Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Pé com pé, direita e esquerda: como é que é?

 

03/12/2009

Autor y Coautor(es)
Melina Brasil Silva Resende
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Rita Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Movimento Coordenação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolver e explorar noções de lateralidade;
• Melhorar a coordenação motora;
• Trabalhar conceitos matemáticos;
• Estimular a interação entre os alunos através de brincadeiras coletivas e cooperativas.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1° aula

Inicie a aula contando a história “As centopéias e seus sapatinhos” de Milton Camargo (editora Ática). http://www.atica.com.br/catalogo/?i=8508007647. O livro trata do dia em que duas centopéias (mamãe e filha) resolvem sair para fazerem compras... e de sapatos! Imaginem o trabalho que a Joaninha não teve para atender essa dupla.
Após contar a história aproveite para inserir questionamentos como: quantas mãos temos? E pés? Eles são iguais? Para o que servem?
Depois explique que os pés e as mãos ficam cada qual de um lado do corpo e que cada lado tem nome: direita e esquerda. Para deixar esse momento mais dinâmico faça uma brincadeira: peça para as crianças tirarem os sapatos e misturarem com os dos colegas. Elas devem procurar seus sapatos e quem achar o par primeiro ganha. Depois, retome o que é direita e esquerda e sugira para cada criança calçar primeiramente o pé direito e posteriormente o esquerdo. Ganha aquele que cumprir primeiro cada tarefa corretamente. Estimule a cooperação com outra brincadeira: divida a sala em grupos e ainda sem os calçados explique que uns devem ajudar os outros a calçá-los.


2° aula:

Neste próximo momento, realize atividades de matemática relacionadas com a história contada, por exemplo: desenhar uma centopéia numa folha e entregar para as crianças. Pedir para completarem com a quantidade de sapatos que faltam nos pezinhos da personagem; tarefa de ligar: faça balões com os numerais escritos de um lado e do outro colocar balões com sapatinhos. Devem-se ligar os numerais às quantidades correspondentes dos sapatinhos. Finalize com outra brincadeira: as crianças devem ficar enfileiradas com as mãos nas costas do coleguinha da frente e ao comando do professor devem movimentar-se como se todos formassem uma centopéia. O professor dá comandos de “direita” e “esquerda” e quem errar vai para o fim da fila.

Recursos Complementares

• Livro: “As centopéias e seus sapatinhos” de Milton Camargo (editora Ática)

Avaliação

Analisar se as crianças compreenderam as noções de direita e esquerda e se avançaram com relação ao pensamento lógico-matemático.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/8 - 75%
  • Quatro estrelas 2/8 - 25%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.