16/07/2009
Natália Rossi; Anderson Spimpolo Malta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
O primeiro encontro foi uma aula simples utilizada apenas para aplicação do pré-teste.
O segundo encontro houve duas aulas, sendo na primeira realizada uma dinâmica na qual cada aluno elaborou uma lista no caderno com os principais resíduos gerados na sua casa e na segunda aula foi enfatizada a poluição do solo, introduzido os conceitos de lixão, aterro sanitário e compostagem.
No terceiro encontro, aula simples, foi realizada uma gincana utilizando diferentes tipos de lixo. A atividade consistia na correta separação do lixo para reciclagem, de acordo com o material constituinte do produto.
O quarto encontro abordou o tema Aquecimento Global e iniciou com um trecho de aproximadamente 10 minutos do filme “A Era do Gelo 2”, seguido de problematização. O conceito sobre Efeito Estufa foi aplicado de forma expositivo-dialogada, com auxílio de desenhos feitos na lousa.
O quinto encontro começou com uma problematização sobre o caso do lago de Jaboticabal, cujo intuito foi a reflexão dos alunos sobre a causa da morte dos peixes e com isso introduziu-se o conteúdo sobre eutrofização, o qual foi exposto de forma expositiva-dialogada, com auxílio de fotos, utilizando-se apresentação no Power Point. Exercícios sobre o Protocolo de Kyoto foram pedidos como tarefa de casa.
No sexto encontro realizou-se a correção dos exercícios propostos e uma revisão sobre os tipos de poluição, relacionando à questão da saúde em geral. Focou-se nas doenças provocadas pela contaminação da água, as quais foram sorteadas, e propôs-se a realização de um trabalho em grupo nas próximas aulas, que finalizaria com a apresentação dos alunos para a sala. O sétimo encontro, caracterizado por aulas duplas, foi destinado para a pesquisa dos grupos acerca das doenças sorteadas. Para isso, na primeira aula, alguns grupos foram à biblioteca, pesquisar em livros e os outros foram pesquisar na internet, na sala de computação. Na segunda aula, houve uma inversão do local de pesquisa dos grupos.
No oitavo encontro os grupos elaboraram os cartazes que seriam utilizados na apresentação. O nono encontro foi reservado para conclusão dos cartazes e para que as apresentações dos cinco grupos fossem realizadas. As apresentações foram orais com a utilização de cartazes.
No décimo encontro foi trabalhado um mapa conceitual, o qual foi completado pelos próprios alunos e foi utilizado como forma de avaliação.
No décimo primeiro, e último, encontro foi aplicado o questionário pós-teste.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/06/2012
Quatro estrelasAs aulas foram bem pensadas.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da atividade, inclusive já trabalhei de maneira parecida,porém utilizei o curta metragem "Ilha das Flores" e os resultados foram bem parecidos, acredito nessas mudanças de atitudes e velo que podemos mudar e cada vez mais melhorar nossas aulas. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasÓtima idéia, o momento é propício para estar trabalhando estas aulas. Obrigada pela iniiativa. Abraços...
24/03/2010
Quatro estrelasAo ler o planejamento desses 11 encontros sobre a sociedade e o meio ambiente, reportei-me para a sala de aula como seria ótimo trabalhar esse tema com essa riqueza de materiais dando suporte a aprendizagem dos alunos. Vejo como desafio a escola pública dar condições para todos os alunos, ter acesso principalmente a pesquisa. O planejamento está ótimo.