13/11/2008
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
As estratégias a serem utilizadas serão:
- aula interativa;
- uso do Laboratório de Informática.
AULA 1
Primeiramente, o professor deve fazer uma revisão do que são Necessidades Educacionais Especiais.
Atividade 1
Antes de apresentar o áudio que explica o que é Educação Especial, o professor pode perguntar aos alunos o que eles entendem por Educação Especial para que os conhecimentos prévios dos alunos sejam conhecidos e valorizados. Depois que os alunos tiverem a oportunidade de expressar o que entendem por Educação Especial, apresentar o recurso.
Recurso:
Link do recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9934/educacao_especial_parte_1.mp3
Atividade 2
Após a apresentação do vídeo o professor pode contrapor as respostas que os alunos apresentaram antes da escuta do vídeo que traz o que, de fato, é a Educação Especial.
O professor pode ainda conversar com os alunos sobre o que é uma Sociedade inclusiva; explicar que uma sociedade inclusiva é aquela que acolhe, entende, valoriza e garante os direitos das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais como por exemplo, o direito de estudar em uma escola com pessoas que não possuem estas necessidades. Estas pessoas que possuem alguma Necessidade Educacional Especial têm também o direito de trabalhar, de cursar uma faculdade e também têm os mesmos deveres que as outras sem necessidades, como o de votar, de pagar impostos e etc.
AULA 2
Atividade 1
Pedir que os alunos façam pesquisas na Internet sobre Educação Especial, sobre pessoas que têm algum tipo de deficiência e que tiveram este direito assegurado e que atualmente trabalham, fizeram ou fazem um curso Superior, que vivem com autonomia e independência.
Atividade 2
Pedir que os alunos apresentem os resultados de suas pesquisas na Internet.
Sugestão de alguns sites para a pesquisa dos alunos:
Nome | Tipo |
---|---|
Educação especial: parte 1 [Categorias Literárias] | Áudio |
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasA aula é de suma importancia, pois trabalha com um conteúdo bastante atualizado e comentado hoje nas escolas.
24/03/2010
Quatro estrelasMEU COMENTÁRIO: Achei ótima a sua aula... Observo que utilizamos recursos bem parecidos, só que eu trabalho em cursos de formação de professor. Acredito que seria muito importante desde cedo apresentar para os nossos alunos a história das pessoas especiais (de uma maneira simples, mas verdadeira), acredito que causaria uma maior sensibilização da sociedade, principalmente utilizando recursos tecnológicos como os vídeos de boa qualidade disponíveis no YOUTUBE o que você acha?
24/03/2010
Quatro estrelasgostei muito desse trabalho, é com trabalhos assim que nós educadores conseguiremos acabar com o preconceito