrigir o link? http://recantodasletras.uol.com.br/e-livros/102457 Um abraço para todos os professores, Kate Weiss
05/07/2010
Cinco estrelasAchei super interessante a aula planejada pela professora, que ao mesmo tempo trocou experiências entre os alunos, teve criatividade, em incluir a ludicidade, a leitura e a participação de todos, tornando a aula prazerosa e divertida. Parabéns.
03/05/2010
Cinco estrelasÓtimo trabalho, parabéns!!!
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bom o trabalho!
24/03/2010
Cinco estrelasExpetacular!Ameiiiiiiiiiiiiisua aula! parabens!
24/03/2010
Cinco estrelasUMA AULA MUITO BEM ELABORADA,PARABENS
24/03/2010
Cinco estrelasGostei da sua sugestão e dos recursos utilizados na sua aula. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasAmei o seu planejamento. Tenho certeza que você desenvolveu uma excelente aula.Sucesso!!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasA partir do momento que o aluno conta a historia de chapeuzinho vermelho através das cenas, e ouvindo a poesia de Chico Buarque, ele poderá através do confronto de idéias, comparar uma história com a outra e até mesmo, levantar idéias semelhantes e contrárias que aparecem nelas.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns Walleska, adorei sua aula! Clemilda
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns professora pela sua contribuição para o trabalho com intertexto,desta forma estamos agustando a capacidade imaginativa do nosso aluno.