Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Entre o sonho e a realidade

 

04/12/2009

Autor y Coautor(es)
Sulamita Oliveira de Macedo
imagem do usuário

NATAL - RN ESC EST PROF JOAO TIBURCIO ENS 1 GRAU

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer características de um texto narrativo e descritivo.

- Estabelecer diferenças entre o desenrolar e o desfecho de uma narrativa de ficção e de uma situação real, posicionando-se diante dos fatos.

- Elaborar texto narrativo com elementos descritivos de uma situação não real e uma vivenciada pelos alunos.

Duração das atividades
12 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, espera-se que o aluno tenha habilidade para interpretação e análise crítica de fatos e conhecimento da problemática ambiental à nível local e mundial, fauna e flora, saneamento, poluição e tratamento de água, moradia e hidrografia.
Estratégias e recursos da aula

Exibição de filme, aula ecológica, atividade em grupo, aula multidisciplinar, sala de multimídia, máquina fotográfica, filmadora. slides e charge.

Atenção professor: sugiro que esta aula seja trabalhada com as disciplinas de Ciências e Geografia.

1a. aula: 2 horas/aula

Professor, leve os alunos para a sala de multimídia ou outro espaço apropriado para exibição do filme "Uma Noite no Museu II", cuja estréia aconteceu em 22 de maio de 2009; é um filme de ação e aventura, sob a direção de Shawn Levy; foi filmado no complexo de Museus dos EUA, a Instituição Smithsonian, o maior e mais visitado museu do mundo, tem como protagonista o ex-vigia noturno Larry Daley(Ben Siller) que precisa salvar seus amigos "inanimados", que de repente ganham vida...

undefined

2a. aula: 2 horas/aula

Professor:

- Faça uma apresentação das  características de um texto narrativo e descritivo, utilizando slides.

- Realize uma atividade em grupo( 04 alunos), para elaborar um texto narrativo-descritivo sobre o filme exibido na aula anterior.

3a. aula: 2 horas/aula

Professor, promova uma atividade extraclasse, com os alunos e os professores das disciplinas envolvidas, a um local de sua escolha, no qual possa ser constatado problemas ambientais. Não se esqueça de registrar a aula com fotos e vídeo.

4a aula: 2 horas/aula

Professor, nesta aula discuta os conteúdos relacionados à aula de campo, com os alunos e os professores de Ciências e Geografia, através de slides, fotos e vídeo.

5a. aula: 2 horas/aula

Professor, leve seus alunos para a sala de informática e divida-os em grupo(pode ser os mesmos da 2a. aula) e oriente-os para que elaborem um texto narrativo com elementos descritivos sobre a aula de campo realizada, digitando-o nos computadores da escola, colocando links para fotos e vídeo.

6a. aula: 2 horas/aula

Professor, neste momento, provoque uma reflexão sobre a narrativa de ficção(filme), na qual o escritor tem total controle sobre as ações dos personagens, e a narrativa real(aula ecológica), enfatizando que nesta as ações são individuais e dependem da sensibilização e consciência ecológicas, que são demonstradas, através das atitudes e valores de cada pessoa quanto à preservação do ambiente. Finalize, apresentado uma charge sobre educação ambiental, disponível em http.www.juniao.com.br

undefined

Recursos Complementares

Professor:

1- Você poderá ver trechos do filme "Uma Noite no Museu II" no site: www.youTube.com.br

2- Poderá ainda adquirir o filme ou alugá-lo.

3- Procure informações se no cinema de sua cidade há projeto para escolas. Esta é também uma alternativa interessante para ver o filme, pois além do preço do kit(entrada, pipoca e refrigerante) ser mais barato, você proporcionará aos alunos a oportunidade de estar em uma sala de cinema. Indico o seguinte site: www.cinemark.com.br

4- Sugiro para a aula ecológica, a utilização do barco-escola. Investigue se na sua cidade há esse projeto. A seguir alguns sites, e-mail e localidades:

- Natal/RN: Barco-Escola Chama-Maré - barcoescolachamamare@gmail.com

- Americana/SP: Barco-Escola da Natureza - www.barcoescola.org.br

- Rio dos Sinos/RS: Barco Martim Pescador - www.martinpescador.org.br

- Tocantins: Barco Nego D`Água - www.negodagua.bogspot.com

- Recife/PE: Barco Escola - www.recife.pe.gov.br

- Santa Catarina: Barco Escola Aprender com a Natureza - www.aprender.gov.br

- Ibotirama/BA: Barco Escola São Salvador - www.etur.com.br

5 - Caso não haja condições de realizar uma aula de campo, você pode utilizar um vídeo sobre meio ambiente; sugiro que procure no Portal do Professor.

Avaliação

Professor, a avaliação ocorrerá no processo de execução das aulas. Fique atento ao desenvolvimento de cada atividade, se necessário faça interferências para minimizar ou solucionar as dificuldades, para que haja envolvimento e aprendizagem dos alunos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • maria josé de moura de moura, escola de ensino fundamental Antonio Alves Maia , Ceará - dijo:
    mouramaze@hotmail.com

    17/09/2010

    Três estrelas

    excelente aula ...


  • Roberto FLávio Gomes de Lima, ESC MUL PROFA FRANCISCA DE OLIVEIRA , Rio Grande do Norte - dijo:
    bpotyguara@ibest.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, Sulamita. Apesar da sua aula estar classificada como Língua Portuguesa, acredito no grande potencial interdisciplinar da mesma. Excelente pesquisa de dados. Só não vai aproveitar quem não quiser.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.