30/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Trabalhar a leitura de textos jornalísticos interpretando legendas; ampliar a habilidade de leitura e interpretação de textos.
É necessário que as crianças:
• Já estejam com a base alfabética consolidada, que tenham consciência de sílabas, rimas, inícios e terminações de palavras;
• utilizem a escrita alfabética;
• tenham a habilidade de ler, mas que aprimorem a fluência na leitura de textos;
Esta atividade aparentemente tem um objetivo de ajudar as crianças
a ler o texto com uma organização diferenciada, interpretar informações e legendas além de ampliar a fluência na leitura.
Para isto sugiro uma reportagem simples, que possua legendas simples. Neste caso professor, você pode organizar a sala como julgar conveniente, em duplas ou pequenos grupos e trabalhar a leitura do texto. Fonte : Revista Mundo Estranho, ano 08 nº02 Editora Abril S/A. São Paulo 2009.
Peça a toda a turma para fazer a leitura do texto silenciosamente, você pode observar neste momento, cada criança, pedindo a ela que faça a leitura em voz alta para você. Observe e avalie a fluência da leitura de cada criança.
Depois com toda a turma discuta diferentes estratégias de leitura e interpretações das legendas. Por exemplo, peça que todos observem somente o nome das presas, representado pelo símbolo da caveira.
Discuta todos os aspectos do texto e organize uma leitura coletiva em voz alta.
Para finalizar você pode oralmente, solicitar a interpretação das informações desta reportagem.
Boa aula!
Reprodução da reportagem para cada criança.
Professor(a), nesta atividade você pode avaliar a fluência da leitura e interpretações do texto individualmente e coletivamente o respeito aos colegas e organização para realizar uma atividade de leitura e interpretação.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!