18/12/2008
Marcos Paim, Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Os números negativos são parte importante da matemática. O objetivo dessa atividade é apresentá-los dentro de um contexto que favoreça a conscientização dos alunos sobre as mudanças climáticas que influênciam a vida no planeta. O aquecimento global e as variações temperaturas negativas são parte importante desse processo.
O Contexto
A primeira etapa do trabalho é apresentar aos alunos o vídeo que apresenta o contexto no qual são mencionados os números negativos. O vídeo trata da questão do aquecimento global e suas consequências.
Fig. 1 - Gelo e temperaturas negativas em destaque na reportagem.
Pesquisa no Ártico sobre o aquecimento global
Objeto de aprendizagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14334/artico.flv
Os Números negativos e suas operações básicas
A maioria dos alunos deve conhecer a definição de um número negativo, um número menor que zero. A situações que envolvem temperaturas ajudam na construção desse conceito. A ampliação do conceito pode ser feita a partir de perguntas feitas aos alunos sobre outras situações que eles conhecem envolvendo números negativos. Caso eles tenham dificuldades em citar exemplos, sugira uma visita à biblioteca para pesquisa em revistas e jornais.
Adição e Subtração
Usar transações financeira torna o entendimento dessas operações mais familiar aos alunos.
Exemplos de situações de adição de um número negativo:
1. Uma pessoa possui R$ 10 e gasta R$8, poderia ser escrito da seguinte forma: 10 + (-8) = 2
2. Se uma outra pessoa deve R$10 a um amigo e mais R$ 8 a uma amiga, poderia ser escrito como -10 + (-8) = - 18
Exemplos de situações de subtração de um número negativo:
1. Uma pessoa paga R$ 8 de uma dívida de R$10 com um amigo, poderia ser escrito da seguinte forma: 8 - 10 = - 2
2. Se uma outra pessoa deve R$10 a um amigo e mais R$ 8 a uma amiga, poderia ser escrito como -10 - 8 = -18
Multiplicação
Os alunos encontram um pouco mais de dificuldade com relação aos sinais na multiplicação. A recomendação é detalhar o máximo possível.
Apresente e discuta os exemplos:
-2 × -3 = - (−2) - (−2) - (−2) = 2 + 2 + 2 = 6
-2 × 3 = (−2) + (−2) + (−2) = − 6 que é igual a 3 × −2 = (-2) + (−2) + (-2) = − 6
Divisão
Na divisão também existe dificuldade com os sinais. Um bom entendimento dos exemplos da multiplicação pode ajudar as operações de multiplicação.
Exemplos:
8 ÷ −2 = −4
−10 ÷ 2 = −5
−12 ÷ −3 = 4
No caso das operações com os números negativos são necessárias muitas horas de trabalho e elas podem ser mais produtivas se os alunos estabelecerem relações com o cotidiano. É possível que muitos alunos também tenham dificuldades com a tabuada, gerando a necessidade de um trabalho adicional dentro das atividades.
Nome | Tipo |
---|---|
Pesquisa no Ártico sobre o aquecimento global | Vídeo |
Quatro estrelas 22 calificaciones
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14/03/2014
Cinco estrelasMuitoooo Boom , euu to estudando numeros Negativos e Positivos ii Adiçao Envolvendo Numeros Negativos rsrsrsrs
07/10/2013
Cinco estrelasna minha opiniao e verdade de que vc falou professor eu gosto muito de matematica e o meu sonho e passar de matematica
26/02/2013
Cinco estrelasfoi muito bom apesar de eu saber da metade pq minha professora ainda n nos ensinou a fazer as conta com numero negativo, agora eu sei e quando ela for explicar eu ja saberei...
31/05/2012
Cinco estrelaseu gostei muito dessa aula, eu aprendi a tres anos atras mais eu esqueci de tudo, agora eu etou na holando e o assunto voltou, tive que vim aki olhar um pouco.
17/05/2012
Cinco estrelasNossa amei,cinceramente isso vai me ajudar muito nas minha sprovas sobre esse assunto :)
02/05/2012
Cinco estrelasas aulas de matematica é super legal algumas vezes
18/04/2012
Cinco estrelasgostei
06/03/2012
Cinco estrelaseu amei é muito bom vou ter prova amanha e eu não sei nada do assunto vim fazer umas aulas para praticar e aprender amei amei amei excelente obrigada...;
15/02/2012
Cinco estrelasotimaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
07/02/2012
Cinco estrelasmuito bom!!!
04/02/2012
Quatro estrelasO conteudo trabalhado,é otimo.
03/11/2011
Cinco estrelasAdorei sua explicação! Terei uma prova hoje e com sua ajuda creio que tirarei um 10! Obrigada!
05/04/2011
Cinco estrelasAdorei esta ideia, muito bem bolado, pois o aluno, não fica com uma ideia no ar, ele sente na própria pele o que numero negativo, e é claro, o aluno concerteza ira adorar a ideia de ir pro laboratório de informaatica.Pois adoram.
12/07/2010
Cinco estrelase muito bom ter uma aula dessa para a gente apreder sobre o numero negativo. como eu não sei muito eu entrei pra min saber mais e ajuda a pessoa que não saber . e pra min apresenta na escola
24/03/2010
Cinco estrelasA professora pegou um fio desencapado ao tratar do tema "números negativos" poi o mesmo é um dos calos na vida de boa parte dos alunos do ensino fundamaental. Mais a colega mostrou que é boa na arte de ensinar, quando abre aquele espaço para utrilizar o contexto. Situações nas quais os números naturais não podem nos ajudar a registrar. e aí eu percebi que everedou por caminhos muito crítico e trás muita preocupação para nós, os moradores do planeta Terra que é a questão do aquecimeto global.....
24/03/2010
Cinco estrelasachei o que queria.
24/03/2010
Cinco estrelasEu achei exatamente o que eu queria. Acho que esse foi o unico site que realmente me ajudou.
24/03/2010
Cinco estrelasmuito bom adorei excelente
24/03/2010
Três estrelasEssa atividade não foi ruim, pois o importante é tentar fazer algo difierente, nessa atividade poderia estar usando também alguns sites sobre numeros inteiros. No Excel inserir fórmulas tanto para adiçao como para multiplicação.
24/03/2010
Cinco estrelaslegal
24/03/2010
Três estrelas+ ou - poq uque eu queria naun tem !!
24/03/2010
Cinco estrelasé otimo, pra mim que nao sabia nada.