04/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
- Conhecer características de um texto narrativo e descritivo.
- Estabelecer diferenças entre o desenrolar e o desfecho de uma narrativa de ficção e de uma situação real, posicionando-se diante dos fatos.
- Elaborar texto narrativo com elementos descritivos de uma situação não real e uma vivenciada pelos alunos.
Exibição de filme, aula ecológica, atividade em grupo, aula multidisciplinar, sala de multimídia, máquina fotográfica, filmadora. slides e charge.
Atenção professor: sugiro que esta aula seja trabalhada com as disciplinas de Ciências e Geografia.
1a. aula: 2 horas/aula
Professor, leve os alunos para a sala de multimídia ou outro espaço apropriado para exibição do filme "Uma Noite no Museu II", cuja estréia aconteceu em 22 de maio de 2009; é um filme de ação e aventura, sob a direção de Shawn Levy; foi filmado no complexo de Museus dos EUA, a Instituição Smithsonian, o maior e mais visitado museu do mundo, tem como protagonista o ex-vigia noturno Larry Daley(Ben Siller) que precisa salvar seus amigos "inanimados", que de repente ganham vida...
2a. aula: 2 horas/aula
Professor:
- Faça uma apresentação das características de um texto narrativo e descritivo, utilizando slides.
- Realize uma atividade em grupo( 04 alunos), para elaborar um texto narrativo-descritivo sobre o filme exibido na aula anterior.
3a. aula: 2 horas/aula
Professor, promova uma atividade extraclasse, com os alunos e os professores das disciplinas envolvidas, a um local de sua escolha, no qual possa ser constatado problemas ambientais. Não se esqueça de registrar a aula com fotos e vídeo.
4a aula: 2 horas/aula
Professor, nesta aula discuta os conteúdos relacionados à aula de campo, com os alunos e os professores de Ciências e Geografia, através de slides, fotos e vídeo.
5a. aula: 2 horas/aula
Professor, leve seus alunos para a sala de informática e divida-os em grupo(pode ser os mesmos da 2a. aula) e oriente-os para que elaborem um texto narrativo com elementos descritivos sobre a aula de campo realizada, digitando-o nos computadores da escola, colocando links para fotos e vídeo.
6a. aula: 2 horas/aula
Professor, neste momento, provoque uma reflexão sobre a narrativa de ficção(filme), na qual o escritor tem total controle sobre as ações dos personagens, e a narrativa real(aula ecológica), enfatizando que nesta as ações são individuais e dependem da sensibilização e consciência ecológicas, que são demonstradas, através das atitudes e valores de cada pessoa quanto à preservação do ambiente. Finalize, apresentado uma charge sobre educação ambiental, disponível em http.www.juniao.com.br
Professor:
1- Você poderá ver trechos do filme "Uma Noite no Museu II" no site: www.youTube.com.br
2- Poderá ainda adquirir o filme ou alugá-lo.
3- Procure informações se no cinema de sua cidade há projeto para escolas. Esta é também uma alternativa interessante para ver o filme, pois além do preço do kit(entrada, pipoca e refrigerante) ser mais barato, você proporcionará aos alunos a oportunidade de estar em uma sala de cinema. Indico o seguinte site: www.cinemark.com.br
4- Sugiro para a aula ecológica, a utilização do barco-escola. Investigue se na sua cidade há esse projeto. A seguir alguns sites, e-mail e localidades:
- Natal/RN: Barco-Escola Chama-Maré - barcoescolachamamare@gmail.com
- Americana/SP: Barco-Escola da Natureza - www.barcoescola.org.br
- Rio dos Sinos/RS: Barco Martim Pescador - www.martinpescador.org.br
- Tocantins: Barco Nego D`Água - www.negodagua.bogspot.com
- Recife/PE: Barco Escola - www.recife.pe.gov.br
- Santa Catarina: Barco Escola Aprender com a Natureza - www.aprender.gov.br
- Ibotirama/BA: Barco Escola São Salvador - www.etur.com.br
5 - Caso não haja condições de realizar uma aula de campo, você pode utilizar um vídeo sobre meio ambiente; sugiro que procure no Portal do Professor.
Professor, a avaliação ocorrerá no processo de execução das aulas. Fique atento ao desenvolvimento de cada atividade, se necessário faça interferências para minimizar ou solucionar as dificuldades, para que haja envolvimento e aprendizagem dos alunos.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/09/2010
Três estrelasexcelente aula ...
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, Sulamita. Apesar da sua aula estar classificada como Língua Portuguesa, acredito no grande potencial interdisciplinar da mesma. Excelente pesquisa de dados. Só não vai aproveitar quem não quiser.