01/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
· Compreenda as características da propaganda.
· Desenvolva um olhar mais crítico em relação ao texto da propaganda.
Atividade 1: Sugerimos que, em uma roda, você proponha aos alunos uma conversa sobre as propagandas. Pergunte: “Quais propagandas vocês mais assistem na TV?” “Quais vocês gostam? Por quê?” “Quais vocês não gostam? Por quê?” “Que propagandas têm a participação de crianças?” “Para que serve uma propaganda?”, etc.
Para essa discussão, você pode levar para a sala de aula algumas imagens de revistas ou jornais que contenham propagandas, em especial àquelas voltadas para as crianças. Seria importante que você analisasse as propagandas com as crianças, perguntando: “O que a propaganda usa para fazer com que a gente compre o produto que ela está vendendo?”
Atividade 2: Eleja uma propaganda para ser analisada pela turma. Apresentaremos um exemplo de atividade que pode ser desenvolvida utilizando a propaganda do chocolate Baton. Porém, seria interessante desenvolver essa atividade com uma propaganda que seja de amplo conhecimento da turma.
O objetivo é que as crianças iniciem uma reflexão sobre a linguagem utilizada na propaganda. Uma vez que as crianças são alvos constantes das propagandas, consideramos importante, desde o início da escolarização, desenvolver atividades que problematizem esse texto.
Na propaganda abaixo, por exemplo, é utilizada uma frase simples e direta: “peça baton”, que é repetida várias vezes. Além disso, é usado um verbo no tempo imperativo – ordena a ação de pedir. Um dos objetivos do uso desses recursos é possibilitar que as crianças memorizem e executem a ordem de “pedir baton” para seus pais. Por fim, ao final da propaganda, independente se os leitores gostem ou não do chocolate Baton, é feita a seguinte afirmação: “O chocolate que não sai da sua boca”.
Observe essa propaganda:
Atividade 3:
Sugerimos que você faça essa atividade coletivamente com as crianças. Escolha um produto bem conhecido pela turma e proponha a criação de um anúncio, tentando convencer o leitor de que aquele produto é péssimo, que não deve ser comprado de jeito nenhum. Antes de iniciar a escrita, discuta com os alunos: “Nós devemos fazer um texto longo ou curto? Por quê?” “Que frase podemos usar para convencer o leitor a não comprar o produto?” “Que imagem colocaremos?
Atividade 4:
Em outro momento, você pode também propor à turma a criação de uma propaganda que tente convencer o leitor de que o produto é de ótima qualidade. Decida com a turma qual será o produto a venda, como será o texto do anúncio, que imagem será colocada, etc. Um tema interessante de se trabalhar nesse momento relaciona-se à alimentação: vocês podem criar uma propaganda para a venda de verduras, legumes, etc. Antes de iniciar a escrita da propaganda é interessante discutir com as crianças: “É mais comum vermos propagandas anunciando para as crianças verduras ou guloseimas? Por quê ?”
Atividade 5:
Depois de ter feito esse trabalho com a turma, leve novamente algumas imagens de propaganda para a sala para que os alunos a analisem novamente, de forma oral. Provavelmente, terão mais elementos para olhar de forma crítica a propaganda. Você pode questionar: “Qual o produto anunciado?” “Ao ler a propaganda, a gente fica interessado em comprar o produto? Por quê?” “O que ela faz para convencer o leitor a comprá-lo?” “Ela usa um texto longo ou curto? Por quê” “ Ela ordena os leitores a tomarem alguma decisão? Qual?”
Ao final do trabalho, os alunos deverão ter conhecido mais a linguagem utilizada na propaganda e ter desenvolvido um olhar mais crítico em relação a esse texto.
Quatro estrelas 12 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/05/2015
Cinco estrelasOrientação clara, sequência muito boa, ótima ilustração. Tem tudo para atingir o objetivo.
22/09/2014
Quatro estrelasEstou utilizando este trabalho para trabalhar o gênero propaganda na sala de aula, utilizando outros textos. Gostei muito!
11/08/2014
Cinco estrelasÓTIMAA MUITO BOM... ADOREI...
18/04/2013
Cinco estrelasMuito boa, alem de alfabetização serve como letramento!
25/09/2012
Cinco estrelasOtima atividade!
10/05/2012
Cinco estrelasGostei da sua aula, vou aplica-la com meus alunos de sétimo ano
24/06/2011
Cinco estrelasGostei muito!!!!! Vou levar para minha sala de aula. É disso que estamos precisando boas ideias para colocar em prática!
17/04/2011
Cinco estrelasMto boa essa atividade...
27/11/2010
Cinco estrelasGostei muito de sua aula é muito criativa e grande acessibilidade, cria na criança um olhar critico em relação as propagandas, como também favorece o despertar pela leitura.
26/10/2010
Cinco estrelasGostei muito das atividades.
13/08/2010
Cinco estrelasMaravilhosa sugestão! Bastante simples, com recursos acessíveis, criativa e de fácil organização. Parabéns às colegas! Gostaria de sugerir também o desenvolvimento de um concurso para realização de uma propaganda por parte da classe visando o incentivo à leitura.
19/05/2010
Cinco estrelasGostei muito da atividade. Foi muito útil para exemplificar uma apresentação que eu estava fazendo sobre publicidade e propaganda.