21/01/2009
Andréia Teixeira Machado, Raquel Gomes de Oliveira, Elvis Márcio Barbosa
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Sala de aula:
Professor, inicie a aula relembrando alguns conceitos como: as razões trigonométricas. Este conteúdo pode ser encontrado no endereço eletrônico: http://profdrico.sites.uol.com.br/trigono2.html#i .
Em seguida, mostre aos seus alunos aspectos históricos e conceituais sobre a trigonometria, que podem ser encontrados nos endereços eletrônicos:
http://www.algosobre.com.br/matematica/trigonometria.html
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/trigonom/trigonometria.htm .
Laboratório de Informática:
Leve os alunos ao laboratório de informática e peça a eles que acessem o recurso “Trigonometria”, que pode ser encontrado no endereço eletrônico:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4783 .
A partir desse recurso, você pode trabalhar com os alunos por meio das seguintes orientações para os mesmos:
1º) Selecione o item seno e digite 30 no espaço para o ângulo em graus. O que acontece no círculo trigonométrico? E se selecionarmos os outros itens disponíveis como: co-seno, tangente, co-tangente, secante, co-secante?
2º) Quando mudamos o número de graus para 90 e selecionamos o item seno, o que acontece dentro do círculo? E quando selecionamos o item tangente?
3º) Quando aumentamos o comprimento do raio, acontece alguma mudança no ângulo da figura? Qual? Por quê?
4°) Qual a semelhança entre os ângulos de 45° e 225°? Encontre outros pares de ângulos com valores semelhantes entre si.
Essa atividade levará os alunos a conhecer o comportamento regular dos ângulos no círculo. O professor pode trabalhar todos os itens para vários ângulos, de forma a mostrar o comportamento destes em todos os quadrantes e demais semelhanças entre pares de ângulos.
É interessante que os alunos organizem os dados obtidos na interação com o software em uma tabela, que deverá conter valores do seno, co-seno e tangente de alguns ângulos principais como: 0, 30, 45, 60 e 90 graus.
Validando o conceito:
Depois das atividades junto ao computador, o professor pode sintetizar o conceito aprendido a partir da atividade abaixo:
1. Monte um círculo trigonométrico para cada ângulo anotado e mostre aproximadamente onde se encontram o seno, o co-seno e a tangente dos ângulos.
2. Um atleta percorre 1/3 de uma pista circular, correndo sobre uma única raia. Qual é a medida da distância percorrida pelo atleta em graus?
Antes de propor os exercícios abaixo, pergunte aos alunos onde está um ângulo que seja maior do que um ângulo de 360º. A partir das respostas, é possível que se sistematize a idéia de ângulos côngruos ou congruentes.
3. Determine o valor de sen (4290°).
4. Determine os valores de cos (3555°).
5. Determine o valor de tan (510°).
Dicas e sugestões:
O professor pode, a partir das atividades desta aula, introduzir o conceito de radianos como unidade de medida no círculo trigonométrico e fazer as relações entre graus e radianos.
Cinco estrelas 7 calificaciones
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24/09/2012
Cinco estrelasMaravilhosa aula . Aplico esta a meus alunos
24/10/2011
Cinco estrelasTodas as aulas são excelentes e estão ajudando muito na minha formação como professor.
03/06/2010
Cinco estrelasMuito bem elaborada a aula. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela aula!
24/03/2010
Cinco estrelasexelente
24/03/2010
Cinco estrelasEstou encantada com a qualidade da aula, meus parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasOlha, esta aula está muito bem planejada. Muito bom mesmo. Excelente!!!!