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Definindo figuras congruentes e relações de congruência nos triângulos – Parte III

 

30/11/2009

Autor y Coautor(es)
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Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

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Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Hellen Cristina Borges Pires

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer triângulos congruentes.

- Conhecer e aplicar as relações de congruência entre triângulos, identificando os ângulos e os seus lados correspondentes, bem como o caso de congruência em que este se enquadra.

Duração das atividades
Duas horas-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Congruência de figuras.

- Condição de existência de triângulos.

Estratégias e recursos da aula

Inicialmente, vamos relembrar o conceito de figuras congruentes que é aplicado para uma figura qualquer. Neste momento, destaque que, em especial, nos triângulos, é possível descobrir se existe congruência sem ter que necessariamente medir todos os ângulos e todos os lados.

Comece, então, por uma “demonstração intuitiva” com o uso do software Cabrí Geométrè.

Observação: Se for a primeira vez que os alunos trabalham com o software Cabrí Geométrè, permita que eles “mecham” no software durante 3 a 5 minutos para que vejam as ferramentas e a área de trabalho. No momento da atividade, oriente-os com relação a onde encontrar as funções. Assim você o ajudará sem tirar-lhe a autonomia de fazer as construções.

O caso de congruência explorado nesta aula é L.L.L. (Lado-Lado-Lado): caso em que os três lados correspondentes são congruentes.

Passos:
1) Construa três segmentos, de forma que seja possível formar o triângulo.

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2) Construa uma reta e sobreponha o segmento AB sobre a reta.

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3) Construa dois círculos: um com centro em A e outro com centro em B. O raio do círculo de centro A deve ter a medida do segmento CD, e o raio do circulo de centro em B com a medida de EF.

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4) Trace um segmento do centro A até uma das interseções dos dois círculos e um segmento do centro B até a mesma interseção escolhida anteriormente.

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Note que os ângulos ficaram totalmente determinados.

5) Peça para que os alunos construam três segmentos com a mesma medida dos anteriormente construídos.

6) Peça para movam estes segmentos até que consigam formar um triângulo com eles e, em seguida, para determinarem a medida dos ângulos formados.

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7) Peça para determinarem a medida dos ângulos internos do triângulo formado.

8) Peça para que eles escrevam uma conclusão sobre os dois triângulos construídos.

Portanto, se os lados são respectivamente congruentes, os ângulos ficam determinados e podemos concluir a congruência também para casos lado-lado-lado.

Recursos Complementares

Software Cabrí Geométrè ou similar como o Goegebra para as construções.

Estas construções podem ser feitas no quadro usando régua, compasso e transferidor. Os passos são os mesmos.

O Cabri pode ser obtido em:

www.cabri.com.br

educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/cg/cabri_geometre.html

O Geogebra pode ser obtido em:

www.geogebra.org/cms/index.php?lang=pt

superdownloads.uol.com.br/download/143/geogebra-mac

Avaliação

Cada aluno deverá registrar as conclusões observadas em cada caso de congruência. Se possível, o professor pode imprimir as construções feitas no Cabri pelos alunos para avaliar. O professor deverá avaliar durante a atividade o interesse e a participação dos alunos

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